Como foi a Ecofeira no ano de 2017?

• Quarta, 13 de Dezembro de 2017

As atividades da Ecofeira Unisinos se encerram no dia 20 de dezembro de 2017. Ao longo deste ano, a feira, que acontece todas as quartas-feiras, cativou alunos, professores, funcionários e vizinhos que passaram pelo corredor central da Unisinos. Todos os produtos oferecidos pelo Francisco, pela Camila, Regina, Zita, Bianca, Patricia e Sirlei chegaram às casas de muita gente. Junto com os produtos foram compartilhadas informações e experiências sobre a produção, o cuidado e o consumo de alimentos e outros produtos. A feira também foi lugar de diversas oficinas, que tematizaram a alimentação e o ambiente, assim como reuniu gente para, em círculo, cantar, declamar e anunciar por diferentes vozes e instrumentos um outro tempo e uma outra história e cultura, que valorizam a vida integral e a casa comum.

Sempre quando passava por ali, as cores vibrantes das frutas e legumes chamavam a atenção de Julia Barth Heinemann, moradora de Novo Hamburgo. É na Ecofeira que ela obtém os produtos orgânicos. “Gosto da variedade e da praticidade da feira. Costumo comprar as verduras do seu Francisco e os pães da Camila,” conta Julia, que também participa das oficinas oferecidas pela Ecofeira.

Denise Schnorr, ministrante de oito oficinas ofertadas neste ano, busca valorizar a identificação, a indicação e a utilização das plantas em suas oficinas. “Nas oficinas gosto de indicar a forma de preparo, que é de extrema importância para chegarmos a um resultado final satisfatório.” A bióloga do Instituto Anchietano de Pesquisas Unisinos conta que o fundamental na utilização é adquirir plantas de qualidade e, principalmente, que elas sejam de origem orgânica. “Quando as plantas são cultivadas de maneira natural, sem agrotóxicos e em lugares livres de poluição, elas proporcionam melhor qualidade para o consumidor. Os produtos à venda na Ecofeira são benéficos por se tratar de alimentos livres de poluentes e ricos em nutrientes e, por outro lado, têm a solidificação de um trabalho gerado pela agricultura familiar.”

O grupo articulador da feira, que reúne os projetos e programas sociais do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos - CCIAS, o Instituto Humanitas Unisinos - IHU e a Ascar/Emater, ousou realizar este projeto coletivo com o propósito de criar um espaço de convivência e “ensinagem”, aproximando a comunidade acadêmica da comunidade da região, a partir da alimentação e da produção saudável e sustentável.  A partir destas relações a perspectiva é analisar e qualificar nossas realidades do desenvolvimento local e regional.

A Ecofeira Unisinos é também apoiada pela Associação de Docentes da Unisinos - Adunisinos, pela Associação dos Funcionários da Unisinos - AFU, pelo Instituto Anchietano de Pesquisas Unisinos, pelos cursos de graduação de Biologia, Gastronomia e Nutrição, assim como pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

A experiência de 2017 aponta perspectivas importantes em 2018. Uma das ações foi nominada pelos feirantes de “A Feira vai até você”.  Para tanto, os feirantes, com o apoio da Cooperativa Eita - Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão, está analisando ferramentas digitais para facilitar a aproximação entre os produtores e consumidores.

Confira o vídeo produzido pelo ObservaSinos que dá vistas a um pouco da história da Ecofeira em 2017.