Círculo Cultural encerra sua presença na Ecofeira no ano de 2018

• Terça, 11 de Dezembro de 2018

A Ecofeira Unisinos, que ocorre todas as quartas-feiras em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU, em São Leopoldo, no corredor principal da Universidade, realizou nesta semana o Círculo Cultural, articulado pelo prof. Dr. Telmo Adams, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades Unisinos

O objetivo do evento foi exercitar e contemplar as várias dimensões artísticas, estéticas e poéticas no contexto acadêmico, buscando o envolvimento das/dos estudantes, das/dos professoras/es e das/dos demais trabalhadoras/es da Universidade.

O evento mostrou as diferentes formas culturais, como poesia, música, contação de histórias, excerto de literatura, dança, teatro e muito mais. Um evento aberto para que todas/os possam expor a sua arte para o público, onde quem está passando pelo local acaba vendo de longe, ouvindo a melodia e aos poucos vai se chegando.

Participantes do evento (Foto: Rafael Bassani/IHU)

Círculo Cultural começou com uma ciranda, que é uma dança de roda originada mais precisamente na ilha de Itamaracá, através das mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar. Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido.

A nossa Ciranda foi formada para celebrar os bons momentos e acolher o que temos pela frente... juntos, acolhidos, envolvidos com nossas ideias e corpos. Esse momento belo e singelo comoveu e emocionou a maioria. Logo após a dança, foram realizadas algumas falas sobre esse momento, agradecimentos, acolhimento, energia de gente com gente.

A cantoria e a poesia deram seguimento ao Círculo Cultural. E tocando a música do Ivan Lins chamada “Ô de casa” além de todo esse movimento musical, teve também muita poesia como “Retrato” da Cecília Meireles e “Pensamento Chão” da Viviane Mose, onde é um apuro da linguagem, onde o lúdico e a depuração aparecem uma forma de estabelecer um contato mais sensível com as palavras, um longo poema tecido de  muitos outros poemas.

O círculo foi crescendo e envolvendo, reunindo gente com seus talentos, que participou e empolgou quem estava na roda e fora dela. E com isso, os participantes se despediram anunciando que em 2019 o Círculo voltará com a energia da Ecofeira, dos feirantes e de toda a gente da universidade e de fora dela que acredita na vida que dá frutos e flores.