O PPG de Educação ocupa a EcoFeira Unisinos

• Segunda, 10 de Abril de 2017

Ecofeira Unisinos é um espaço de mostra e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e também de outras formas de produção coletiva pautada pela sustentabilidade. Criada por um coletivo de projetos sociais, cursos e militantes ambientais da Universidade, a Ecofeira foi palco no dia 5 de abril do Círculo Cultural, que é coordenado prof. Dr. Telmo Adams. Pela primeira vez o Círculo Cultural também fez parte da abertura da Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação – PPG em Educação da Unisinos.

O Círculo Cultural, que acontece mensalmente há dois anos na Universidade, passou a acontecer em 2016 no espaço da Ecofeira. O Círculo tem como objetivo aproximar a academia com as expressões dos diferentes grupos sociais. Por isso, o Círculo aconteceu em meio aos cantos, poesias, rimas, saudações que juntaram alunos e professores de Mestrado e de Doutorado em Educação com feirantes.

Durante a abertura, a aluna do doutorado em educação da Unisinos, Luciane Rocha contou um pouco de como se iniciou o Círculo Cultural. “Espaço de cultura, arte, educação e construção coletiva, o Círculo Cultural  nasceu em 2015 com a realização de um sonho acalentado com vários anos, a partir do Grupo de Pesquisa e Seminário Temático Educação na América Latina e (Des)colonialidade. As atividades extras surgiram através das propostas feitas pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, Telmo Adams”.

Telmo abriu sua participação no evento fomentando a cultura latino-americana na sua origem, com base em um espectro da cultura caribenha. Ele destacou que são povos originários que todos conhecem bem e, com isso em mente, trouxe a canção “Guaranis”. De acordo com ele, a canção remete aos biomas, tema discutido na Campanha da Fraternidade de 2017 e também pelo Instituto Humanitas Unisinos através dos seus painéis de debate: Os Biomas Brasileiros e a Teia da Vida.

Um dos poemas declamados foi escrito pela graduada em arte, filosofia e membro da equipe do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi, Renata Moura. Ela aproveitou a presença dos expositores de produtos da cultura africana para declamar o poema Axé, que faz uma crítica ao racismo e à importância de se lutar por direitos iguais e empoderamento da cultura afro-brasileira.

A coordenadora do ObservaSinos, Marilene Maia, deu as boas-vindas aos alunos do PPG em Educação e enalteceu o movimento realizado pelos feirantes da Ecofeira que dá uma outra “cor” às quartas-feiras na Unisinos. Sua proposta é mostrar, comercializar e debater a produção orgânica, enquanto estratégica para a afirmação de um outro desenvolvimento da região, que necessita articular as dimensões econômica, social, política, cultural e ambiental da vida.

Marilene também aproveitou o momento para convidar as pessoas a participarem das outras eventos culturais que a EcoFeira promove ao longo nos intervalos do meio-dia. “Nós temos atividades como oficina de plantas medicinais e consumo consciente, por exemplo. Mas aqui também é um momento mágico da construção e expressão da cultura que se faz aqui e a reunião de todos aqui é muito importante. Parabéns a todos e voltem sempre”.

O professor Telmo destacou o fato de que o Instituto Humanitas - IHU preparou um estande com suas publicações no espaço da Ecofeira para que o público pudesse retirar e fazer uso nas aulas ou em outras atividades. Ele também ressaltou a importância do Instituto como um instrumento de pesquisa. “Entrando no sítio online do IHU, vocês encontrarão um mundo à sua porta, com notícias e todos os tipos de pesquisa. A nossa parceria com o IHU será sempre importante, principalmente por causa da pesquisa, relacionada com a nossa localidade e também com a análise da conjuntura mundial e que nos desafia a colocar em construção com todos”.

Confira a programação da EcoFeira aqui.