Análise de Conteúdo é tema de oficina do ObservaSinos

• Sexta, 3 de Maio de 2019

Na última terça-feira, a Unisinos São Leopoldo recebeu a oficina “Introdução à Metodologia de Análise de Conteúdo”, ministrada pela MS Bibiana Martins dos Santos. A atividade foi promovida pelo Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

O encontro tem como objetivo contribuir para a qualificação dos métodos e técnicas de análise de conteúdo, que constituem os processos de pesquisa necessários para melhor refletir e intervir nas realidades. A oficina foi desenvolvida a partir dos estudos das obras dos autores Laurence Bardin (1977) e Roque Moraes (1998; 1999) sobre o tema.

Bibiana começa a atividade retomando a história da análise de conteúdo, que iniciou com o estudo de textos sagrados. Depois, a ministrante passou para as principais diferenças entre as metodologias de pesquisa de análise de conteúdo e análise de discurso, que são comumente confundidas. Tanto uma quanto a outra tratam sobre o estudo de comunicações, mas analisam partes diferentes dentro do processo de comunicação.

Após as definições teóricas do que é a análise de conteúdo, suas técnicas e diferenciações com outras metodologias, Bibiana passou para a parte prática da oficina, levando a turma a fazer uma análise de conteúdo interagindo com o meio em que estavam inseridos. Durante o evento, alunos dos cursos de Economia, Serviço Social e Jornalismo puderam pôr em prática toda a explicação da professora Bibiana Martins dos Santos a partir da técnica de análise temática.

No dia 9 de maio, quinta-feira, o ObservaSinos levará a oficina “Introdução à Metodologia de Análise de Conteúdo” para o campus da Unisinos em Porto Alegre. A atividade segue com a apresentação da MS Bibiana Martins dos Santos e acontece às 16h30min na sala TEDU 305. Inscreva-se aqui.