Dom Orani fala sobre a JMJ no Rio de Janeiro

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • A ruptura interna no tecido católico brasileiro. Artigo de Faustino Teixeira

    LER MAIS
  • “Não é uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia, é uma guerra pela reorganização da ordem mundial”. Entrevista com Maurizio Lazzarato

    LER MAIS
  • Vamos ao encontro de nossa própria destruição? Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


22 Agosto 2011

Expectativa, responsabilidade e confiança. Assim o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, recebeu o anúncio de que a arquidiocese vai sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013.

Em entrevista exclusiva ao portal Jovens Conectados, o arcebispo destacou que o evento é uma oportunidade para revigorar a Fé do povo e para manifestar as raízes cristãs da América Latina.

A entrevista foi reproduzida pelo Boletim da CNBB, 22-08-2011.

Eis a entrevista.

Como o senhor recebe o anúncio da escolha do Rio de Janeiro como sede da próxima Jornada?

Recebo com a grande expectativa de podermos cumprir bem nossa missão, com a grande responsabilidade de fazê-la bem e ao mesmo tempo confiando na graça de Deus de poder conduzi-la para que seja um bem para o Rio, para o Brasil e para o mundo.

Que frutos podemos esperar com o trabalho de preparação da Jornada?

No trabalho de uma jornada, há um momento que antecede, com a Cruz que visita todas as dioceses, há todo o trabalho de aprofundamento do tema. Acho que todos os preparativos ajudarão muito a nos abrirmos ainda mais ao outro, a acolhermos o diferente e aprendermos com os que vêm de longe a viver a nossa fé; e tenho certeza que os que vêm de longe também irão conhecer um pouco o jeito de ser católico do nosso povo brasileiro.

A Jornada Mundial da Juventude também vai ser um marco para a America Latina e vai movimentá-la em torno do Brasil. Como o senhor vê isso?

O Papa Bento XVI está chamando a atenção do mundo para as raízes cristãs da Europa. A América Latina tem muito fortes suas raízes cristãs, que estão se perdendo pouco a pouco devido à falsa compreensão de o que é um país laico; às idéias que vão aparecendo com a crise dos valores. Creio que este momento é de vivermos nossa vocação de um país que tem raízes cristãs e de podermos manifestar isso seja através daquilo que vai acontecer na Jornada, seja também com a vinda do Papa; e de reafirmarmos tudo aquilo que acreditamos que ajude o mundo, o Brasil, a cidade a caminhar cada vez melhor.

O senhor já pode antecipar alguma coisa a respeito da preparação do Rio de Janeiro para a JMJ?

Ainda está sendo tudo elaborado. No primeiro momento, vai acontecer o lançamento do site da Jornada em sua primeira versão, e depois disso teremos que organizar várias equipes, que começarão os seus trabalhos.

A cidade já está se preparando para eventos como a Copa do mundo e as olimpíadas. Isso favorece a Jornada?

A Jornada aconteceria mesmo sem essas estruturas, porque ela acontece na cidade como ela é. Mas não há dúvida de que os preparativos para a Copa e as Olimpíadas ajudarão também no receptivo, nos aeroportos, na locomoção dentro da cidade.

O senhor pode destacar alguns pontos em que, de forma geral, a vinda do Papa pode renovar na vida do carioca?

Toda oportunidade é bem-vinda para renovar a vida de todos nós. Também para o povo que vive na cidade do Rio de Janeiro, é uma oportunidade de revigorar a fé, a participação, e principalmente de mostrar o rosto jovem da Igreja do Rio de Janeiro.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dom Orani fala sobre a JMJ no Rio de Janeiro - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV