Mudanças Climáticas: Em nova análise, cientistas projetam um aquecimento global de quatro graus até 2084

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Mai 2018

"Quase todos os países do planeta – os Estados Unidos são o único país a se retirar – concordaram em trabalhar para evitar os efeitos catastróficos de dois graus de aquecimento".

O artigo é de Institute of Atmospheric PhysicsChinese Academy of Sciences publicado por EcoDebate, 24-05-2018. A tradução é de Henrique Cortez.

Eis o artigo.

Uma equipe de pesquisa colaborativa da China publicou uma nova análise que mostra que o clima da Terra aumentaria em 4%, comparado aos níveis pré-industriais, antes do final do século XXI.

Para entender a gravidade disso, considere o Acordo de Paris das Nações Unidas. É um esforço global para evitar um aumento de 2°C. Quase todos os países do planeta – os Estados Unidos são o único país a se retirar – concordaram em trabalhar para evitar os efeitos catastróficos de dois graus de aquecimento. Os pesquisadores publicaram sua análise projetando uma duplicação desse aumento em avanços em Ciências Atmosféricas em 18 de maio de 2018.

“Um grande número de eventos de calor recorde, inundações pesadas e secas extremas ocorreria se o aquecimento global cruzasse o nível de 4°C, em relação ao período pré-industrial”, disse Jiang Dabang, um pesquisador sênior do Instituto de Física Atmosférica de Academia Chinesa de Ciências “O aumento da temperatura causaria graves ameaças aos ecossistemas, sistemas humanos, sociedades e economias associadas”.

Na análise, Jiang e sua equipe usaram os parâmetros do cenário em que não houve mitigação das emissões crescentes de gases de efeito estufa. Eles compararam 39 experimentos do modelo climático coordenado da quinta fase do Projeto de Intercomparação de Modelos Acoplados, que desenvolve e revisa modelos climáticos para garantir as simulações climáticas mais precisas possíveis.

Eles descobriram que a maioria dos modelos projetou um aumento de 4°C entre 2064 e 2095 no século 21, com 2084 aparecendo como o ano mediano.

O estudo foi selecionado como o artigo de capa da edição nº 8 do Advances in Atmospheric Sciences em 2018. Os níveis do aquecimento global futuro em relação ao período pré-industrial foram extensivamente abordados, nos quais 2°C e 1,5°C têm aquecimento que atraiu mais atenção. Um relatório especial “Abaixe o calor: Por que um mundo mais quente de 4°C deve ser evitado” pelo Banco Mundial em 2012 descreveu um mundo mais quente de 4°C, com mudanças significativas em climas extremos e médios com base em modelos climáticos de gerações anteriores cenários de emissões. (Imagem por Advances in Atmospheric Sciences)

Este aumento se traduz em mais aquecimento anual e sazonal sobre a terra do que sobre o oceano, com aquecimento significativo no Ártico. A variabilidade de temperatura ao longo de um ano seria menor nos trópicos e maior nas regiões polares, enquanto a precipitação provavelmente aumentaria no Ártico e no Pacífico. Estes são os mesmos efeitos que ocorreriam sob 1,5°C ou 2°C , mas mais severos.

“Essas comparações entre os três níveis de aquecimento global implicam que o clima global e regional passará por mudanças maiores se níveis mais altos de aquecimento global forem ultrapassados no século 21”, escreveu Jiang.

Os pesquisadores continuam investigando as mudanças associadas a 4°C do aquecimento global em climas extremos.

“Nosso objetivo final é fornecer uma visão abrangente das mudanças climáticas médias e extremas associadas a níveis mais altos de aquecimento global com base em modelos climáticos de última geração, o que é de grande interesse para os tomadores de decisão e para o público” disse JIANG.

Pesquisadores do Chinese Academy of Sciences Center for Excellence in Tibetan Plateau Earth Sciences, do Collaborative Innovation Center on Forecast and Evaluation of Meteorological Disasters at the Nanjing University of Information Science & Technology, do Joint Laboratory for Climate and Environmental Change at Chengdu University of Information Technology, e da University of Chinese Academy of Sciences contribuíram para este estudo.

Este trabalho foi apoiado pelo National Basic Research Program of China e pela National Natural Science Foundation of China.

Referência:

Wang, XX, DB Jiang e XM Lang,
2018: Climate Change of 4°C Global Warming above Pre-industrial Levels.
Adv. Atmos. Sci., 35 (7), 757-770,
https://doi.org/10.1007/s00376-018-7160-4 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mudanças Climáticas: Em nova análise, cientistas projetam um aquecimento global de quatro graus até 2084 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU