keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Apresentação

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU propõe-se a dar continuidade a debates que emergiram de conferências promovidas recentemente pelo instituto, como nos ciclos de estudos “Decálogo sobre o Fim do Mundo”, “A (in)existência de um mundo comum. Pensamento vivo e mudanças possíveis à luz de Bruno Latour”, “Ciclo de Estudos – A condição humana entre a Biosfera, a Tecnosfera e a Infosfera em tempos sindêmicos”, “Populismos, autoritarismo e resistências emergentes” e a série “Reinvenção da Política”.

Estes eventos propuseram discussões referentes a novas formas de pensar a habitabilidade da terra, a construção de paradigmas científicos para as crises do tempo presente, as possibilidades de ação política e seus reflexos no conjunto das instituições modernas. Por isso, o Ciclo de EstudosSaberes Decoloniais” reforça o principal objetivo do IHU, de apontar novas questões e buscar respostas para os grandes desafios de nossa época, a partir da visão do humanismo social cristão, participando, ativa e ousadamente, do debate cultural em que se configura a sociedade do futuro, em uma perspectiva aberta e plural, na sua forma, divulgação e reflexo para o público. A proposição da transdisciplinaridade é intencional para vincular os diferentes públicos e romper com as fronteiras do pensamento moderno.

Objetivo geral

Refletir sobre as transformações sociais, políticas, científicas, religiosas e culturais do Novo Regime Climático em face das crises da modernidade e do Ocidente e suas saídas desde uma perspectiva decolonial.

Objetivos específicos

- Analisar o impacto da violência moderno-colonial sobre as populações não-ocidentais no panorama da atual transição epocal;

- Compreender as mudanças epistêmicas provocadas pelo giro decolonial e suas respostas às crises do sistema ocidental;

- Debater sobre as possibilidades e potencialidades do conhecimento científico produzido pelas vítimas da violência colonial para suas realidades atuais;

- Prospectar possibilidades da ação política decolonial pelos corpos subalternizados pela colonialidade.

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU