keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Apresentação

Com vistas a enfrentar a intensidade e complexidade dos desafios contemporâneos, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o Ciclo de Estudos Manifesto Terrano. Construindo uma geofilosofia de Gaia com o objetivo de debater, de modo transdisciplinar, os desdobramentos sociais, políticos, ecológicos e epistemológicos da crise civilizacional contemporânea, levando em conta os diferentes agentes humanos e não humanos do colapso climático, sanitário e social repousado em nossas sociedades.

Objetivo geral

Debater, transdisciplinarmente, os impactos e desafios sociais, políticos, ecológicos e epistemológicos da crise civilizacional contemporânea, levando em conta os diferentes agentes humanos e não humanos do colapso climático, sanitário e social em nossas sociedades.

Objetivos específicos

- Compreender o papel dos não humanos nos processos de sustentação da vida terrana por meio de construções teórico-metodológicas não antropocêntricas;

- Debater sobre as heranças e limites da Modernidade nas diferentes esferas da vida em sociedade e seus impactos para o sistema Terra;

- Refletir sobre tensões e possibilidades entre tecnosfera, a biosfera e suas transformações no mundo material e imaterial das civilizações contemporâneas;

- Discutir sobre as diferentes manifestações político-ideológicas frente ao colapso climático, considerando seus retrocessos, avanços e projetos socioambientais para o futuro;

- Analisar a importância de outras cosmologias no enfrentamento da crise civilizacional contemporânea e suas contribuições para as epistemologias e metodologias da ciência moderna.

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos