Profa. Dra. Cymene Howe - Rice University - EUA

Mais Lidos

  • A marca de Francisco no conclave de 2025. Artigo de Alberto Melloni

    LER MAIS
  • De quintal a jardim de horrores: América Latina no centro da Doutrina Donroe. Destaques da Semana no IHUCast

    LER MAIS
  • Ur-Diakonia: para uma desconstrução do anacronismo sacerdotal e a restauração do 'homo diaconalis' na igreja. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

21 Setembro 2022

Cymene Howe tem um interesse de longa data na forma como as pessoas e os ambientes se cocriam – e o que essas relações contingentes significam no tempo e no espaço. Com pesquisas de campo nas Américas (Nicarágua, México, Estados Unidos) e agora no Ártico (Islândia, Groenlândia), ela vem presenciando as marcas do antropoceno em todos os lugares. Seu projeto atual concentra-se em como o derretimento do gelo no Ártico afeta as populações locais e como o gelo derretido também afeta as comunidades costeiras a jusante nos EUA e na África Austral.

 

Como professora de antropologia na Rice University, ela publica regularmente em revistas transdisciplinares, livros e outras formas de mídia. Seus livros Intimate Activism e Ecologics: Wind and Power in the Anthropocene foram publicados pela Duke University Press. Duas outras coleções Anthropocene Unseen: A Lexicon (Punctum 2020) e The Johns Hopkins Guide to Critical and Cultural Theory são projetos coeditados destinados a levar adiante as discussões tanto na teoria social quanto na ecologia crítica. A professora Howe é coapresentadora do podcast Cultures of Energy – uma série de conversas sobre precariedade ambiental e respostas a ela.

 

Ela também coproduziu o documentário Not Ok: A Little Movie about a Small Glacier at the End of the World (2018) e em agosto de 2019, com Dominic Boyer, criou o primeiro funeral do mundo para uma geleira afetada pelas mudanças climáticas. Recebeu vários prêmios internacionais, bolsas de estudo e bolsas de pesquisa. Seu trabalho ao longo dos anos foi influenciado por abordagens teóricas feministas e, mais recentemente, por materiais, o antropoceno e a virada elementar nas ciências sociais.

 

Eventos realizados pelo IHU com Cymene Howe