keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato Sensu e Strictu Sensu)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Apresentação

O Novo Regime Climático está presente no cotidiano das populações e tornou-se uma realidade inquestionável, irreversível, capaz de reconfigurar o eixo das decisões tecnopolíticas e sociais do século XXI. Ebulição global. O Novo Regime Climático e seus desafios psicossocioambientais no Brasil tem como principal objetivo compreender de maneira transdisciplinar os efeitos psicossociais e materiais do Novo Regime Climático na antroposfera e biosfera, apontando alternativas para as várias áreas direta e indiretamente afetadas por ele, especialmente para o contexto brasileiro. Para isso, buscar-se-á mapear as possibilidades e limites dos modos de existência diante das catástrofes e do Novo Regime Climático; projetar possibilidades políticas e econômicas no contexto da emergência climática; e, sobretudo, socializar projetos tecnopolíticos que relacionam o desenvolvimento nacional com vistas à sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento social.

Objetivo geral

Compreender de maneira transdisciplinar os efeitos psicossociais e materiais do Novo Regime Climático na antroposfera e biosfera, apontando alternativas para as várias áreas direta e indiretamente afetadas por ele, especialmente para o contexto brasileiro.

Objetivos específicos

- ­Compreender os conceitos de emergência climática, Novo Regime Climático e de ebulição global como substituição do termo “aquecimento global”;

- Mapear as possibilidades e limites dos modos de existência diante das catástrofes e do Novo Regime Climático;

- ­Analisar os efeitos psicossociais dos desastres socioambientais nas populações;

- Refletir sobre a formação, conflitos e limites das cidades e sua gestão neoliberal diante da emergência climática;

- ­Compreender os efeitos da mutação climática no campo, nos sistemas agrícolas e nas populações rurais;

- Projetar possibilidades políticas e econômicas no contexto da emergência climática;

- Socializar projetos tecnopolíticos que relacionam o desenvolvimento nacional com vistas à sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento social.

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Por uma agricultura sustentável no Brasil

Edição: 354

O sistema alimentar globalizado abrange a agropecuária do modelo do agronegócio hegemônico no Brasil, subordinado ao ideário neoliberal, de globalização econômica, estabelecendo as regras comerciais e interferindo nas políticas públicas internas do país, como dominação colonial. Suas externalidades negativas socioambientais impedem o desenvolvimento sustentável e o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU relacionados. É urgente promover uma agricultura sustentável, com respeito ao meio ambiente e à biodiversidade e capaz de abastecer o Brasil com alimentos saudáveis, como a agricultura familiar e a transição para a agroecologia.

Mudanças Climáticas. Impactos, adaptação e vulnerabilidade

Edição: 443

A divulgação do Relatório sobre Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, inspira a presente edição da revista IHU On-Line. O relatório parcial foi divulgado no dia 31 de março de 2014 e desafia a pensar alternativas ao modelo desenvolvimentista incrementado em países desenvolvidos e emergentes.

A vingança de Gaia. Mudanças climáticas e a vulnerabilidade do Planeta.

Edição: 171

A vingança de Gaia é o título do livro: A vingança de Gaia na Inglaterra, de James Lovelock, autor da importante Teoria Gaia. Apesar de a tese defendida por J. Lovelock no seu último livro ser discutida, inclusive por alguns dos entrevistados nesta edição, o título do livro nos inspirou para o tema de capa deste número da Revista IHU On-Line