• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

'O Mensageiro' é um dos filmes mais interessantes dos últimos tempos. Artigo de Inácio Araujo

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

28 Setembro 2024

"Entre os altos e baixos que traz, "O Mensageiro" é um dos filmes recentes mais interessantes que se tem visto nos últimos tempos. No mais, é um espetáculo que corre suavemente, evita o mau gosto (tão facilmente encontrável em cenas onde tortura está envolvida) e em que os momentos bons fazem esquecer as limitações", escreve Inácio Araujo, crítico de cinema, sobre o filme “O Mensageiro”, em artigo publicado por Folha de S. Paulo, 20-09-2024.

Eis o artigo.

A tortura é um fato central no cinema de Lucia Murat desde pelo menos "Que Bom Te Ver Viva". A tortura, o exílio, a morte e a sobrevivência, a angústia estão presentes em seus filmes, que são um dos testemunhos mais fortes sobre o período da ditadura militar no Brasil. Talvez nos melhores de seus filmes existam encontros inesperados, como no caso deste "O Mensageiro" e também de "Quase Dois Irmãos" (2004).

Aqui, num primeiro momento, o que está em cena é a dor: a prisão, as lesões de tortura, a perna infeccionada, o sentimento misto de ódio e desmoralização, o orgulho da resistência e a depressão. Tudo isso está nas imagens que o filme nos traz de Vera (Valentina Herszage), a jovem heroína em risco de perder uma perna como decorrência dos maus tratos sofridos.

Não sentimos a representação: existe verdade, ali. Lembra por segundos um filme de Bresson (Robert): não é uma atriz que está em cena, mas um modelo. Aliás, Lucia Murat se empenha em diminuir-lhe a expressividade consideravelmente. Seus olhos estão quase sempre ocultos pela luz de Jacob Solitrenik.

Esse quê bressoniano repete-se na figura de Armando (Shi Menegat), o soldado mensageiro, isto é, aquele que, embora viva no mesmo lugar em que se passam as torturas, se mostra mais solidário à torturada dos que aos torturadores. Também Menegat é, antes de tudo, um físico: um porte longilíneo junto a uma expressão um tanto infantil, de quem não entende muito bem o que acontece, mas entende a dor da mulher prisioneira.

Ele é quem se prontifica a levar uma mensagem de Vera para a família. A operação envolve riscos, inclusive o de ser denunciado pelo amigo, bolsonarista "avant la lettre" (é perceptível a intenção de aproximar o anticomunismo doentio do rapaz tanto da postura da atual extrema-direita quanto do tipo do adepto da repressão dos anos 1970).

A outra parte do filme é bem menos animadora. Quase tudo que acontece na casa dos pais de Vera está em outro andamento: Lucia Murat regride a um realismo clássico, imitativo e um tanto poeirento, ainda que evite aquela eclosão de sentimentos que pode por a perder qualquer filme.

Já o namoro de Armando com a jovem proletária é algo que merece discussão. A superposição das imagens da garota e de Vera fazem supor que a verdadeira paixão do mensageiro seja pela prisioneira. Isso pode ser recebido pelo espectador, justificadamente, como um movimento psicológico: ele só se torna mensageiro por amor à torturada, e não pelo fato de ela ter sido torturada. Isso banaliza toda a relação entre ambos (entre todas as personagens, a rigor) sem acrescentar nada substancial à trama.

Entre os altos e baixos que traz, "O Mensageiro" é um dos filmes recentes mais interessantes que se tem visto nos últimos tempos. No mais, é um espetáculo que corre suavemente, evita o mau gosto (tão facilmente encontrável em cenas onde tortura está envolvida) e em que os momentos bons fazem esquecer as limitações. É, sem dúvida, um filme a ver.

Leia mais

  • Que bom te ver viva – A mulher, o corpo e a tortura
  • Historiadora diz ter sido cobaia de aula prática de tortura
  • “É ótimo ter novos filmes sobre ditadura para não repetir erros”. Entrevista com Walter Salles
  • Ditadura militar Tortura: requinte de perversidade humana
  • Empresários que apoiaram o golpe de 64 construíram grandes fortunas
  • O último herói da Legalidade
  • 1º de abril de 1964: golpe de Estado é golpe, ditadura é ditadura
  • 1964. Um golpe civil-militar. Impactos, (des)caminhos, processos. Revista IHU On-Line, N°437
  • Brasil, a construção interrompida. Revista IHU On-Line, N°439
  • Boris Fausto e o golpe de 64: "É impossível ir contra fatos estabelecidos"
  • 55 anos do golpe militar: A história de Cassandra Rios, a escritora mais censurada da ditadura
  • O Golpe Civil-Militar. Compromisso de não apagar a História
  • A democracia em suspenso, 50 anos do AI-5
  • Bolsonaro estimula celebração do golpe militar de 1964; generais pedem prudência
  • “Quando você não acerta suas contas com a história, a história te assombra”. Entrevista com Vladimir Safatle
  • Civis e militares agiam em sintoniia fina no Dops
  • Daniel Aarão Reis: As conexões civis da ditadura brasileira
  • Atentados de direita fomentaram AI-5
  • No Brasil, opinião autoritária sobre segurança é histórica
  • ‘Caminhos da Ditadura’ mapeia pontos-chave da repressão e da resistência em Porto Alegre

Notícias relacionadas

  • Campanha da Legalidade. O depoimento de um jornalista. Entrevista especial com Flávio Tavares

    LER MAIS
  • Campanha da legalidade e o processo de democracia. Entrevista especial com João Trajano Sento-Sé

    LER MAIS
  • Por baixo do solo olímpico, histórias de tortura e repressão

    LER MAIS
  • "A Operação Condor foi um pacto criminal dos regimes militares"

    Desvendar a aliança entre países do Cone Sul que, com apoio logístico e financeiro dos Estados Unidos, perseguiram, torturaram [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados