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Kirill agora é um “pacifista”, mas antes falou em uma “guerra justa”, e assim explicou o ataque à Ucrânia: “É certo lutar, é uma guerra contra o lobby gay”

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30 Junho 2023

A leitura do Papa Francisco sobre a paz é semelhante à de Kirill? Certamente não e o Patriarca de Moscou sabe disso. Talvez o Patriarcado esteja tentando fabricar outro engano como o da Declaração Conjunta de Havana. Terá Kirill voltado a vetar o cardeal Kurt Koch?

O comentário é publicado por Il Sismografo, 30-06-2023.

Segundo Ria Novosti, ontem, o Patriarca de Moscou Kirill em seu encontro com o Enviado do Papa, cardeal Matteo Zuppi, disse: “É importante que todas as forças do mundo se unam para evitar um grande conflito armado (...) As Igrejas podem servir a causa da paz e da justiça através de esforços conjuntos”.

Outras agências russas confirmaram essas sentenças que são bem-vindas, pois a paz é uma necessidade urgente e extrema. Em seguida, parecem selar a vontade de retomar o diálogo com o Papa Francisco, mesmo que, na realidade, nunca tenha sido interrompido nestes 16 meses, ainda que de forma muito discreta.

Declaração do Patriarcado e a narração histórica de Kirill (que mente)

Na Declaração do Patriarcado de ontem, na conclusão do encontro, este pensamento é atribuído a Kirill: "Penso que também nas condições atuais, também marcadas por muitos riscos e muitos perigos, as Igrejas podem, com esforços conjuntos, prevenir o desenvolvimento negativo das circunstâncias políticas e servir a causa da paz e da justiça".

Então você adiciona: “Sua Santidade o Patriarca Kirill se solidarizou com a ideia de que, em um momento de particular tensão nas relações entre os países e os povos, as Igrejas não devem ficar à margem; devem participar do trabalho que visa a reconciliação, o desenvolvimento e a construção de relacionamentos mais fortes e o mais importante para desenvolver a compreensão mútua".

Por fim, no Comunicado há um parágrafo curto, mas bastante perturbador porque amplifica uma falsidade histórica quase deixando claro que o cardeal Zuppi o compartilha: "Nas condições da Guerra Fria, nossas Igrejas mantinham relações regulares e contatos mutuamente benéficos, no contexto dos quais, em particular, questões preocupavam nossos povos" dos países da Europa de Leste - é mais um delito depois daqueles, mesmo lamentáveis, vividos por milhares de fiéis nos anos em que a grande maioria da hierarquia da Igreja Ortodoxa foi cúmplice de regimes despóticos e ditatoriais nas perseguições de católicos e evangélicos.

Quão credível é o Patriarca Kirill hoje um pacifista?

Lendo essas palavras de Kirill, porém, logo se pensa em coerência, ou seja, no fato de que também é preciso ter credibilidade para dizer certas coisas, sobretudo e se quiser ser levado a sério. Nestas circunstâncias, não devemos esquecer, ou fingir que esquecemos, quem é Kirill e qual é o seu papel nesta guerra.

Quão credível é o "pacifismo" de Kirill hoje é uma questão muito importante e precisamos saber quem é o verdadeiro Kirill: o de hoje ou o dos últimos meses? Precisamos saber com quem e por que falamos, apesar de saber o que ele disse e fez não apenas nos últimos 16 meses?

Ele deve ter deixado claro ao Cardeal Zuppi que o Patriarcado não pretende manter relações com o Prefeito do Dicastério para a Unidade dos Cristãos, Card. Kurt Koch que Moscou declarou 'inimigo' por suas críticas a Kirill? 

O "pacifista" Kirill parece ter atingido alguns jornalistas que voltaram para santificar o Patriarca desde ontem à noite. É a operação habitual: apresentar um patriarca inimigo do Papa e um patriarca amigo do Papa, depende das circunstâncias. Ao fazer isso, a verdade sobre uma guerra nunca condenada pela Ortodoxia Russa é removida. É de se esperar que os meios de comunicação, principalmente os católicos, evitem a campanha de incenso do Patriarca, operação que parece já ter começado.

O domínio de Kirill

O domínio de Kirill é uma parte substancial desta guerra sem sentido e cruel da Rússia de Putin contra a Ucrânia. Assim como muitos de seus gestos agora famosos. Kirill abençoou esta "guerra desumana e repugnante" mais de uma vez nestes 16 meses. Mais de uma vez exortou com implacáveis palavras patrióticas ao alistamento e à luta porque assim se ama o país. Em 25 de setembro de 2022, Kirill disse: "A igreja reconhece que se alguém, movido por um senso de dever e pela necessidade de cumprir seu juramento e permanecer fiel ao seu chamado, morrer no cumprimento de seu dever, sem dúvida será um ato de sacrifício. E, conseqüentemente, este sacrifício lava todos os pecados cometidos."

Patriarca Kirill durante encontro com Cardeal Zuppi (Foto: Oleg Varov | Russian Orthodox Church Press Service)

Trechos do sermão de Kirill no Domingo do Perdão. 6 de março de 2022

De acordo com Kirill "o que está acontecendo hoje nas relações internacionais não tem apenas um significado político. Estamos falando de algo diferente e muito mais importante do que política. É sobre a salvação humana, para onde a humanidade irá. um sentido teórico e não apenas um sentido espiritual. Em torno deste tema hoje há uma verdadeira guerra. No entanto, seremos fiéis à palavra de Deus, seremos fiéis à sua lei. Jamais toleraremos aqueles que obscurecem o linha entre a santidade e o pecado e ainda mais aqueles que promovem o pecado como um exemplo ou um dos modelos de comportamento humano. Hoje nossos irmãos em Donbass, os ortodoxos, sem dúvida estão sofrendo, e só podemos ficar com eles, especialmente na oração. Devemos rezar para que a paz chegue o mais rápido possível, que o sangue de nossos irmãos e irmãs pare, que o Senhor incline sua misericórdia para a terra sofrida de Donbass, que carrega este triste sinal há oito anos, nascido do pecado e 'eu odeio humanos'.

Mas sabemos que esta primavera foi ofuscada por graves acontecimentos relacionados com a deterioração da situação política no Donbass, praticamente o início das hostilidades. Eu gostaria de dizer algo sobre este assunto. Por oito anos houve tentativas de destruir o que existe em Donbass. E no Donbass há uma rejeição, uma rejeição fundamental dos chamados valores que estão sendo oferecidos hoje por aqueles que reivindicam o poder mundial. Hoje existe tal teste de lealdade deste governo, uma espécie de passagem para aquele mundo "feliz", o mundo do consumo excessivo, o mundo da "liberdade" visível. Você sabe o que é esse teste? O teste é muito simples e terrível ao mesmo tempo: isso é uma parada gay.

Os pedidos de muitos para organizar uma parada gay são um teste muito poderoso de lealdade a esse mundo; e sabemos que se as pessoas ou os países recusarem esses pedidos, eles não entrarão nesse mundo, eles se tornarão estranhos a ele. Mas sabemos o que é este pecado, que é promovido através das chamadas marchas da dignidade. Este é um pecado condenado pela Palavra de Deus, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Além disso, o Senhor, ao condenar o pecado, não condena o pecador. Apenas o chama ao arrependimento, mas não para garantir que, por meio de uma pessoa pecadora e de seu comportamento, o pecado se torne um padrão de vida, uma variação do comportamento humano - respeitado e aceitável.

Se a humanidade reconhecer que o pecado não é uma violação da lei de Deus, se a humanidade concordar que o pecado é uma das opções para o comportamento humano, então a civilização humana terminará aí. E as paradas gays são projetadas para demonstrar que o pecado é uma das variações do comportamento humano. É por isso que para entrar no clube desses países é necessário organizar uma parada do orgulho gay. Não para fazer uma declaração política de “estamos com você”, não para assinar acordos, mas para organizar uma parada gay. E sabemos como as pessoas resistem a essas demandas e como essa resistência é reprimida à força. Isso significa que se trata de impor pela força um pecado condenado pela lei de Deus e, portanto, impor pela força às pessoas a negação de Deus e de sua verdade.

Quem está atacando a Ucrânia hoje, onde a repressão e extermínio de pessoas em Donbass já dura oito anos; oito anos de sofrimento e o mundo inteiro está em silêncio - o que isso significa? Mas sabemos que nossos irmãos e irmãs estão realmente sofrendo; além disso, eles podem sofrer por sua fidelidade à Igreja. E assim hoje, no Domingo do Perdão, por um lado, como vosso pároco, convido todos a perdoar os pecados e as ofensas, mesmo onde é muito difícil fazê-lo, onde as pessoas estão em guerra umas com as outras. Mas o perdão sem justiça é capitulação e fraqueza. Portanto, o perdão deve ser acompanhado da indispensável preservação do direito de estar do lado do mundo, do lado da verdade de Deus, do lado dos mandamentos.

Tudo o que foi dito acima indica que entramos em uma luta que não tem um significado físico, mas metafísico. Eu sei como, infelizmente, os ortodoxos, os crentes, escolhendo o caminho de menor resistência nesta guerra, não refletem sobre tudo o que pensamos hoje, mas seguem humildemente o caminho que os poderosos lhes mostram. Não condenamos ninguém, não convidamos ninguém a vir à cruz, apenas dizemos uns aos outros: seremos fiéis à palavra de Deus, seremos fiéis à sua lei, seremos fiéis à lei de amor e justiça, e se virmos violações desta lei, jamais suportaremos aqueles que destroem esta lei, obscurecendo a linha entre santidade e pecado, e ainda mais com aqueles que promovem o pecado como exemplo ou modelo de comportamento humano.

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