Francisco aos teólogos: “Usem a linguagem do povo”

Foto: Vatican Media

24 Março 2023

A reportagem é publicada por Religión Digital, 23-03-2023.

“Você foi tirado do 'rebanho', você pertence a ele, não se esqueça do ar do povo, do pensamento do povo, do sentimento do povo. E isso não é comunismo, socialismo, não! Santo povo fiel de Deus que é infalível in credendo, não se esqueça! Vaticano I e depois Vaticano II". O Papa Francisco recebeu os membros da Pontifícia Academia Afonsiana e os participantes da conferência "Santo Afonso: Pastor dos Menores e Doutor da Igreja", pedindo-lhes que usem a "linguagem do povo" e desenvolvam propostas de vida moral praticáveis ​​e humanizar para tornar acessíveis os frutos da reflexão teológica.

A exortação é “estar sempre ao lado do ser humano concreto”, “não esquecer o sentimento do povo” a que cada um pertence, utilizando as ferramentas da reflexão ética para construir sólidos diques que o defendam da mentalidade desenfreada de eficiência e descarte".

Não à moralidade fria

O apelo é "oferecer uma proposta de vida cristã" que "não seja, porém, uma moralidade fria de escrivaninha": uma proposta amadurecida pelo "discernimento pastoral carregado de amor misericordioso, orientado para compreender, perdoar, acompanhar e acima todos todos integram". De fato, toda proposta teológica moral é baseada no amor de Deus. O Santo Padre compartilha uma memória pessoal a esse respeito:

Daí a exortação:

O "caminho do meio" da escuta e do confronto

Pensando nas questões bioéticas, o papa pede que cultivemos “a paciência da escuta e do confronto, como recomenda Santo Afonso para as situações de conflito”. Esta é uma atitude fundamental para “a busca de soluções comuns que reconheçam e garantam o respeito pela sacralidade de toda a vida”.

“É preciso fugir das dinâmicas polarizadoras extremistas, típicas mais do debate mediático do que das sãs e frutíferas pesquisas científicas e teológicas: antes aplicar o princípio, sempre indicado por Santo Afonso, do “caminho do meio”, que não é o equilíbrio diplomático. Não, a via midiática é criativa, brota da criatividade e cria. Só quem estudou e quem praticou pode entender. Não estamos equilibrando? Não, isso não é via mídia. A proposta bioética deve estar atenta aos dramas de pessoas, muitas vezes confusas com os dilemas morais da vida".

Uma consciência madura

Na complexa e rápida mudança dos tempos em curso, Francisco invoca o papel de pessoas dotadas de "consciência madura" que se colocam a serviço dos irmãos, capazes de desenvolver "argumentos razoáveis ​​e sólidos, arraigados na fé, adequados às consciências adultos e responsáveis. "A consciência", explica, "é o lugar onde cada homem se encontra a sós com Deus", no qual ressoa a Palavra do Criador, em cuja escola “cada um aprende a dialogar com os outros”.

Humildade e esperança

O olhar do papa também se estende às questões de moralidade social. A atitude sugerida para entrar no tecido complexo da sociedade em que vivemos é caminhar humildemente junto com o povo de Deus, evitando atitudes de condenação:

Às graves questões morais da emigração ou da pedofilia, hoje se somam as dos benefícios concentrados nas mãos de poucos ou da divisão das potências mundiais. Francisco nos encoraja a aceitar esses desafios com confiança, "dispostos a dar razão à esperança que há em nós", atentos à Verdade que salva e ao bem das pessoas.

75 anos de atividade

A Pontifícia Academia Alfonsiana celebrará 75 anos de atividade no próximo ano. Fundada em 9 de fevereiro de 1949 pelos Missionários Redentoristas, faz parte da Pontifícia Universidade Lateranense. No espírito de Santo Afonso Maria de Ligorio, renovador da teologia moral no seu século, e em sintonia com o Magistério da Igreja, expresso de modo particular no Concílio Vaticano II, o Pontifício Instituto orienta-se para o conhecimento total do homem na sua dimensão pessoal e cristã. 

Leia mais