Pelas vítimas de abusos. “Não basta que a Igreja peça perdão”. O Vídeo do Papa

Recorte da imagem do pôster "Rezemos Pelas Vítimas de Abusos". (Foto: www.ovideodopapa.org)

03 Março 2023

Rezemos por quantos sofrem por causa do mal cometido por parte de membros da comunidade eclesial: para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos.

Papa Francisco – Março 2023

Diante dos abusos, especialmente aqueles cometidos por membros da Igreja, não basta pedir perdão.

Pedir perdão é necessário, mas não é suficiente. Pedir perdão é bom para as vítimas, porque são elas que devem estar “no centro” de tudo.

A sua dor, os seus danos psicológicos podem começar a cicatrizar se encontrarem respostas; ações concretas para reparar os horrores que sofreram e evitar que se repitam.

A Igreja não pode tentar esconder a tragédia dos abusos, quaisquer que sejam. Nem quando os abusos ocorrem nas famílias, em clubes, ou noutro tipo de instituições.

A Igreja deve ser um exemplo para ajudar a resolvê-los, tornando-os conhecidos na sociedade e nas famílias.

É a Igreja que tem de oferecer espaços seguros para ouvir as vítimas, acompanhá-las psicologicamente e protegê-las.

Rezemos pelos que sofrem por causa do mal cometido pelos membros da comunidade eclesial: para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos.

“Pedir perdão não basta” Papa Francisco exige respostas, ação e espaços seguros para as vítimas de abuso

O novo Vídeo do Papa é um chamado a ouvir, acompanhar e proteger as pessoas que foram abusadas por membros da comunidade da Igreja.

Foto: ovideodopapa.org

Baixe o pôster em alta resolução para afixar em sua Paróquia aqui.

A mensagem do Papa Francisco concentra-se nas vítimas deste mal, que devem estar “no centro” de tudo.

A Igreja é responsável por proporcionar espaços seguros para as vítimas e permitir que elas encontrem na própria Igreja “uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos”.

O Vídeo do Papa de março acaba de ser divulgado com a intenção de oração que o Santo Padre confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa.

A mensagem deste mês é dirigida a todos aqueles que foram vítimas de abuso, “especialmente aqueles cometidos por membros da Igreja”, “para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos”.

Para o Papa Francisco, são as vítimas que devem estar “no centro” de tudo; são elas as que precisam de “respostas, ações concretas para reparar os horrores que sofreram e evitar que se repitam”. “Pedir perdão é necessário”, ele afirma no Vídeo, “mas não é suficiente”.

Ouvir, acompanhar, proteger, reparar

O modo como o Santo Padre propõe para responder aos abusos cometidos, deve começar por “torná-los conhecidos na sociedade e nas famílias”. É uma tragédia que não pode ser escondida, nem na Igreja, nem “nas famílias, em clubes, ou noutro tipo de instituição”.

É essencial, continuou Francisco, que a Igreja ofereça “espaços seguros para ouvir as vítimas, acompanhá-las psicologicamente e protegê-las”.

Retomada da vida

A preocupação do Papa Francisco com as vítimas e seu apelo para trazer o drama do abuso à superfície são acompanhados este mês por um vídeo que a Rede Mundial de Oração do Papa produziu com o artista italiano Hermes Mangialardo. É uma história com um forte conteúdo simbólico, brincando com a comparação entre a luz e as trevas, que fala da singularidade de cada vida e do profundo sofrimento causado pela violência.

Nas paredes de uma casa escura, onde cortinas afastam o sol, há pinturas retratando flores, que murcham justamente por causa da falta de luz. São pinturas de diferentes tipos e cores – algumas já prontas, em detalhes, outras mal desenhadas em traços infantis – colocadas nos diferentes cômodos da casa: o quarto das crianças, o canto esportivo, a sala de estar.

Todos os cômodos, tão diferentes uns dos outros, têm em comum a escuridão que os domina, até que as cortinas da sala se rasgam e finalmente permitem que a luz entre: os raios do sol não só iluminam a casa, mas também permitem que aquelas flores feridas – que nem mesmo a moldura e o vidro conseguiram proteger da violência que penetrou profundamente em seus corações – voltem à vida e lentamente comecem a se levantar novamente, levando consigo suas feridas.

O P. Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou sobre esta intenção de oração: “No Evangelho, Jesus, falando do fundo de seu coração, diz: ‘Mas quem escandalizar um destes pequenos que acreditam em mim, seria melhor para ele que uma pedra de moinho fosse pendurada em seu pescoço e ele fosse lançado nas profundezas do mar’ (Mt 18,6-7). É o sofrimento de Jesus diante do intolerável.

É difícil encontrar palavras diante da aberração dos abusos. Ao experimentarmos a desolação causada por estas feridas eclesiais, com a proteção de Maria, é bom para nós dar mais tempo à oração (cf. Santo Inácio de Loyola, Exercícios Espirituais, 319), nos lembra o Papa Francisco em sua “Carta ao Povo de Deus” (2018). O Papa deseja que a Igreja Católica reze durante todo o mês de março pelas vítimas de abuso de poder e consciência, e de abuso sexual, para “despertar nossa consciência, solidariedade e compromisso com uma cultura de proteção” e para lutar fortemente contra todos os tipos e formas de abuso.

Este espaço de oração pode levar a uma reflexão sobre as causas estruturais e ideológicas que produziram estes abusos e sua invisibilidade. A oração abre o coração, permite-nos ouvir e ver, e leva à ação contra estes crimes que desfiguram o Evangelho de Jesus Cristo e o rosto da Igreja, para que possamos encontrar, como expressa a intenção de oração do Papa, respostas concretas para a dor e o sofrimento das vítimas.

O Vídeo do Papa é possível graças à contribuição desinteressada de muitas pessoas. Neste link você pode fazer a sua doação.

Onde se pode ver o vídeo?

Sobre O Vídeo do Papa

O Vídeo do Papa é uma iniciativa oficial de alcance global que tem como objetivo difundir as intenções de oração mensais do Santo Padre. É desenvolvido pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração). Desde 2016, O Vídeo do Papa teve mais de 189 milhões de visualizações em todas as redes sociais do Vaticano, foi traduzido para mais de 23 idiomas e tem cobertura da imprensa em 114 países.

Este vídeo foi produzido e realizado pela equipe do O Vídeo do Papa da Rede Mundial de Oração, coordenado por Andrea Sarubbi, e distribuído pela Agência La Machi. O projeto conta com o apoio do Vatican Media. Mais informações aqui.

Sobre a Rede Mundial de Oração do Papa

A Rede Mundial de Oração do Papa é uma obra pontifícia cuja missão é mobilizar os católicos, pela oração e pela ação, face aos desafios da humanidade e da missão da Igreja. Estes desafios apresentam-se como intenções de oração confiadas pelo Papa a toda a Igreja. A sua missão insere-se na dinâmica do Coração de Jesus, uma missão de compaixão pelo mundo.

Foi fundada em 1844 como Apostolado da Oração. Está presente em 98 países e dela fazem parte mais de 35 milhões de católicos. Inclui uma seção juvenil, o MEJMovimento Eucarístico Jovem. Em março de 2018, o Papa constituiu este serviço eclesial como obra pontifícia e aprovou os seus novos estatutos. O seu Diretor Internacional é o P. Frédéric Fornos, SJ. Mais informação aqui.

Sobre Hermes Mangialardo

Hermes Mangialardo – artista italiano nascido em 1975 em Copertino, província de Lecce – trata de tudo que gira em torno da animação digital. Ele iniciou sua atividade como diretor de videoclipes, recebendo vários prêmios, e depois passou à produção de curtas-metragens e comerciais, especialmente no campo social. Ele combina a produção de animações e videoclipes com seu trabalho como artista visual e cartógrafo 3D, criando mapas arquitetônicos em toda a Europa, o que lhe rendeu vários prêmios internacionais.

Com a Rede Global de Oração do Papa, ele já colaborou na produção do vídeo do Papa de fevereiro de 2021 sobre mulheres vítimas de violência. Para mais informações, ver aqui.

Contato de imprensa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Hermes MangialardoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Infográfico: ovideodopapa.org

Leia mais