Dados revelam aumento alarmante de gases de efeito estufa

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Julho 2021

 

Mais gases de efeito estufa foram produzidos em 2018 do que em qualquer ano anterior, apesar de mais de 20 países reduzirem suas emissões de carbono desde 2000, mostrou uma pesquisa da UNSW Sydney e seus colaboradores.

A reportagem é de Lachlan Gilbert, publicada por University of New South Wales e reproduzida por EcoDebate, 01-07-2021. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

E embora a pandemia COVID-19 possa ter causado um alívio temporário na emissão de carbono, os especialistas previram um retorno à trajetória ascendente anterior da produção de gases de efeito estufa depois de observar o crescimento econômico voltando aos níveis anteriores.

Em um estudo publicado esta semana na Environmental Research Letters, os pesquisadores mostram que o transporte rodoviário, o consumo de carne e uma tendência global de expansão dos espaços físicos – caso contrário, as marcas registradas das economias afluentes – foram os grandes fatores por trás do aumento dos gases de efeito estufa, enquanto a indústria, agricultura e os sistemas de energia continuou a ser responsável por uma parcela substancial do total de emissões de carbono.

O professor Tommy Wiedmann da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UNSW fez parte de uma equipe de 29 pesquisadores de seis continentes que examinou os dados de emissões mais recentes disponíveis globalmente para a década anterior a 2018.

Ele diz que o grupo analisou as emissões em 10 regiões do mundo, bem como comparou quais setores em cada uma foram responsáveis pelas maiores emissões – e quais apresentaram o maior crescimento.

“A principal coisa que descobrimos é que quase todos os lugares que olhamos, e em quase todos os setores, as emissões de gases de efeito estufa continuaram aumentando, até o início do COVID-19, quando tivemos as maiores emissões de gases de efeito estufa que já tivemos “, Diz o Prof. Wiedmann.

“Isso apesar do fato de haver mais de 20 países que reduziram suas emissões. É quando você tem uma visão panorâmica das emissões totais que você vê que essas reduções mal fazem diferença.”

O Prof. Wiedmann diz que sabia que as emissões ainda estavam crescendo, mas ficou surpreso que os movimentos em direção à energia renovável não tenham causado grandes amassados nas emissões.

“Os resultados são bastante preocupantes, apenas não conseguimos dobrar a curva. Sim, desaceleramos um pouco o crescimento das emissões em comparação com a década anterior a 2010, mas se quisermos cumprir a meta do Acordo de Paris até 2050, teremos que reduzir as emissões muito rapidamente. ”

 

Cinco setores

 

O estudo dividiu os setores em cinco grupos principais de energia, indústria, edifícios, transporte e uso do solo. Os pesquisadores se concentraram nas tendências desses setores e seus componentes subjacentes – como geração de eletricidade, transporte rodoviário ou emissões de animais – bem como impulsionadores amplos, como crescimento econômico, crescimento populacional, eficiência energética e intensidade de carbono de diferentes atividades humanas. Eles calcularam até que ponto cada fator impactou cada setor e região do mundo.

O principal autor do estudo, o pesquisador Dr. William Lamb do Instituto de Pesquisa Mercator de Berlim sobre Global Commons e Mudanças Climáticas, diz que as emissões globais de gases de efeito estufa aumentaram 11 por cento de 2010 a 2018.

“Apenas alguns setores viram uma tendência significativa de queda, como o setor de energia na Europa”, diz o Dr. Lamb.

“Por outro lado, a geração de energia a carvão, que prejudica o clima, aumentou na Ásia. E as emissões nos setores de transporte e construção aumentaram em quase todas as regiões do mundo, em parte porque as pessoas nos países ricos estão viajando cada vez mais e ocupando cada vez mais mais espaço vital. ”

O estudo também descobriu que a atividade global de viagens de carga cresceu 68 por cento nas últimas duas décadas, enquanto o maior emissor geral foi o setor industrial, adicionando o equivalente a 20,1 gigatoneladas de CO2 em todo o mundo em 2018, que foi 35 por cento das emissões totais e 14 por cento a mais do que em 2010.

A tendência de maior área útil em novos edifícios também foi destacada como um fator de emissão. Com 55 metros quadrados por pessoa em área útil, a Austrália está entre os três principais países que impulsionam essa tendência, acrescenta o Prof. Wiedmann.

“Observando a tendência de casas maiores na Austrália, vemos que as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, o que aumenta a demanda de energia porque uma casa maior precisa de mais refrigeração ou aquecimento.

“É preciso encher aquela casa de móveis, de móveis, de eletrodomésticos, então o nível geral de consumo de materiais também está subindo e anda de mãos dadas com maiores emissões.

“Dos cinco setores que examinamos, os edifícios foram o menor, com 6% das emissões globais. Mas se você contar a eletricidade usada em edifícios para aquecimento, resfriamento, iluminação e alocá-la aos edifícios, a participação aumenta para 17 por cento. ”

O professor Wiedmann diz que um setor frequentemente esquecido responsável pelas emissões foi o setor terrestre, que pode ser responsável por até um quarto da poluição climática.

“De 1990 a 2018, os humanos reduziram as áreas de floresta primária em mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, quase tanto quanto o tamanho da Austrália”, diz ele.

“Isso geralmente é para pastagens e terras agrícolas na América Latina, África e Sudeste Asiático que agora produzem alimentos para a Europa, América do Norte ou China.

“As emissões do uso da terra também são impulsionadas por uma ‘ocidentalização’ das dietas, com a carne e produtos refinados de origem internacional substituindo os produtos tradicionais e sazonais.”

 

Para 2050


O prof. Wiedmann diz que com menos de 30 anos para cumprir as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris para atingir emissões líquidas zero, o mundo desenvolvido precisa começar a limitar seu consumo e relaxar sua busca por riqueza.

“Algumas coisas terão que mudar”, diz ele. “Isso não significa que devemos voltar à idade da pedra, mas precisamos trabalhar para um desenvolvimento que respeite os limites ecológicos e leve a mais equidade no mundo.

“O Norte Global – ou os países desenvolvidos, incluindo a Austrália – deveriam realmente reduzir seu consumo de materiais, permitindo ao mesmo tempo que o Sul Global – ou países em desenvolvimento – o alcançassem.

Ele diz que alcançar isso significa que o governo, a indústria (produtores) e os indivíduos precisam se unir em direção à sustentabilidade.

As três mudanças mais poderosas que eles poderiam fazer para reduzir as emissões até 2050 incluem:

 

Governos


Legislar a eliminação progressiva de combustíveis fósseis e apoiar as energias renováveis.
Carbono fiscal e consumo excessivo.
Adote os princípios da Wellbeing Economy Alliance.

 

Produtores


Siga as reduções de metas baseadas na ciência das emissões do Escopo 2 e do Escopo 3.
Adote princípios de ecologia industrial / economia circular.
Alcance o máximo de eficiência energética e material.

 

Indivíduos


Não possuir um carro, usar transporte público ou compartilhar carro / carona.
Coma menos carne, adote uma dieta com mais de 80% de vegetais.
Mude para eletricidade 100 por cento renovável ou instale energia solar em sua própria casa.

O trabalho publicado na Environmental Research Letters, está sendo utilizado para informar o Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), com publicação prevista para 2022.

 

Referência:


A review of trends and drivers of greenhouse gas emissions by sector from 1990 to 2018. Acesse o link clicando aqui.
Citation William F Lamb et al 2021 Environ. Res. Lett. 16 073005. Acesse o link clicando aqui.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dados revelam aumento alarmante de gases de efeito estufa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU