• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Uma Bíblia das Mulheres para todas (e todos)

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

18 Dezembro 2018

As 20 teólogas e historiadoras por trás de Uma Bíblia das Mulheres poderiam ter proposto um novo mandamento: não jogarás fora a Bíblia, mesmo que sejas feminista, e tampouco rejeitarás o feminismo por ser cristã. Preferiram deixar esse ensinamento como mera orientação inspiradora de um livro surgido na esteira do movimento feminista Me Too e que busca alterar a atitude de “cólera” de muitas mulheres contra o texto fundamental do cristianismo, “que por tanto tempo foi utilizado para perpetuar numerosos estereótipos patriarcais sobre a mulher”, como dizem na introdução da obra.

A reportagem é de Silvia Ayuso, publicada por El País, 17-12-2018.

A ideia surgiu, esclarece por telefone Lauriane Savoy, codiretora do projeto, da constatação de que “há muitas mulheres que não conhecem os textos bíblicos, mas têm muitos preconceitos, acreditam que a Bíblia é composta de textos totalmente caducos, que são veículos de estereótipos nem atuais nem compatíveis com os valores de igualdade e feminismo que temos hoje em dia”. Mas para as autoras de Uma Bíblia das Mulheres, tanto as protestantes como Savoy como as católicas, procedentes de quatro gerações distintas e de vários países francófonos — do Canadá a Camarões — “pode-se ler a Bíblia sendo feminista, e inclusive a leitura da Bíblia pode nos nutrir como feministas”.

Sobretudo porque, argumentam, não se pode compreender o mundo de hoje sem a Bíblia. “É um dos textos fundadores da nossa cultura, não só a europeia, e é muito importante, por um lado, conhecer os textos fundadores para compreender como a história evoluiu. Mas também para responder aos argumentos antifeministas, porque ainda há contextos nos quais são usados trechos específicos da Bíblia para legitimar a submissão da mulher, e é importante conhecer os textos”, afirma Savoy de Genebra, onde leciona Teologia Prática na universidade local, fundada por Calvino no século XVI.

E textos difíceis de explicar com uma visão feminista abundam na Bíblia, reconhecem as autoras. Como a questão do “pudor” e da “submissão” da mulher em textos como a Epístola do Paulo aos Efésios, que ocupa um dos capítulos de Uma Bíblia das Mulheres, ou o papel “limitado”, desvirtuado ou diretamente ignorado das mulheres na Bíblia.

“A tradição, durante séculos, quis limitar muito as personagens femininas; de um lado temos Eva, apresentada como uma mulher criada da costela de Adão e como a tentação responsável pela queda da humanidade, e do outro a figura de Maria, mãe e virgem, um modelo impossível de imitar pelas mulheres”, aponta a teóloga. Tudo isso, acrescenta, quando há muitas outras mulheres “corajosas, com um papel importante, que não correspondem a estereótipos” nos textos sagrados do cristianismo. Como as profetisas Débora e Hulda no Antigo Testamento, “mulheres que têm uma posição de autoridade na sociedade e que são ouvidas”. Ou a própria Maria Madalena, uma “figura fundamental para o cristianismo, uma figura profética”, mas que durante séculos foi apresentada como uma mera prostituta, recorda Savoy.

A obra não vem do nada. Tem um precedente no qual se inspira abertamente, A Bíblia da Mulher, compilada no final do século XIX pela sufragista norte-americana Elizabeth Cady Stanton (1815-1902) e cerca de outras 20 mulheres. Mas vai além, salienta a teóloga suíça. “Primeiro pensamos em fazer uma tradução ao francês e acrescentar comentários críticos, mas percebemos que já tinha sido superada, não só pela teologia feminista, mas também pelos biblistas masculinos que nas últimas décadas fizeram muitos estudos sobre o lugar da mulher na Bíblia. Queríamos divulgar essas pesquisas.”

A nova Bíblia das Mulheres tampouco é uma Bíblia como tal, e sim uma obra de 281 páginas em que as autoras fazem uma revisão crítica das passagens mais polêmicas do texto cristão e da sua interpretação ao longo dos séculos. E não está dirigida a religiosos ou teólogos, e sim a um público geral e, sobretudo, tanto a mulheres como a homens, “que também devem refletir sobre a imagem que fazem da mulher e a que a Bíblia oferece”, diz Savoy.

Jesus é feminista?

Não há como evitar a pergunta: afinal, Jesus era feminista? Do outro lado do telefone, Lauriane Savoy solta uma risada. “Não queremos instrumentalizar ou nos apropriar de Deus ou de Cristo, mas certamente vemos em suas palavras e ações que Jesus vai primeiro para as minorias, aos menos frequentáveis da sociedade de sua época, como as prostitutas ou os coletores de impostos que colaboram com o ocupante romano”, recorda. “Há essa palavra tão importante que diz que as prostitutas e os publicanos nos precederão no reino de Deus”, salienta. “Cristo mostra o valor de cada um, vai além do feminismo, é igualitarismo, todos são filhos de Deus.”

Leia mais

  • Teologia feita por mulheres a partir da feminilidade
  • Teologia feminista, não "feminina"
  • Teologia e Feminino: uma narrativa no mundo pós-moderno
  • A misoginia está na Bíblia ou nos olhos de quem a lê? A resposta de vinte teólogas
  • "Gaia sagrada": as relações entre ecologia, feminismo e cristianismo. Entrevista especial com Anne Primavesi
  • Maria Madalena, de prostituta a apóstola dos apóstolos
  • Paulo e as mulheres: a Igreja condicionada por alguns versículos. Artigo de Vito Mancuso
  • Como o patriarcado se impôs ao matriarcado
  • O rosto feminino de Deus
  • O feminino no Gênesis: homem e mulher face a face
  • As Escrituras patriarcais falam do feminino
  • A reconciliação em voz de mulher. Entrevista com Elisabeth Parmentier
  • As faces femininas num cristianismo sem véu. Entrevista especial com Elizabeth Johnson
  • O movimento pela igualdade das mulheres na Igreja não pode parar

Notícias relacionadas

  • Fim do mundo ou mundo novo?

    LER MAIS
  • As mulheres como fundadoras da psicanálise

    LER MAIS
  • Vivemos uma “ordem de guerra contra a Terra”. Entrevista com Vandana Shiva

    LER MAIS
  • “A Bíblia é o grande instrumento de libertação dos leigos”. Entrevista com Francisco Orofino

    Quando se fala de Leitura Popular da Bíblia não se pode prescindir de Francisco Orofino, que, em companhia de Carlos Mesters e d[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados