Todo mundo tem direito ao seu ninho. As aspirações de Lula quanto à moradia

Na última sexta-feira, 30/06, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU esteve na cerimônia de entrega das 446 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, em Viamão/RS. As unidades habitacionais beneficiarão 1.784 pessoas. Durante seu discurso, Lula falou de seu encontro com o Papa e suas aspirações para os próximos três anos de mandato.

Foto: Lawrin Ritter

Por: Lawrin Ritter | 04 Julho 2023

Na última sexta-feira, 30-06-2023, o Instituto Humanitas Unisinos IHU esteve na cerimônia de entrega das 446 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, em Viamão/RS. As unidades habitacionais beneficiarão 1.784 pessoas. Durante seu discurso, Lula falou de seu encontro com o Papa e suas aspirações para os próximos três anos de mandato.

A reportagem é de Lawrin Ritter, estagiária de Relações Públicas do Instituto Humanitas Unisinos –IHU.

A matéria, na íntegra, está disponível também nos streamings de áudio do IHU.

Informe IHU tem apresentação de Marcelo Zanotti, além de produção e edição de Marcelo Zanotti e Lawrin Ritter.

Os próximos três anos de Lula

Durante o discurso, Lula anunciou sua meta de construir 2 milhões de moradias até 2026, com o objetivo de reduzir o déficit habitacional. Ele ressaltou a importância de governar para todos, mas também defendeu a necessidade de definir quem receberá mais atenção na distribuição dos recursos. Lula enfatizou a inclusão dos cidadãos e cidadãs de baixa renda no orçamento das cidades e pediu aos governadores e prefeitos que ouçam as comunidades. "Ao invés de ouvir apenas os vereadores e associações comerciais, vamos ver o que o povo quer e o que o povo pensa", afirmou o presidente.

"Se você tem muito dinheiro na mão de pouca gente e muita gente sem dinheiro, essa cidade representa o quê? Miséria, representa desemprego, representa violência, pessoas na rua. Porque o dinheiro precisa circular na mão de todo mundo para que as cidades possam se desenvolver. Agora, se ao invés de muito dinheiro na mão de poucos você tiver pouco dinheiro na mão de muitos, isso significa progresso e significa distribuição de riqueza. É esse padrão que a gente precisa construir", acrescentou.

As casas entregues estavam com as obras paralisadas há dez anos, mas a construção foi retomada em janeiro de 2023. As moradias fazem parte da modalidade "Entidades" do programa Minha Casa, Minha Vida e foram destinadas à Cooperativa Habitacional dos Metalúrgicos de Porto AlegreCoometal. O presidente Lula também anunciou um investimento de R$ 23 bilhões em infraestrutura ainda este ano.

Lula entrega a chave de mais uma residência | Foto: Lawrin Ritter

Na cerimônia, Lula compartilhou o que discutiu com o Papa Francisco durante sua recente viagem à Europa, ocorrida na última semana (21/06). A proposta do presidente é a criação de uma campanha contra a desigualdade no mundo. "Não é possível a desigualdade racial, de classe, de gênero, de educação, na saúde, de pessoas na rua, na comida. Há uns que comem dez vezes por dia e tem outros que passam três dias sem comer. Não é justo e não é normal. Isso não está na Bíblia, não está na Declaração Universal dos Direitos Humanos e não está na nossa Constituição", criticou.

Ele também lembrou que, em 2012, durante os mandatos dele e de Dilma Rousseff, o país conseguiu erradicar a fome, mas lamentou que, ao retornar em 2023, encontrou 33 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. "Nós provamos em 2012 que era possível acabar com a fome no país, e vamos acabar de novo", afirmou Lula.

Coometal

Loiva Magalhães, vice-presidente da Coometal, conversou com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU sobre o momento histórico da entrega das casas. "Nós estamos de fato concretizando um sonho, que busca atender essa questão da diversidade, porque aqui nós temos famílias de todos os tipos, jeitos, muitas mulheres chefes de família, negras, temos deficientes físicos. Hoje é um momento em que podemos proporcionar a moradia de 446 famílias que estão saindo da violência, do tráfico, de áreas de risco e de ameaças de despejos", afirmou.

Cerimônia de entrega das moradias populares do programa Minha Casa, Minha Vida | Foto: Lawrin Ritter

Entrevistamos também duas beneficiárias do programa Minha, Casa Minha Vida e associadas da Coometal.

Maria Conceição – "Para mim é uma alegria. Eu sempre quis ter uma casa. Trabalho com faxina, então tenho que ir aos poucos".

Na casa da beneficiária, irão morar ela e uma filha, e que agora, com a chave em mãos, aos poucos irão mobiliar a residência.

Kelly – "Está sendo uma alegria imensa, porque eu vou trazer minhas filhas, meu marido. É um grande sonho ter a casa própria".

Kelly vive de aluguel e trabalha como doméstica em casa de família há 7 anos.

Beneficiárias do MCMV, Maria Conceição e Kelly | Foto: Lawrin Ritter