A condição digital. As lógicas maquínica e humana | XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis

Imagem Pixabay / Creative Commons

24 Novembro 2020

A abertura do XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida em tempos de pandemia ocorrerá na próxima segunda-feira, 30-11-2020, com a conferência A condição digital. As lógicas maquínica e humana. O professor Felix Stalder, da Universidade de Zurique, é quem abre os debates seguido da professora Fernanda Bruno, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O evento, que será realizado por meio de webconferência, se inicia a partir das 10h, e terá transmissão pelo Teams e pelo Youtube. As insrições estão abertas no site do evento. Para sua maior comodidade, você pode clicar no vídeo abaixo para "Definir lembrete" e receber a notificação pelo YouTube quando a atividade estiver prestes a iniciar.

Felix Stalder – Zuriche University

Felix Stalder é professor de Cultura Digital e Teorias das redes em Zurique. É membro do conselho do World Information Institute em Viena. Suas pesquisas se voltam para temas que inter-relacionam sociedade, cultura e tecnologia. Interessa-se pelos estudos sobre cultura na rede, direitos autorais, bens comuns, privacidade, sociedade de controle e subjetividade. É autor de diversos livros, dos quais destacamos Deep Search: The Politics of Search Beyond Google (2009), Digital Solidarity (2013), Der Autor am Ende der Gutenberg Galaxis (2014) und Kultur der Digitalität (Suhrkamp, 2016).

Imagem reprodução YouTube

Fernanda Bruno – UFRJ

Fernanda Bruno é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, onde coordena, a Linha de Pesquisa Tecnologias da Comunicação e Estéticas. Professora Associada do Instituto de Psicologia/UFRJ. Coordenadora do MediaLab.UFRJ e do CiberIDEA: Núcleo de pesquisa em tecnologias da comunicação, cultura e subjetividade/ECO/UFRJ. Áreas de pesquisa e interesse: dispositivos de visibilidade e vigilância; produção de subjetividade, redes sociotécnicas, tecnologias de comunicação e cognição.

Imagem reprodução YouTube

Sobre o evento

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, numa iniciativa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, ao promover o XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida em tempos de pandemia, propõe debater, numa visão transdisciplinar, a digitalização como um modo de ser no mundo, que cada vez mais se estabelece na estruturação social.

O Simpósio discutirá as potencialidades, limites e os riscos da digitalização, identificando seus impactos na reprodução da vida humana e do planeta, cotejando tendências pré pandemia, subsumindo-as no contexto pandêmico e vislumbrando possíveis futuros pós Covid-19.