Vem ver o que o amor fez de mim. Yunus Emre na oração inter-religiosa desta semana

Foto: thegorgeguide.com

07 Julho 2023

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Por meio de orações, músicas e versos de diferentes espiritualidades e religiões, mergulhamos no Mistério que são a absoluta transcendência e a absoluta proximidade.

Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, colaborador do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Vem ver o que o amor fez de mim
Me ponho a caminho abrasado
em sangue de amor colorido
sábio não sou, nem desvairado
Vem ver o que o amor fez de mim.
Às vezes uivo como o vento,
poeira de estrada me invento,
às vezes me faço torrente,
Vem ver o que o amor fez de mim.
Sussurro como as águas claras,
Meu coração, cheio de dores,
Busco o amado em mil suspiros
Vem ver o que o amor fez de mim.
Vem já, e dá-me a tua mão
Abre-me, enfim, teu coração
dá-me alegria, não afã.
Vem ver o que o amor fez de mim.

(EMRE, Yunus. Caderno azul. Seleção e tradução de Marco Lucchesi. São Paulo: Patuá, 2023, p. 45.)

Retrato de Yunus Emre (Foto: Instituto Yunus Emre)

Yunus Emre (1240-1321): poeta turco e místico sufista, nascido durante o Império Otomano. Sua obra é muito popular em diferentes países da região do Cáucaso, desde o Azerbaijão até os Balcãs. Sua poesia pertence à tradição folclórica da Anatólia. Seus poemas percorrem a mística do amor divino e o destino humano.