• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Em 2021 já enfrentamos a ameaça dos eventos climáticos extremos

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

04 Janeiro 2022

 

Calor e chuvas recordes, incêndios devastadores e secas debilitantes estiveram entre os eventos extremos de clima e água de 2021, com impactos humanos, econômicos e ambientais que durarão muito mais do que o ano civil.

 

A informação é publicada pela World Meteorological Organization (WMO) e reproduzida por EcoDebate, 30-12-2021. A tradução e a edição são de Henrique Cortez.

 

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, os últimos sete anos devem ser os sete mais quentes já registrados. Um evento de resfriamento La Niña no início e no final de 2021 teve um efeito de curta duração e menor nas temperaturas globais, mas não reverteu a tendência de aquecimento de longo prazo como resultado das concentrações recordes de gases de efeito estufa das atividades humanas.

Os impactos combinados da variabilidade natural do clima e da mudança climática mais uma vez se desdobraram diante de nossos olhos ao longo de 2021. A energia da supercomputação e a tecnologia de satélite nos ajudaram a prever e monitorar muitos dos eventos extremos, enquanto a engenhosidade científica impulsionou nossa compreensão da enormidade das mudanças que as acompanham em nosso sistema climático.

As perdas econômicas estão aumentando à medida que a exposição aumenta. Mas, do lado positivo, sistemas aprimorados de alerta precoce de múltiplos perigos levaram a uma redução significativa na mortalidade. No entanto, existem lacunas nas redes de observação meteorológica em muitos países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento. O Systematic Observing Financing Facility (SOFF) busca mobilizar recursos para fortalecer essas redes e preencher as grandes lacunas nos dados básicos de tempo e clima, que são fundamentais para as previsões do tempo, esforços eficazes de adaptação e investimentos.

Há também uma necessidade crescente de investir no monitoramento de orçamentos de gases de efeito estufa usando modelos baseados em terra, de satélite e de simulação para melhor compreender os sumidouros, fontes e comportamento do dióxido de carbono, metano e óxido nitroso.

A OMM monitora o estado do clima global e registra eventos extremos, que ceifam milhares de vidas todos os anos. Isso foi mais uma vez destacado pelo tufão Rai (conhecido como Odette nas Filipinas), que atingiu as Filipinas em 16 de dezembro como o equivalente a uma categoria 5 de alto nível, levando a várias centenas de vítimas e devastação generalizada em um país que é regularmente atingida por ciclones tropicais. O aumento do nível do mar e padrões de precipitação mais intensos aumentaram os impactos.

Muitos – mas não todos – eventos extremos são responsáveis pelas mudanças climáticas. Assim, uma onda de calor no Canadá e partes adjacentes do Noroeste dos EUA empurrou as temperaturas para quase 50°C na Colúmbia Britânica, Canadá no final de junho, causou centenas de mortes relacionadas ao calor e alimentou incêndios devastadores. A mesma região foi atingida por chuvas excepcionais e inundações em novembro.

O Vale da Morte, na Califórnia, atingiu 54,4 °C durante uma das várias ondas de calor no sudoeste dos EUA em julho. Muitas partes do Mediterrâneo experimentaram temperaturas recordes em agosto. A Sicília atingiu 48,8 °C, um recorde europeu provisório. Grandes incêndios florestais ocorreram em muitas partes da região, com a Argélia, o sul da Turquia e a Grécia especialmente afetados.

Chuvas extremas atingiram a província de Henan, na China, de 17 a 21 de julho. A cidade de Zhengzhou recebeu em 20 de julho 201,9 mm de chuva em uma hora (um recorde nacional chinês) e 720 mm para o evento como um todo, mais do que sua média anual.

A Europa Ocidental experimentou algumas das inundações mais severas já registradas em meados de julho. Partes da Alemanha e da Bélgica receberam de 100 a 150 mm em uma vasta área em 14-15 de julho sobre solo já saturado, causando inundações e deslizamentos de terra e mais de 200 mortes.

As chuvas persistentes acima da média na primeira metade do ano em partes do norte da América do Sul, particularmente no norte da bacia amazônica, levaram a inundações significativas e de longa duração na região. O Rio Negro em Manaus (Brasil) atingiu seu nível mais alto já registrado. As inundações também atingiram partes da África Oriental, com o Sudão do Sul sendo particularmente afetado.

Uma seca significativa afetou grande parte da região subtropical da América do Sul pelo segundo ano consecutivo. A precipitação foi bem abaixo da média em grande parte do sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e norte da Argentina. A seca também contribuiu para uma crise humanitária em partes do Chifre da África, incluindo a Somália, e no sul de Madagascar.

Muitos dos impactos das mudanças climáticas são sentidos através da água, como enchentes, secas e degelo acelerado das geleiras. A OMM estabeleceu uma Coalizão de Água e Clima para melhorar os serviços globais relacionados à água, infraestruturas e serviços multirriscos, adotando serviços meteorológicos, hidrológicos e climáticos como uma unidade do sistema terrestre. Também estabeleceu um painel de alto nível composto por chefes de estado, ministros, setor privado e representantes da juventude para orientar a coalizão.

Muito mais ainda precisa ser feito. Ao longo de 2022, a OMM continuará seu trabalho para fortalecer os sistemas de alerta precoce, fechar as lacunas nas redes de observação meteorológica e hidrológica nos países em desenvolvimento e salvar vidas e meios de subsistência.

 

Leia mais

 

  • Desequilíbrio energético e eventos extremos poderão ser o novo normal no final do século. Entrevista especial com Alexandre Costa
  • A humanidade já está perdendo para as mudanças climáticas. Entrevistas com Paulo Artaxo, José Marengo e Marcos Buckeridge
  • Adaptação às mudanças climáticas dependerá de gestões locais. Entrevista especial com Manyu Chang
  • Riscos hídricos dominam desastres naturais nos últimos 50 anos
  • OMM: Número de desastres climáticos está subindo rapidamente
  • Caos climático: calor extremo, incêndios e tempestades indicam que futuro assustador já chegou
  • Organização Meteorológica Mundial prevê que os desastres climáticos afetarão 162 milhões de pessoas em 2030
  • Mundo não está no caminho para frear mudanças climáticas, diz Organização Meteorológica Mundial (OMM)
  • Desastres climáticos aumentaram 5 vezes ao longo de 50 anos
  • O que é a ‘bolha de calor’ responsável pelos 49°C no Canadá
  • A crise climática tornou a onda de calor no Canadá 150 vezes mais provável
  • Incêndios na Grécia. “São necessárias mudanças para evitar futuros desastres”, afirma arcebispo grego
  • As mudanças climáticas têm impacto na magnitude das inundações na Europa
  • Relatório IPCC. “Estamos convencidos de que esses dados são inequívocos”
  • IPCC relata que as mudanças climáticas são reais – Conheça as principais conclusões do relatório
  • Aumenta o custo humano dos desastres ambientais e climáticos. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Clima, o desafio mais difícil: a elevação do nível do mar
  • Mudanças climáticas alteram os padrões globais de precipitação
  • Aquecimento global já é responsável por uma em cada três mortes relacionadas ao calor

Notícias relacionadas

  • Em meio a tensões, a Igreja sobrevive

    "Aqueles que abandonaram o catolicismo superam aqueles que se uniram à Igreja por uma margem de quase quatro para um". Esse é ap[...]

    LER MAIS
  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • ''Diante da mudança da Igreja, a nova liturgia é realmente 'tanto faz'''

    Estivemos visitando a família durante as festas e participamos da missa em uma paróquia onde não havia evidências da atual dis[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados