• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Quem é Onyx Lorenzoni, cotado por Bolsonaro para a Casa Civil

Mais Lidos

  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"

    LER MAIS
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: a abertura do pontificado. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

18 Outubro 2018

Deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni, do DEM, é o nome do candidato Jair Bolsonaro (PSL) para assumir a chefia da Casa Civil, caso o militar da reserva seja eleito.

A reportagem é de Carol Scorce, publicada por CartaCapital, 18-10-2018.

O parlamentar é um dos integrantes do núcleo duro da campanha de Bolsonaro, assim como o senador Magno Malta (PR-ES), derrotado em sua tentativa de se reeleger neste ano, e Fernando Fracischini, eleito deputado estadual no Paraná pelo PSL. Nestas eleições, foi o segundo deputado federal mais bem votado no Rio Grande do Sul.

No ano passado, Lorenzoni assumiu ter recebido pelo menos 100 mil reais da empresa da JBS para pagar dívidas de campanha. O dinheiro não foi contabilizado pela campanha e é considerado caixa dois. A fraude foi descoberta após um acordo de delação premiada com donos e executivos da empresa em maio de 2017, que atingiu em cheio o atual presidente Michel Temer.

O nome do deputado compõe uma longa lista entregue pelo ex-diretor de relações institucionais da JBS, Ricardo Saud, que aponta os parlamentares beneficiados, cada um, com 200 mil reais da empresa.

Quinze meses após a confissão, não há inquérito em curso contra o parlamentar. A investigação aberta na Procuradoria-Geral da União foi arquivado no Supremo Tribunal Federal pelo ministro Luiz Fux.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, na segunda-feira 15, disse que o projeto de Bolsonaro prevê um novo modelo previdenciário, mas não deu detalhes. Sobre as cotas raciais em universidades e concursos públicos, a opinião do deputado é a de que as cotas criam distorções ao invés de promover justiça social, afirmando que "todos devem ser iguais perante a lei".

Assim como Bolsonaro, Lorenzoni defende a redução da maioridade penal. Em sua conta no Twitter o deputado afirmou que "o que ocorre hoje é que criminosos se escondem atrás do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)".

O deputado concorreu por duas vezes à prefeitura de Porto Alegre, e perdeu as duas. Em 2014 se reelegeu deputado, dando apoio ao então candidato à presidência Aécio Neves (PSDB).

Em 2016 esteve ao lado do presidente Michel Temer em suas principais investidas, ao votar a favor da Reforma Trabalhista e da PEC do Teto de Gastos.

O cargo é ministro da Casa Civil é considerado um dos principais no Executivo. Seu ocupante assessora diretamente o presidente para ações gerais. Um dos seus papéis é fazer a articulação entre o governo e o Congresso.

De saída, Lorenzoni coleciona desafetos no Congresso. Em 2016, durante a votação do pacote de medidas anticorrupção, ele e o presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB), trocaram farpas. Lorenzoni foi o o relator do projeto, e fez mudanças no texto que não foram discutidas nas conversas entre os parlamentares, surpreendendo a todos.

Na época Calheiros acusou o deputado de receber caixa dois da industria de armas, forte no Rio Grande do Sul, e encerrou a sessão do Senado dizendo: "Antes de encerrar gostaria de dizer que não houve aqui agressão ao relator da matéria na Câmara dos Deputados, ao Onyx Lorenzetti. Parece nome de chuveiro, mas não é nome de chuveiro." O deputado reagiu chamando o presidente do Senado de "bandido".

Calheiros se reelegeu nestas eleições e pretende se candidatar novamente à presidência do Senado.

Leia mais

  • Ex-estrategista de Trump avança na frente europeia e entra na mira da campanha de Bolsonaro
  • A Amazônia, o Sínodo Pan-Amazônico e o negacionismo absoluto de Bolsonaro. Entrevista especial com Moema Miranda
  • Eleições 2018 e a pauta ambiental. Duas propostas totalmente opostas em disputa no 2º turno. Entrevista especial com Lucas Ferrante
  • Bolsonaro e o apoio de Steve Bannon, o sabotador de democracias
  • Bolsonaro é uma ameaça ao planeta
  • Tem bolsonarista querendo uma Noite dos Cristais
  • Nota de repúdio à declaração de Bolsonaro sobre ativismo no Brasil
  • Bolsonaro ameaça Amazônia, seus povos e biodiversidade, alertam geógrafos paraenses
  • Eleições 2018. "A nova direita é mais ideológica que a fisiológica dos Jucás e Eunícios". Entrevista especial com Idelber Avelar
  • Grupo “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro” publica carta contra o ódio, a violência e a intolerância
  • “Democracia: mudança com Justiça e Paz”. Nota pública das Pastorais Sociais da CNBB
  • CPT aponta aumento da violência e anuncia voto contra a barbárie
  • 'Ele soa como nós': David Duke, ex-líder da Ku Klux Klan, elogia Bolsonaro, mas critica proximidade com Israel
  • Os ricos, os pobres e os precariados: Os 3 tipos de eleitores de Bolsonaro
  • 'As pessoas não sabem que votam contra si ao votarem em Bolsonaro'
  • Em visita ao Bope, Bolsonaro diz: ‘quem vai mandar no Brasil serão os capitães’
  • Bolsonaro, sobre os bispos brasileiros: “eles são a parte podre da Igreja católica”
  • Planos de Bolsonaro para o meio ambiente deixam entidades em alerta
  • “Um Brasil de Bolsonaro será quebrado economicamente, isolado no mundo, exaurido e ensanguentado”. Entrevista com Virgínia Fontes
  • Violência política pró-Bolsonaro cresce após primeiro turno
  • Por que Bolsonaro não inventou a pólvora no Brasil
  • O neopinochetismo com Bolsonaro
  • “Acusaram o PT de imitar a Venezuela, mas é Bolsonaro quem se espelha no processo de lá”. Entrevista com Maria Hermínia Tavares
  • Teses dos generais que acompanham Bolsonaro mostram influência da geopolítica

Notícias relacionadas

  • O principal problema do Brasil não é a corrupção, mas a desigualdade. Entrevista especial com Rudá Ricci

    LER MAIS
  • Nota crítica sobre o #queroprevias

    Esquerda institucional burocratizou-se e deixou de fazer debate de projetos. Mas criticar tais erros não combina com concentrar a[...]

    LER MAIS
  • Bolsonaro 2018? Líderes da direita pró-impeachment se dividem sobre Trump

    LER MAIS
  • O pulverizado tabuleiro político da sucessão presidencial em 2018

    Geraldo Alckmin, Aécio Neves, Ciro Gomes, Henrique Meirelles, José Serra, Marina Silva, Ronaldo Caiado, Flavio Dino, Jair Bolson[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados