Será que Jesus pode ressuscitar a nossa esperança desde os mortos? Artigo do Cardeal Michael Czerny

O que a Páscoa deve provocar em nós - sempre, mas especialmente este ano - é um impulso retumbante e memorável de fé e esperança

Foto: Pixabay

14 Abril 2021

 

"A lógica de Deus é que nada é impossível com a Sua ajuda. Por isso, olhamos para o poder da Ressurreição para nos ajudar a fortalecer a nossa determinação e a aprofundar a nossa esperança", escreve o Cardeal Michael Czerny, jesuíta, subsecretário da seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.

O artigo foi publicado por L'Osservatore Romano, 08-04-2021. A tradução é de Luis Miguel Modino.

 

Eis o artigo. 

 

A Quaresma, com os seus apelos à penitência e os seus hábitos de privação, pode parecer longa. É o espelho dos 40 dias que Jesus passou no deserto no início do seu ministério jejuando e lutando contra a tentação (Mc 1:13). Mas há meses que sentimos que a Quaresma começou na Quarta-feira de Cinzas de 2020. Isso foi a 26 de Fevereiro, e a 11 de Março a Organização Mundial da Saúde declarou a COVID-19 uma pandemia. E esta situação, como sabemos, arrastou-se incansavelmente durante mais de 400 dias até esta Páscoa de 2021.

"No ano passado ficamos mais chocados", recorda o Papa Francisco, mas "este ano somos mais postos à prova". Desde o início, a pandemia tem sido muito dura para muitos, e continua pesando sobre todos nós.

Assim, ao olharmos para trás numa Quaresma verdadeiramente dura de mais de 400 dias, como podemos conceber e abraçar uma Páscoa de uma forma apropriada, proporcional e oportuna? Não deveria esta Páscoa ser, de alguma forma, dez vezes "o comprimento e a largura, a altura e a profundidade" (Ef 3,18) de uma Páscoa comum?

A nossa primeira resposta poderia ser: "Ah, se ao menos pudéssemos voltar à Páscoa em 2019!" Se ao menos pudéssemos voltar ao velho normal! Mas não. Como insiste o Papa Francisco, "após uma crise não se pode sair da mesma maneira; ou saímos melhor, ou saímos pior. Esta é a nossa escolha”. Portanto, a forma como as coisas eram antes não é uma opção viável.

"O anúncio da Páscoa não mostra uma miragem, não revela uma fórmula mágica, nem indica uma rota de fuga da situação difícil que estamos atravessando. A pandemia ainda está em pleno andamento, a crise social e econômica é muito grave, especialmente para os mais pobres" .

De fato, não podemos deixar de nos sentir desorientados e desencorajados, não só pela COVID-19, mas ainda mais pelos problemas econômicos, de saúde, políticos e ambientais, pelas injustiças cada vez mais graves e duradouras que continuam a ser descobertas e ampliadas. Uma triste e vergonhosa "normalidade" que herdamos de antes da COVID é a incapacidade, como comunidade global de nações e empresas farmacêuticas, de assegurar uma distribuição equitativa de vacinas.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da Organização Mundial da Saúde, ecoou no Twitter a mensagem Easter Urbi et Orbi: "Junto-me a Sua Santidade @Pontifex no seu apelo de Domingo de Páscoa para #VaccinEquity [distribuição equitativa de vacinas] e em encorajar os países com acesso a fornecimentos de vacinas a não esquecerem os seus vizinhos menos afortunados. Solidariedade!”

Mas, verdade seja dita, "voltar ao normal" nunca é o caminho certo a seguir, especialmente depois do que temos experimentado nestes últimos 16 meses. Em algumas cidades um grafite apareceu dizendo: "Não vamos voltar à normalidade porque a normalidade era o problema". Não há necessidade de sentir nostalgia de um regresso despreocupado à nossa existência pré-COVID, respirando um suspiro superficial de alívio pelo fato de a nossa longa Quaresma ter finalmente terminado.

 

 

Na Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, os dois primeiros passos que sempre salientamos são acolher aqueles que vêm até nós na sua condição ameaçada e protegê-los de mais danos.

A pandemia alargou a necessidade de acolhimento e proteção a muitas, muitas mais pessoas. No entanto, um grande número de países e comunidades têm um abrigo restrito e não estão protegendo muitos dos seus habitantes e dos que estão em trânsito.

Por exemplo, os trabalhadores mais mal pagos nos setores mais duramente atingidos da economia - restaurantes, hotéis, navios de cruzeiro, destinos turísticos, entretenimento - ficam subitamente encalhados e são deixados à sua sorte. As pessoas que vivem em condições de aglomeração e áreas vulneráveis enfrentam uma elevada exposição à infecção pelo coronavírus. Vimos as condições chocantes em muitas instalações de cuidados de longa duração para os idosos e testemunhámos o elevado número de mortes nestas instalações. Os trabalhadores migrantes têm enfrentado restrições que os impedem de chegar ao seu local de trabalho, ou não podem regressar a casa devido à falta de dinheiro ou ao encerramento das fronteiras.

Além disso, a circulação dentro das nações e através das fronteiras não foi interrompida pela pandemia. "Infelizmente, entre aqueles que por várias razões são obrigados a deixar a sua própria pátria, há sempre dezenas de crianças e jovens sozinhos, sem as suas famílias e expostos a muitos perigos". O Santo Padre reza: "Asseguremo-nos de que estas criaturas frágeis e indefesas não careçam dos devidos cuidados e canais humanitários preferenciais" .

Outra ameaça global que a pandemia não interrompeu é a mudança climática. A emergência da COVID-19 foi repentina e específica; a mudança climática é um caso antigo que começou o seu curso moderno com a revolução industrial. Apesar das diferenças, elas são combinadas na sua relevância ética, social, econômica, política e global. Afetam todos os habitantes da Terra, e especialmente as vidas dos mais pobres e mais frágeis.

A resposta não deve ser de rejeição, mas de acolhimento; não deve ser de abandono, mas de proteção. Estas crises combinadas "apelam à nossa responsabilidade de promover, com um compromisso coletivo e solidariedade, uma cultura de cuidados que coloque a dignidade humana e o bem comum no centro” .

Será que em 2021 a humanidade poderá confessar os seus próprios pecados e reparar os comportamentos destrutivos sobre os quais a pandemia lançou a sua luz impiedosa? Será que temos, como nós católicos dizemos, um "firme propósito de emenda"? Quando o Papa Francisco dedica um capítulo do Fratelli tutti a "A Melhor Política", será que acreditamos que isto é remotamente possível? Sim, sabemos com quem devemos ser solidários, mas estamos confusos sobre em quem podemos confiar.

Ainda assim, há sinais de esperança. A Seção de Migrantes e Refugiados foi sensibilizada para muitas iniciativas e atos de compaixão excepcional para aliviar a situação das pessoas em grande necessidade durante a pandemia.

O espírito do Bom Samaritano, cuja história é central para a encíclica Fratelli tutti, está vivo em muitos lugares. Santuários reais e escolas de solidariedade surgiram, tanto presencialmente como online: "No meio da crise, uma solidariedade guiada pela fé permite-nos traduzir o amor de Deus na nossa cultura globalizada [...] tecendo comunidade e apoiando processos de crescimento verdadeiramente humanos e solidários" . E assim a nossa esperança, apesar de espancada durante a pandemia, não se perde; a vacina é como a boa notícia da Ressurreição que restaura e transforma: "é sempre possível recomeçar, porque há sempre uma nova vida que Deus é capaz de recomeçar em nós para além de todos os nossos fracassos" .

 

 

Mesmo os discípulos acobardaram-se de medo após a crucificação. Eles pensavam que nada de bom poderia voltar a acontecer. E até certo ponto, poderíamos dizer que estavam a ser "racionais", “sensatos” ou “lógicos”. Mas a lógica de Deus é que nada é impossível com a Sua ajuda. Por isso, olhamos para o poder da Ressurreição para nos ajudar a fortalecer a nossa determinação e a aprofundar a nossa esperança.

A Páscoa ensina-nos a renovar a nossa fé em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, a quem podemos implorar com confiança: "Enviai o vosso espírito, e eles serão criados, e renovareis a face da terra" (Sl 104,30). Pensemos na enorme alegria pascal de acreditar o suficiente para despertar uma conversão eficaz que poderia abrandar, parar e eventualmente inverter a crise climática.

A enorme alegria pascal de uma nova forma de ver as coisas, para que as vacinas COVID sejam distribuídas equitativamente e administradas eficazmente para dar a todos a imunidade e segurança de uma verdadeira família. A enorme alegria pascal de viver Fratelli tutti e de acolher novos membros nas nossas comunidades e paróquias, nas nossas escolas e economia, na nossa cultura e sociedade.

"O Cristo Ressuscitado é esperança para todos aqueles que ainda sofrem por causa da pandemia" , para que todos possamos "andar em novidade de vida" (Rm 6,4). O que a Páscoa deve provocar em nós - sempre, mas especialmente este ano - é um impulso retumbante e memorável de fé e esperança: "Não tenhais medo! O Senhor Ressuscitado está conosco.

 

Leia mais