O futuro do trabalho e o mito da substituição robótica. Por que o trabalho digital é o ingrediente não tão secreto da inteligência artificial | XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis

Imagem PXHere / Creative Commons

27 Novembro 2020

Com a pandemia da covid-19 o mundo do trabalho, em muitos setores, sofreu transformações profundas. Para discutir esse tema, bem como as consequências, da inteligência artificial o Instituto Humanitas Unisinos – IHU transmitirá a conferência O futuro do trabalho e o mito da substituição robótica. Por que o trabalho digital é o ingrediente não tão secreto da inteligência artificial, do professor Antonio Casilli, da Telecom Paris – França, juntamente com o professor Rafael Grohmann, da Unisinos.

A conferência, que ocorre no dia 17 de dezembro às 10 horas, integra a programação do XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida em tempos de pandemia. O evento será transmitido pelas plataformas Teams e YouTube. As inscrições estão abertas no site do evento. Para sua maior comodidade, você pode clicar no vídeo abaixo para "Definir lembrete" e receber a notificação pelo YouTube quando as atividades estiverem prestes a iniciar.

Prof. Dr. Antonio Casilli - Telecom Paris – França

Antonio Casilli é professor titular de sociologia da Telecom Paris, a escola de telecomunicações do Institute Polytechnique de Paris, e pesquisador do Interdisciplinary Institute on Innovation (i3). Também é pesquisador associado do LACI-IIAC (Centro de Antropologia Interdisciplinar Crítica da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais). Além disso, ele é membro do corpo docente do Nexa Center for Internet and Society (um instituto da Universidade Politécnica de Torino).

Imagem: Arquivo site Antonio Casilli

Prof. Dr. Rafael Grohmann – Unisinos

Rafael Grohmann é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutoramento na UFRJ. Editor das revistas E-Compós e Fronteiras - Estudos Midiáticos. Criador/editor da newsletter DigiLabour.

Imagem: Reprodução Unisinos

Sobre o evento

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, numa iniciativa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, ao promover o XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida em tempos de pandemia, propõe debater, numa visão transdisciplinar, a digitalização como um modo de ser no mundo, que cada vez mais se estabelece na estruturação social.

O Simpósio discutirá as potencialidades, limites e os riscos da digitalização, identificando seus impactos na reprodução da vida humana e do planeta, cotejando tendências pré pandemia, subsumindo-as no contexto pandêmico e vislumbrando possíveis futuros pós Covid-19.