Relatório do Vaticano sobre o ex-cardeal McCarrick é esperado nas próximas semanas

Theodore McCarrick | Foto: Bob Roller - CNS

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

06 Novembro 2020

O relatório do Vaticano sobre como o ex-cardeal Theodore McCarrick conseguiu ascender na hierarquia católica apesar das acusações de relações inapropriadas com adolescentes está previsto para ser divulgado nas próximas semanas, conforme descobriu o National Catholic Reporter.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 05-11-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

O Vaticano quer divulgar o documento no encontro anual da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da América, a qual ocorrerá virtualmente entre 16 e 17 de novembro, afirmou uma fonte interna do Vaticano. A pessoa pediu para não ter seu nome revelado, pois não tem autorização para falar sobre a matéria.

A Reuters foi a primeira agência a noticiar isso, na quinta-feira, 05 de novembro.

McCarrick, de 90 anos de idade, foi um dos mais influentes prelados na Igreja Católica dos Estados Unidos. Ele liderou comunidades católicas em Metuchen e Newark, na Nova Jérsei, antes de ser o arcebispo de Washington D.C., entre 2001 e 2006.

Mas em uma série de anúncios chocantes em junho de 2018, a arquidiocese de Nova York, Newark e Washington e a diocese de Metuchen revelaram que McCarrick foi obrigado pelo Vaticano a renunciar ao seu ministério depois que as investigações encontraram evidências “credíveis e fundamentadas” de abuso sexual.

Francisco confirmou que removeu McCarrick do sacerdócio, após uma condenação pela Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, em fevereiro de 2019.

O papa Francisco ordenou, em outubro de 2018, um “estudo completo de toda a documentação” presente nos arquivos do Vaticano a respeito de McCarrick. O Vaticano não disse por que está demorando tanto para produzir um relatório sobre o tema.

A declaração original do Vaticano anuncia que a ordem do Papa é para um relatório sobre a ascensão de McCarrick: “nós seguiremos o caminho da verdade aonde quer que isso possa nos levar”.

McCarrick foi sucedido em Washington pelo cardeal Donald Wuerl, que por sua vez deu lugar a Wilton Gregory, em maio de 2019.

A publicação do relatório do Vaticano na próxima semana deve ser poucos dias antes de Gregory ser feito cardeal por Francisco, em 28 de novembro.

Leia mais