“Para nós, não há como voltar atrás”. Dez religiosas alemãs pedem poder celebrar a eucaristia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

03 Julho 2020

Dez irmãs religiosas alemãs tornaram públicas suas reivindicações de poder celebrar a eucaristia. Pertencentes ao grupo “Mulheres Religiosas pela Dignidade Humana”, formada no outono de 2018, deram a conhecer os desafios que se apresentaram no contexto da pandemia do coronavírus e que motivaram sua petição.

A reportagem é de Lucía López Alonso, publicada por Religión Digital, 02-07-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Como informou catch.ch, as religiosas viveram em sua comunidade a alternativa real de celebrar missa na ausência de padre, ao proibir as celebrações com celebrante externo.

A conjuntura as levou a refletir sobre a desigualdade entre mulheres e homens consagrados no acesso à celebração eucarística: “Uma superiora tem direito à direção espiritual de uma comunidade, mas não para presidir a celebração da Eucaristia. Que imagem de congregação, do padre e da mulher estão por trás de tudo isso?” , questionam. “Isso mostra a extrema dependência que têm as mulheres religiosas de um homem consagrado”.

Do mesmo modo, a crise da saúde e as privações provocadas fizeram-nas pensar não apenas no “desequilíbrio da Igreja Católica” em questões de gênero, mas também na natureza dos sacramentos: “a Eucaristia é um alimento comum ou exclusivo, reservado ao sacerdote ordenado? As regras e regulamentos não restringem muito o entendimento dos sacramentos?”.

Convencidos de que essa “transformação” vivida na Eucaristia não pode ser ligada apenas a um homem consagrado, eles propuseram que o debate sobre o sacerdócio feminino fosse reaberto. “Eu não estava mais no papel de ouvinte, que só pode participar com respostas padronizadas. Essa experiência tão diferente me fez muito bem”, disse uma das freiras, falando sobre as celebrações sem padres que tiveram nesses meses, somente entre elas. Todas reconheceram que a pandemia gerou um aumento real na profundidade espiritual de sua vocação religiosa.

Contando que sua demanda não é bem-vinda em alguns setores da Igreja, elas manifestaram a determinação em “buscar seriamente respostas habitáveis e convincentes”. “Não há como voltar atrás”, garantiram.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Para nós, não há como voltar atrás”. Dez religiosas alemãs pedem poder celebrar a eucaristia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU