40 dias pelo Rio: Navegando juntos a boa nova de Deus a caminho do Sínodo Amazônico - 12º dia

Encontro das águas dos rios Negro e Solimões | Foto: Reprodução

07 Setembro 2019

 

 

Dia 12 de Navegação - 07 de Setembro
Petição permanente para o Sínodo Amazônico no início de cada dia:

“Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.

Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva. 

 

Leitura do dia (cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios):

"Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), debulhavam-nas na mão e comiam. Alguns dos fariseus lhes diziam: 'Por que fazeis o que não é permitido no sábado?'. Jesus respondeu: 'Nem se quer lestes o que David fez quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, tomou os pães de proposição, deles comeu e deu a comer aos seus companheiros: aqueles pães que a ninguém é permitido comer, senão aos sacerdotes e somente a eles?'. E lhes dizia: 'O Filho do Homem é senhor do sábado'." Lucas 6, 1-5

Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico: Neste Sínodo amazônico, o que estamos falando e o que nos sentimos convidados a fazer é identificar o que é próprio de Deus neste caminho progressivo de revelação desde a fidelidade ao Espírito, e que seja, portanto, também um enriquecimento para avanço permanente da disciplina doutrinal que deveria ser como o sábado para o homem, e não vice-versa. Devemos caminhar sem medo do novo, a respeito de nossas fontes e nossas raízes, para que a presença de Deus no mundo, em seus povos e na Amazônia cresça mais forte, e a missão da Igreja seja fortalecida pelo Reino de Cristo neste território. Há uma profunda novidade de Deus na beleza dessas culturas e desse espaço da vida, que seria um tremendo ato de omissão não reconhecê-lo, buscá-lo e abraçá-lo aqui em meio a essa grande diversidade com seu próprio rosto.

 

Contemplação

Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em preparação para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como preparação interior para o Sínodo AMAZÔNICO.

 

Citação para fechar a meditação

Evangelii Gaudium, 179: Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e ser-vos-á dado (...). A medida que usardes com os outros será usada convosco» (Lc 6, 36-38). Nestes textos, exprime-se a absoluta prioridade da «saída de si próprio para o irmão», como um dos dois mandamentos principais que fundamentam toda a norma moral e como o sinal mais claro para discernir sobre o caminho de crescimento espiritual em resposta à doação absolutamente gratuita de Deus.

 

Leia mais