40 dias pelo Rio: Navegando juntos a boa nova de Deus a caminho do Sínodo Amazônico - 5º dia

Foto: CNBB

31 Agosto 2019

 

 

Dia 5 de Navegação - 31 de agosto 
Petição permanente para o Sínodo Amazônico no início de cada dia:

“Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.

Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva.

 

Leitura do dia (cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios):

"Irmãos: a respeito da caridade fraterna, não temos necessidade de vos escrever, porquanto vós mesmos aprendestes de Deus a vos amar uns aos outros. E é o que estais praticando para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Mas ainda vos rogamos, irmãos, que vos aperfeiçoeis mais e mais. Procurai viver com serenidade, ocupando-vos das vossas próprias coisas e trabalhando com vossas mãos, como vo-lo temos recomendado." (1 Tes. 44, 9-11)

Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico: Neste Sínodo Amazônico invocamos o Espírito Santo para que o Jesus vivo, morto e ressuscitado seja a fonte do amor fraterno que nos permite encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Somente no amor poderemos vencer os sinais do espírito maligno que são sustentados pelo ódio, no desejo de poder e possuir acima de tudo e de todos, e na sede de acumular sem medida, independentemente da morte e destruição de tua casa comum e teus amados filhos e filhas. É através do amor fraterno e profundo que podemos criar uma verdadeira experiência de solidariedade comunitária, amazônica, eclesial e planetária para dar espaço ao Reino e resistir. Que saibamos abraçar a bem viver dos povos e comunidades na Amazônia em harmonia com o nosso entorno, com os outros e com nós mesmos; que saibamos como trabalhar com nossas próprias mãos para criar e sustentar os novos caminhos, e que prosperemos na que é a base para um futuro melhor neste território tão ameaçado que exige justiça agora.

 

Contemplação

Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em preparação para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como preparação interior para o Sínodo AMAZÔNICO.

 

 

Citação para fechar a meditação:

A Missa pelo mundo. Teilhard de Chardin: Senhor, pela Consagração do Mundo, o fulgor e o perfume flutuando no Universo agora assumem corpo e rosto em Vós. O que foi vislumbrado pelo meu pensamento hesitante, o que foi reivindicado pelo meu coração por um desejo improvável, Vós me presenteou com esplendor. As criaturas não são apenas solidárias umas com as outras, de modo que nenhuma pode existir sem as outras ao seu redor. Elas são todas consolidadas em um único centro real. Em resumo, uma única Vida verdadeira recebida em comum lhes dá sua consistência e unidade.

 

Leia mais