Para saber a verdade sobre o pe. Paolo Dall'Oglio devem ser feitas as perguntas certas ao ditador sírio Bashar Hafez al-Asad

Bashar Hafiz al-Asad e Pe. Paolo Dall'Oglio (Foto: Il Sismografo)

Mais Lidos

  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS
  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

30 Julho 2019

Nesta segunda-feira foi o sexto aniversário do desaparecimento do jesuíta romano Paolo Dall'Oglio, e como já foi dito muitas vezes, a escuridão continua e é a mesma das primeiras horas do terrível evento. Muitos, ao mesmo tempo, - talvez porque possuam informações seguras e autorizadas, mas não públicas - continuam a reiterar suas suspeitas do primeiro momento: os terroristas islâmicos do ISIS são os responsáveis pelo sequestro e desaparecimento de Padre Dall'Oglio.

A reportagem é de Luis Badilla, publicada no sítio Il Sismografo, 29-07-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Parece uma hipótese plausível, mas pouco provável, mesmo se apoiada por comentaristas e analistas respeitados.

Hoje, no encontro com a imprensa, os irmãos de Paolo lembraram - e não é um detalhe - que "em 2013, o ISIS ainda não havia nascido. Talvez fosse possível ir a Raqqa para descobrir alguma coisa."

Somos uma pequena parte daqueles que continuam a pensar que há uma pessoa que pode dar as respostas necessárias: essa pessoa é o atual presidente-ditador da Síria, Bashar Hafiz al-Asad, a quem sobre essa questão - mas também sobre outras - não poucos poderosos do mundo facilitaram a vida política e a duração de sua implacável ditadura.

Bashar Hafiz al-Asad sabe a verdade sobre o padre Dall'Oglio.

Como os irmãos disseram na conferência de imprensa desta segunda-feira convocada para lembrar Paolo Dall'Oglio: "Muito mais poderia ter sido feito. Não se investigou o bastante".

Nós acrescentamos: acima de tudo, não se investigou na direção correta. Não foram feitas as perguntas certas para a única pessoa que conhece as respostas.

Querendo, numerosos países europeus e até a Sé Apostólica poderiam pedir à ONU para instituir uma comissão especial internacional com a autoridade necessária para investigar na Síria o destino do padre Paolo Dall'Oglio.

Leia mais