Últimos passos para a assinatura e promulgação da nova Constituição apostólica "Praedicate Evangelium"

Mais Lidos

  • As acusações contra o Papa por parte de cardeais conservadores dos EUA e a reação de Francisco contra Burke: o que está acontecendo... Artigo de Massimo Franco

    LER MAIS
  • “Sua influência é fortíssima e tem um plano de comunicação explicito”, diz editor e roteirista do “De Olho nos Ruralistas”

    “O agronegócio banca a grande mídia brasileira”. Entrevista com Luís Indriunas

    LER MAIS
  • Israel arma os autocratas do mundo com armas testadas em palestinos

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

14 Fevereiro 2019

Tudo indica que está cada vez mais próxima a data da assinatura e promulgação da nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium (título talvez não mais provisório), que entrará em vigor como sistema jurídico geral para o governo da Igreja Universal, em substituição à antiga e já amplamente ultrapassada Pastor Bonus de São João Paulo II (28 de junho de 1988). De segunda-feira 18 a quarta-feira 20 fevereiro, o Conselho dos 6 cardeais que ajudam o Santo Padre no exercício do seu ministério, se reunirá no Vaticano como estava previsto e anunciado em 12 de dezembro do ano passado. Será a reunião 28ª. reunião de ex-C9, hoje, e por enquanto, C6, ou seja, um Conselho integrado por apenas 6 cardeais.

A informação é publicada por Il sismografo, 13-02-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Dos 9 membros originais agora três estão fora do Conselho: o cardeal australiano George Pell (77 anos), o chileno Francisco Xavier Errázuriz (85) e o congolês Laurent Monswengo Pasinya (78).

Agora, o Conselho deve entrar em toda probabilidade na fase final de elaboração do texto, já escrito e nestas últimas semanas submetido ao escrutínio de especialistas em Direito Canônico liderados por Mons. Marcello Semeraro, Secretário do Conselho, mas também por Mons. Marco Mellino, secretário adjunto. Deve-se lembrar que um comunicado de 27 de outubro dizia: o Santo Padre "nomeou Secretário Adjunto do Conselho dos Cardeais para ajudar o Santo Padre no governo da Igreja Universal e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana e Membro do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, o Rev.do Mons. Marco Mellino, até gora Vigário Geral da Diocese de Alba, ao mesmo tempo elevando-o à dignidade episcopal e atribuindo-lhe a sede titular de Cresima".

Se os percursos programados forem respeitados é plausível que a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium seja promulgada em 28 de junho de 2019, véspera da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, trinta e um anos depois da anterior do Papa Wojtyla. Em toda probabilidade, haverá, no entanto, no mês de abril, na reunião de número 29 do Conselho de cardeais, um último repasse antes das traduções e impressão.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Últimos passos para a assinatura e promulgação da nova Constituição apostólica "Praedicate Evangelium" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU