Papa se reúne com quatro imãs ingleses: “Falemos e nos escutemos como irmãos”

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

06 Abril 2017

O Papa Francisco encomendou um trabalho especial aos quatro imãs britânicos que foram recebidos na salinha que fica ao lado da Sala Paulo VI, antes da Audiência geral desta manhã: “o trabalho de orelha”. Ou seja: “escutar-nos” e “sem pressa de dar a resposta”.

A reportagem é publicada por Vatican Insider, 05-04-2017. A tradução é do Cepat.

O Pontífice acolheu “com alegria” os quatro líderes muçulmanos, que estavam na companhia do cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, que organizou o encontro poucas semanas após o terrível ataque do dia 22 de março, na Westminster Bridge de Londres, no qual morreram cinco pessoas. O encontro desta manhã foi uma oportunidade para “dizer que os líderes religiosos querem e estão comprometidos com a construção de relações”, explicou, antes do encontro, o cardeal inglês.

“Eu gosto de pensar que o trabalho mais importante que nós devemos fazer, agora, na humanidade, é o trabalho de orelha: escutar-nos. Escutar-nos sem pressa de dar a resposta”, disse o Papa Francisco. “Acolher a palavra do irmão, da irmã, e pensar depois na minha. Mas, a capacidade de escutar, isto é muito importante”.

“É interessante - observou o Pontífice -, quando as pessoas têm esta capacidade de escutar, falam com um tom baixo, tranquilo... Ao contrário, quando não a tem, falam forte e até gritam. Entre irmãos, todos nós devemos falar, escutar e falar devagar, tranquilos, buscar juntos o caminho. E quando se escuta e se fala, já se está a caminho”. “Agradeço-lhes por este caminho que estão fazendo e peço a Deus onipotente e misericordioso que os abençoe. E peço a vocês que rezem por mim”, concluiu Bergoglio.

Os quatro imas que visitaram hoje o Vaticano são: Moulana Alí Raza Rizvi, Moulana Muhammad Shahid Raza, Shaykh Ibrahim Mogra e Moulana Sayed Alí Abbas Razawi. Ontem, à tarde, os quatro participaram de um encontro privado no Venerável Colégio Inglês, no centro histórico de Roma, com o cardeal Nichols e outros representantes do mundo muçulmano.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa se reúne com quatro imãs ingleses: “Falemos e nos escutemos como irmãos” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU