Cardeal estadunidense pede um empréstimo para compensar as vítimas de abusos em Nova York

Cardeal Timothy Dolan (Fonte: Religión Digital)

Mais Lidos

  • Após uma catástrofe, existem três caminhos, explica um dos criadores do termo resiliência: continuar como antes, votar em um ditador que promete segurança ou evoluir e renascer

    “Não se pode debater com fanáticos como Trump. Se você não pensa como ele, você é um idiota”. Entrevista com Boris Cyrulnik, neuropsiquiatra

    LER MAIS
  • Sobre a possibilidade de um golpe de Estado. Artigo de Jean Marc von der Weid

    LER MAIS
  • Para a pesquisadora, o design das plataformas deixou de ser apenas uma escolha estética de interface e se tornou o principal ator tecnopolítico das Big Techs, moldando o comportamento dos usuários e impactando diretamente o debate democrático

    Economia da atenção: o design algorítmico a serviço da estetização da política. Entrevista especial com Anna Bentes

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

04 Março 2017

Os abusos contra menores na Igreja quebram a confiança dos fiéis na instituição e, em alguns países, também seus cofres. Assim aconteceu nos Estados Unidos, onde após o escândalo Spotlight de Boston, foram várias as dioceses que declararam falência ao não poder enfrentar as indenizações às vítimas. Assim aconteceu em Boston, Filadélfia, e em uma dezena de Bispados.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 02-03-2017. A tradução é do Cepat.

Agora é a vez da Arquidiocese de Nova York, que quer evitar os números vermelhos hipotecando, por cem milhões de dólares, um terreno junto à Catedral de São Patrício, que atualmente abriga um hotel de luxo, para dotar de fundos um programa de compensação para vítimas dos abusos do clero na diocese. Tal programa foi anunciado há alguns meses pelo cardeal Timothy Dolan, insistindo em que se tratava de “um sinal tangível do desejo de reconciliação e cura da Igreja”.

Por sua parte, Joseph Zwilling, porta-voz da diocese, informou que 144 pessoas receberão compensações após os abusos sofridos, o que torna inevitável o pedido de um empréstimo hipotecário, cujo aval é este terreno.

As autoridades eclesiásticas também enfrentam novas querelas. Até agora foram apresentadas 26 supostas vítimas adicionais, acrescentou o porta-voz. Ainda não determinaram quantas pessoas poderão pedir compensação econômica.

O terreno que está sendo hipotecado fica no local de um hotel de luxo, na Avenida Madison, em frente à entrada dos fundos da emblemática catedral, na região central de Manhattan. A Arquidiocese é dona da propriedade há várias décadas, e aluga o terreno aos donos do hotel. Zwilling não quis precisar quanto dinheiro a diocese recebe pelo usufruto.

A Igreja católica dos Estados Unidos foi uma das que mais sofreu pela crise de abusos sexuais do clero desde que, em 2002, a investigação do Boston Globe descobriu a trama de ocultamento que ocorria em Boston e em outras dioceses.

Desde então, os bispos dos Estados Unidos pagaram quase 4 bilhões de dólares através de acordos extrajudiciais, ao mesmo tempo em que 6.500 sacerdotes foram acusados de abusos e várias centenas expulsos do sacerdócio ou da vida religiosa.

Leia mais