Isso nunca havia acontecido. Terremoto na Itália. Papa, comovido, adia a Catequese da Audiência geral de quarta-feira

Mais Lidos

  • Porque o Cardeal Burke não é o Cardeal Ottaviani. O próprio Papa confirma e esclarece

    LER MAIS
  • “Tudo mudou no dia 7 de outubro, para o Papa governar sozinho a Igreja é um limite”. Entrevista com Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • No último encontro II Ciclo de Estudos sobre Inteligência Artificial, promovido pelo IHU, Laura Forlano proferirá a palestra “Futuros pós-humanos. Dos Eus digitais aos Demônios dos dados”

    Os desafios dos usos da IA diante de futuros pós-humanos

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Agosto 2016

Nunca havia acontecido de o Papa anunciar aos fiéis e aos peregrinos reunidos para a Audiência geral, na Praça de São Pedro, no Vaticano, que tinha decidido adiar a leitura de seu discurso para a próxima semana.

A informação é publicada por Il sismógrafo, 24-08-2016. A tradução é de Fernanda Pase Casasola.

Papa Francisco explicou essa decisão, relembrando, com tristeza e solidariedade, as graves consequências dos terremotos que atingiram, algumas horas antes, a partir de 3:35 da noite, grandes áreas da região central da Itália, deixando mortos, feridos, pessoas sob os escombros e enorme devastação material.

Em seguida, o Papa quis presidir a recitação dos Mistérios Dolorosos do Santo Rosário.

O anúncio da decisão do Santo Padre foi apresentado em diferentes idiomas.

Aqui estão as palavras exatas do Santo Padre:

"Tinha preparado a Catequese de hoje, como toda quarta-feira deste ano da Misericórdia, sobre o tema da solidariedade de Jesus.

Mas diante da notícia do terremoto que atingiu a região central da Itália, devastando áreas inteiras, com mortos e feridos, não posso deixar de manifestar a minha grande tristeza e minha solidariedade a todas as pessoas presentes nos locais atingidos pelo sismo, a todas as pessoas que perderam entes queridos e aqueles que ainda se sentem abalados pelo medo e pelo terror. Ouvir o prefeito de Amatrice dizer: "A cidade não existe mais" e saber que entre os mortos há também crianças me comove muito. E, por isso, eu quero assegurar a todas essas pessoas próximas de Accumoli, Amatrice ou outros lugares, na diocese de Rieti, de Ascoli Piceno e outras, em todo o Lazio e Úmbria e nas Marcas, a minha oração e dizer-lhes para ter a certeza do carinho e do abraço de toda a Igreja que neste momento deseja abraçar-vos com o seu amor materno e também do nosso abraço aqui na Praça.

Para agradecer a todos os voluntários e agentes da Defesa Civil que estão resgatando essas pessoas, eu peço-vos para se unirem a mim na oração, que o Senhor Jesus, que sempre se comoveu diante do sofrimento humano, console estes tristes corações e conceda-lhes a paz por intercessão da Beata Virgem Maria. Deixemo-nos comover com Jesus.

Portanto, passamos a Catequese desta quarta-feira para a próxima semana e os convido a recitar comigo uma parte do Santo Rosário pelos nossos irmãos e irmãs".

Bombeiros e policiais do Vaticano enviados pelo Papa para Amatrice

O Papa Francisco enviou no dia de hoje, 25 de agosto, para as zonas atingidas pelo terremoto, na Itália, seis homens do Corpo da Polícia vaticana para que se coloquem à disposição das forças que socorrem as vítimas.

Trata-se de mais um sinal concreto a proximidade com as pessoas golpeadas pelo sismo depois que na manhã de ontem, 24 de agosto, Francisco enviou um esquadrão de seis bombeiros do Vaticano até Amatrice, na província de Rieti. O esquadrão trabalha sob as ordem da Proteção Civil Italiana na busca e na assistência às víítimas. A informação é de Rádio Vaticano, 25-08-2016.

Leia mais...

“Um terremoto como o de Amatrice voltará a acontecer”

O tempo da misericórdia é agora. Entrevista com o Papa Francisco

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Isso nunca havia acontecido. Terremoto na Itália. Papa, comovido, adia a Catequese da Audiência geral de quarta-feira - Instituto Humanitas Unisinos - IHU