07 Outubro 2026
"A nova linguagem exige uma mudança de perspectiva, tornada mais clara pelo bálsamo da misericórdia", escreve o bispo de Novara, D. Franco Giulio Brambilla, em artigo publicado por Settimana News, 06-10-2026.
Eis o artigo.
De 7 a 14 de outubro de 2026, Leão XIV se reunirá em Roma com os chefes das Igrejas Orientais e os presidentes das Conferências Episcopais, no encontro intitulado "Proclamando o Evangelho com as Famílias Hoje", por ocasião do décimo aniversário da Exortação Apostólica Amoris Laetitia (AL) . Para compreender as razões e as perspectivas de uma celebração frutífera deste aniversário, parece necessário deter-se por um momento para entender a letra e o espírito da Exortação do Papa Francisco. É possível delinear o quadro básico para a compreensão da hermenêutica do documento e a história de seus efeitos em quatro vertentes.
Uma mudança de estilo e linguagem
A Exortação AL foi, na opinião de muitos, um texto inovador por alterar o estilo e a linguagem sobre o tema do matrimônio e da família. A nova linguagem exige uma mudança de perspectiva (como afirma AL 296), tornada mais clara pelo bálsamo da misericórdia. Misericórdia, porém, não significa ignorar situações morais e espirituais graves, mas sim acompanhá-las no caminho da reconciliação. Isso também exige aceitar que nem todas as discussões doutrinais, morais e pastorais podem ou devem ser resolvidas imediatamente por intervenções do Magistério (AL 3).
Mais fundamentalmente, tudo isso exige uma linguagem e uma prática que se baseiem no conhecimento prático, ou seja, um conhecimento que estabeleça uma forte circularidade entre doutrina e prática. A linguagem de AL (particularmente o capítulo IV) é um exemplo maravilhoso desse esforço. A necessidade mais profunda que emerge de AL é a de fomentar uma prática e uma linguagem capazes de proximidade e expressão (pense no acompanhamento da pastoral familiar) e que não se limitem a apresentar uma doutrina a ser posta em prática ou simplesmente adaptada à prática (métodos dedutivos ou aplicativos), mas que sejam capazes de expressar o Evangelho no âmago da ação humana, na experiência do amor e na construção de um caminho de vida, por meio de uma linguagem sábia e perspicaz.
Portanto, o conhecimento prático e a linguagem que lhe corresponde devem ser testados em pelo menos três vertentes, que também delineiam as atuais linhas hermenêuticas para a compreensão da AL.
Discernimento e o exercício da prudência (o momento cognitivo)
A primeira diretriz exige discernimento : este é alcançado através do exercício da virtude da prudência. O discernimento não deve ser situado unicamente na dialética entre consciência e lei, entre os aspectos subjetivos e objetivos do juízo moral. Essa estrutura dual é demasiado restrita e corre o duplo risco de incorrer tanto numa visão objetivista do bem quanto numa concepção passiva da consciência. Quando a relação entre ação e norma é concebida dessa forma, a consciência envolvida na ação inevitavelmente se adapta à norma, antes mesmo do desafio prático que surge na ação.
O discernimento, contudo, deve estar aberto a uma dinâmica triádica estabelecida entre ação, norma e bem: o bem está verdadeiramente presente na norma ou lei, mas não se esgota nela; a ação humana visa consentir com o bem presente na lei, de modo que a consciência antecipe seu significado e decida sobre ele. A decisão prática (virtude da prudência) assume a forma de um ato prático, que se concretiza ao se dar crédito (fé) ao bem prometido e ao implementá-lo na boa ação. Fé e moralidade, consciência crente e ação ética, estão, portanto, intimamente ligadas. O crédito dado ao bem prometido, que a lei (a norma moral) efetivamente intermedia, mesmo que não o esgote completamente, realiza-se no ato prático da ação humana. Dessa forma, o ato de fé se apoia na dádiva da promessa (graça), antecipada (pela consciência), que reconhece a obrigação da Lei (mandamento).
🔍 Adicione o Instituto Humanitas Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google
O mandamento, portanto, é primeiro "graça" e depois "lei", ou, melhor dizendo, é uma lei que preserva o dom da promessa e reconhece a promessa como um dom. Graça e Lei não podem, portanto, ser contrastadas: a promessa (o dom) é o horizonte que sempre ilumina e nutre a segunda (a norma); a Lei (o mandamento) preserva o caráter de promessa do dom de Deus (a graça). Para entender essa íntima conexão, devemos perguntar: por que o mandamento defende o dom da aliança, enquanto a promessa precisa ser articulada nas Dez Palavras, mesmo que as transcenda radicalmente? Podemos explicar da seguinte maneira. Por um lado, a Lei proíbe a liberdade de ser insaciável e onipotente, porque o Mandamento impede que o desejo seja saturado de prazeres imoderados. O último mandamento, que resume todos os outros (non concupisces, Vulgata, Êxodo 20,17), não tem objeto específico, ou melhor, abrange todos os bens da ação humana. Diante deles, o mandamento adverte: não desejem de forma gananciosa e despótica, não exerçam sua liberdade de forma possessiva.
Por outro lado, o primeiro mandamento possibilita o bom desejo, colocando a primazia de Deus no centro (a unicidade de Deus, Êxodo 20:2), de modo que o desejo se torna uma consciência crente, uma liberdade que se entrega. O primeiro mandamento salvaguarda a fé; o último a preserva de ser substituída pela idolatria do ego insaciável e do desejo onipotente. Entre eles estão os mandamentos para com Deus e para com o próximo. Se não fosse assim, a liberdade não só perderia o Bem prometido, como acabaria por destruir o próprio eu, que pode se enredar no desejo despótico e enfraquecer a forma de desejo disponível, através da qual só ele pode acessar o seu próprio bem e o dos outros. É assim que as Dez Palavras devem ser compreendidas.
A lei da gradualidade e a atuação no tempo (o momento operacional)
A segunda diretriz exige uma consideração cuidadosa da dimensão temporal da ação humana (“a chamada ‘lei da gradualidade’, ou caminho gradual, não pode ser identificada com a ‘gradualidade da lei’, como se houvesse vários graus e formas de preceito na lei divina para diferentes homens e situações” (Familiaris Consortio 34). O tempo na ação ética se desenrola entre a promessa e o cumprimento. A dimensão escatológica do cristianismo exige que consideremos a historicidade da ação moral, que ocorre no caminho da vida por meio de cumprimentos graduais, em tensão entre o valor ideal e a implementação histórica.
O juízo sobre a ação moral, portanto, deve passar da análise de "o que você fez?" para a avaliação de "para onde você está indo?", lembrando que "um pequeno passo, em meio às grandes limitações humanas, pode ser mais agradável a Deus do que uma vida aparentemente ordenada, transcorrendo pelos dias sem enfrentar grandes dificuldades" (AL 305). Segue-se que a provação histórica é o lugar da lei da gradualidade. Nela, põe-se em prática o conhecimento prático que se realiza entre o bem prometido e desejado e o bem efetivamente implementado e alcançado, porque a vida é feita de realizações parciais, de fracassos e recuperações, que sempre tendem para o bem, mesmo que nunca consigam atingi-lo. Nela, finalmente, vêm à tona tanto a questão da responsabilidade e da imputabilidade pelas ações quanto a questão dos fatores condicionantes e das circunstâncias atenuantes.
Os níveis de integração entre a pessoa e a comunidade (o momento pastoral)
Por fim, a última orientação diz respeito aos diferentes níveis em jogo no processo de integração entre o indivíduo e a comunidade. Este é um aspecto que permaneceu em segundo plano na Exortação, mas que é útil recordar: o nível de integração pastoral entre os aspectos ministeriais e pessoais do discernimento; o nível de integração antropológica entre os aspectos internos e externos do indivíduo; o nível de integração eclesial entre a participação na vida comunitária e o acesso aos sacramentos.
O primeiro nível diz respeito à integração pastoral entre o sacerdote e os agentes pastorais familiares. Deve-se estabelecer uma verdadeira relação “pastoral” que apoie a formação de um juízo de consciência correto, ou seja, sem a substituir invasivamente nem a abandonar sem uma orientação respeitosa e autorizada. É preciso enfatizar que, precisamente porque o discernimento ocorre no foro interno, deve ser conduzido com um forte sentido pastoral. Este é o ponto de vista sintético, como afirma a AL 122: “o enorme fardo de ter de reproduzir perfeitamente a união que existe entre Cristo e a sua Igreja não deve ser colocado sobre duas pessoas limitadas, porque o matrimônio como sinal implica ‘um processo dinâmico, que avança gradualmente com a integração progressiva dos dons de Deus’”.
Um segundo nível a ser considerado diz respeito à integração antropológica entre os fóruns interno e externo. Uma vez que o discernimento deve ocorrer com discrição e cuidado com o indivíduo no fórum interno, o processo de integração também deve levar em conta os efeitos e repercussões no espaço externo, pois o casamento, e especialmente a família, são uma realidade social, e a (possível) presença de filhos da primeira e da segunda união traz consigo toda uma série de dinâmicas que têm um impacto significativo na vida cotidiana. À medida que o processo de discernimento e integração do indivíduo se desenrola, ele deve ser amorosamente apoiado na preservação dos muitos relacionamentos que às vezes são feridos, às vezes conflituosos e às vezes sobrecarregados por encargos financeiros e educacionais (basta pensar na responsabilidade de visitar e cuidar dos filhos).
Um terceiro nível, por fim, diz respeito à integração eclesial entre a participação na vida comunitária e o acesso aos sacramentos. Este é o aspecto mais difícil, pois requer uma verdadeira conversão à vida das comunidades cristãs e uma atitude de integração delicada e gradual por parte dos envolvidos. O belo parágrafo da AL 299 expressa esse espírito: “os batizados divorciados e recasados civilmente devem ser mais integrados nas comunidades cristãs [...]. A lógica da integração é a chave do seu acompanhamento pastoral, para que não só saibam que pertencem ao Corpo de Cristo, que é a Igreja, mas possam ter uma experiência alegre e frutuosa dela.”
O restante desta edição também aborda o levantamento das restrições ainda em vigor. É apropriado que o Bispo, juntamente com os conselhos presbiterais e pastorais diocesanos, estabeleçam algumas diretrizes comuns sobre esta questão, incluindo orientações prudenciais para os sacerdotes quanto ao acesso aos sacramentos, a fim de evitar práticas díspares e divergentes.
Especialmente nos vários níveis de integração entre indivíduos e comunidades, será útil que o encontro do Santo Padre com os Presidentes das Conferências Episcopais reúna e faça eco às dificuldades e experiências positivas desta década, para que a recepção da AL possa ser implementada com sabedoria e coragem no seio da Igreja e das comunidades cristãs.
Notas
*Para uma análise aprofundada e uma explicação dos desenvolvimentos da Exortação Apostólica do Papa Francisco, ver: FG Brambilla, Amoris laetitia, un amore cemento (Série Meditações 275), Queriniana, Brescia 2022.
Leia mais
- Os bispos se reunirão no Vaticano na próxima semana para discutir a encíclica 'Amoris Laetitia'. Aqui está o que você precisa saber
- Nos planos para o encontro 'Amoris Laetitia', o Papa continua a mostrar as suas intenções. Artigo de Michael Sean Winters
- O que você precisa saber sobre o encontro do Papa Leão XIV em outubro sobre casamento e família
- Notas de rodapé e indícios: Papa Leão e Amoris Laetitia
- Comunhão para os divorciados
- Os defensores do “nada de mais” de 'Amoris' podem não acreditar realmente nisso
- Quando a alegria habita os lares. Dez anos de Amoris Laetitia. Artigo de Simona Segoloni Ruta
- Uma reunião sinodal sobre famílias – sem famílias? Artigo de Christoph Brüwer
- Encontro em Roma. O Papa convoca os bispos do mundo "para proclamar o Evangelho às famílias de hoje, à luz da Amoris Laetitia".
- Revisitando os pontos-chave da Amoris laetitia
- Mais uma vez, os bispos ao redor do mundo divergem sobre 'Amoris'
- Bispos alemães: comunhão para divorciados em segunda união em alguns casos
- Discussão dos bispos de documento sobre matrimônio e plano pastoral atinge tom tradicionalista. 'Amoris Laetitia' ligada à 'Humanae Vitae'
- ''Eucaristia para os divorciados em segunda união? Proposta impossível'', afirma Dom Gänswein
- “Este é o desvio em que caem os críticos da Amoris Laetitia: o objetivismo na ética”. Entrevista com Rocco Buttiglione
- Amoris Laetitia e a ‘ética do possível’. Limites e possibilidades de um documento sobre ‘a família’, hoje. Revista IHU On-Line N° 483