Papa critica os ataques contra a flotilha de Gaza: "À medida que o ódio se intensifica, a violência não ajuda"

Papa Leão XIV. (Foto: Vatican News)

Mais Lidos

  • O Papa Leão XIV faz um pedido de desculpas histórico pelo papel da Santa Sé na legitimação da escravidão

    LER MAIS
  • Pesquisadores comentam a primeira encíclica de Leão XIV

    Magnifica Humanitas. Limites, possibilidades, perspectivas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Primeira encíclica do Papa Leão XIV reforça o conceito de dignidade ontológica absoluta, denuncia a não neutralidade tecnológica e concentração privada do poder digital e chega a um público que os documentos jurídicos não alcançam, diz advogado e pesquisador da área do Direito

    Magnifica Humanitas: “Uma leitura que nenhum documento governamental teria facilidade de fazer com franqueza”. Entrevista especial com Marcelo Chiavassa

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

27 Mai 2026

“Infelizmente, o povo de Gaza ainda não está recebendo ajuda humanitária. Isso está causando protestos, dificuldades e até mesmo ações por parte daqueles que participaram da flotilha”, observa o Papa, que se dirige a “todas as autoridades” para que auxiliem e acompanhem o povo de Gaza, que está sofrendo, e para que ajudem a “começar a reconstrução agora”.

A informação é publicada por Religión Digital, 26-05-2026.

Respeitem os direitos humanos de todos e ajudem o povo de Gaza. Este apelo do Papa Leão XIV vem de Castel Gandolfo. Ao sair da Villa Barberini, depois de passar algumas horas descansando e trabalhando, e respondendo a perguntas de jornalistas sobre os ativistas da Flotilha Global Sumud detidos pelo exército israelense enquanto tentavam entregar ajuda a Gaza — ativistas que relataram terem sido espancados e maltratados —, o Papa enfatiza que "cada vez mais ódio está sendo fomentado" e que "a violência não ajuda ". É necessário "retornar às negociações", "tentar resolver os problemas por meio do diálogo, sempre respeitando os direitos humanos de todos".

"Infelizmente, o povo de Gaza ainda não está recebendo ajuda humanitária. Isso está causando protestos, dificuldades e até mesmo ações por parte daqueles que participaram da flotilha", observa o Papa, que se dirige a "todas as autoridades" para que auxiliem e acompanhem "o povo de Gaza", que "está sofrendo", e para que ajudem a "começar a reconstrução agora".

Ao ser questionado sobre Inteligência Artificial, um dia após a publicação de sua encíclica Magnifica Humanitas, Leão XVI pediu a continuidade do diálogo com as principais empresas de IA e fez alusão ao trabalho que o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral está realizando com a Anthropic.

"Acho muito importante continuar o diálogo e buscar verdadeiramente uma inteligência artificial desarmada", diz ele, observando que "hoje a guerra é travada com IA", como "no Líbano" e "em outras partes do mundo", "sem pensar nas vidas humanas que são as verdadeiras vítimas de tudo isso".

Leia mais