09 Janeiro 2026
O Papa "reabilita" completamente a figura de Francisco perante o Colégio Cardinalício, demonstrando habilmente que nada do que Bergoglio disse estava em desacordo com o magistério anterior; apenas a ênfase era na novidade.
O artigo é de José Lorenzo, jornalista espanhol, publicado por Religión Digital, 08-01-2026.
Eis o artigo.
Francisco queria restaurar a sinodalidade a um Sínodo assolado por introspecção excessiva, e Leão XIV quer proteger o papado com a colegialidade, a forma mais nobre dessa raiz sinodal, uma tentativa arriscada, especialmente quando as facções ideológicas proliferam mais do que as evangélicas, mas uma tentativa honesta de seguir um caminho inevitável para uma Igreja neste terceiro milênio e de criar o espírito que impulsiona a formulação do Povo de Deus.
Resta saber como essa tentativa se desenvolverá em um momento em que a barca de Pedro, como disse o cardeal dominicano Timothy Radcliffe em sua meditação para este primeiro consistório extraordinário do pontificado, enfrenta tempestades internas, mas a intenção (e a determinação) de Robert F. Prevost parece clara, e ele tem espaço para perseverar nela, fazendo gestos que cativam e não distorcem, se necessário .
Neste ponto, podemos parafrasear Radcliffe, que, às vésperas da honra (e responsabilidade) de contextualizar o objetivo deste consistório, não hesitou em falar do estranho Papa gay que, sem dúvida, existiu nestes dois mil anos, ou de seu amor por uma mulher após já ter feito seus votos, e de como perseverou em sua vocação sendo honesto consigo mesmo e com a outra parte.
O frade dominicano se referia ao colapso da ordem mundial que emergiu após as dores do parto da Segunda Guerra Mundial, ou ao abismo que se abre diante do potencial, em todos os sentidos, da Inteligência Artificial. Foi então que ele disse: "Se ainda não estamos preocupados, deveríamos estar."
In other words, they focussed on the Church’s core priority, not the obsession of a small clique in the rich world. https://t.co/cwDcDfAzd1
— Austen Ivereigh (@austeni) January 9, 2026
E certamente é isso que os grupos mais rigorosos já estão pensando nestas fases iniciais deste consistório: a velha ordem eclesial vem se desfazendo desde o Vaticano II para dar lugar a uma nova era, livre dos artifícios do poder vão, da superstição rígida, da afetação espiritual e das celebrações requintadas reservadas apenas aos iniciados.
Haverá dois passos para a frente e um para trás, e vice-versa; muros serão reconstruídos e fogueiras serão acesas, como está acontecendo neste exato momento na ordem civil, mas o ar que acabar por se infiltrar pelas frestas, mais cedo ou mais tarde, trará o aroma inconfundível do autêntico, do primordial, da matéria que alimenta a esperança desde as origens.
Numa espécie de brilhante manobra, este Papa matemático prenunciou isso ontem de manhã na audiência geral. Seria coincidência que o consistório tivesse começado um dia depois do encerramento do Jubileu? Seria coincidência que fosse no mesmo dia em que ele iniciou seu ciclo de catequese nas audiências gerais — sim, com o Povo de Deus — com um convite claro, inequívoco e repetido para “redescobrir” o Vaticano II, mas “não de segunda mão ”? Seria mera coincidência que ele tenha aberto seu discurso no consistório lendo o primeiro parágrafo inteiro da Lumen Gentium, a Constituição sobre a Igreja do Concílio Vaticano II? “Se ainda não estamos perturbados…”
A manobra nos preparativos para este consistório atingiu o auge quando alguns cardeais estavam chegando a Roma. Na audiência geral, diante de milhares de peregrinos que vieram ver o sucessor de Pedro , ele lhes deu uma verdadeira aula sobre o marco eclesiástico que, no ano passado, completou apenas sessenta anos desde o seu encerramento.
Pope in address to Cardinals this evening: “Herod fears for his throne; he is agitated by what he feels is beyond his control, tries to take advantage of the Magi's desire, and attempts to manipulate their search for his own benefit. Herod is ready to lie, he is willing to do… pic.twitter.com/46k3oivhRZ
— Rich Raho (@RichRaho) January 8, 2026
Em poucos parágrafos, como bonecas matrioskas, Leão XIV extraiu citações de todos os papas que o sucederam – até mesmo de João Paulo I, de quem teve que recorrer a um pensamento de quando ainda era bispo – e em suas expressões, ideias, conceitos, anseios, esperanças, demandas e necessidades foram interligados... soando frescos, atuais, com um "cheiro" de Francisco, mas ficou demonstrado que o papa argentino não fizera nada além de buscá-los na fonte do Concílio, que não eram meros caprichos de um jesuíta que, diziam, também era fraco em teologia e abandonava a tradição para se dedicar ao chá.
Leão XIV agiu de tal forma que aqueles que discordavam de Francisco, aqueles que o atacaram impiedosamente, não pudessem mais afirmar que suas ações eram "franciscanas ". O que eles detestavam era o tom de um Bergoglio que tirava água do Concílio com o mesmo balde que João XXIII, Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI haviam usado (é verdade que alguns com mais zelo do que outros). Ou será que o que eles detestam é o próprio Concílio Vaticano II? Eis a questão.
Com todos os cardeais agora sentados às mesas sinodais organizadas pelo próprio Bergoglio, Leão XIV deixou claro que a sinodalidade não seria apenas um tema (e um dos mais votados, juntamente com a evangelização à luz da Evangelii Gaudium) . E durante a missa desta manhã, ele enfatizou que o motivo da convocação não era satisfazer "agendas pessoais ou de grupo". E um certo desconforto tomou conta de algumas capelas.
I have to admit that I am quite surprised & impressed with this particular insight: "The world order which came into being after the last world war is breaking down. We have no idea of what Artificial Intelligence will yield. If we are not nervous, we ought to be. The Church… pic.twitter.com/0JKUymyJpi
— Mark Lambert (@sitsio) January 8, 2026
Leia mais
- Discurso de abertura do Papa Leão XIV no consistório extraordinário
- O Papa Leão enfrenta o teste do consistório. Artigo de Alberto Melloni
- Após o Jubileu de Francisco, o consistório de Leão XIV: o pontificado de Prevost começa
- Lotado, colegial, voltado para o futuro: o primeiro consistório do Papa Leão XIV. Artigo de Giovanni Maria Vian
- A Porta Santa se fecha: 33 milhões de peregrinos no Jubileu dos Dois Papas
- Jubileu, Fisichella: "Um grande sucesso. Roma venceu o desafio diante dos olhos do mundo"
- O consistório de Francisco. Artigo de Alberto Melloni
- O Papa pede aos cardeais ajuda para “encontrar os cinco pães e os dois peixes” da Igreja (e do mundo) de hoje
- O Consistório após o Jubileu: Leão XIV reencontra os cardeais eleitores
- Um consistório repleto de esperanças e problemas. Artigo de Luigi Sandri
- 'O plano Prevost': eis como será o consistório extraordinário convocado pelo Papa
- O Papa convoca seu primeiro consistório: será nos dias 7 e 8 de janeiro