07 Janeiro 2026
De acordo com a Reuters, a Casa Branca informou o número dois do chavismo que ele deve facilitar o governo de Delcy Rodríguez.
A reportagem é de Juan Diego Quesada, publicada por El País, 07-01-2026.
Os Estados Unidos alertaram Diosdado Cabello de que ele poderá sofrer o mesmo destino de Nicolás Maduro se não facilitar a governança de Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, informou a Reuters nesta terça-feira. A Casa Branca quer que um dos homens fortes do chavismo, que considera capaz de desestabilizar e criar caos durante este período de transição, ajude Rodríguez a manter a ordem.
Cabello, considerada a segunda em comando do regime durante o governo de Maduro, controla as forças de segurança e os grupos de motociclistas, tropas de choque civis que instilam medo na população. Ao contrário de outros funcionários do governo, mais discretos, Cabello apareceu em público poucas horas após a captura de Maduro, usando capacete e colete à prova de balas, e cercada por policiais e militares armados. Pouco antes, unidades das forças especiais americanas invadiram Caracas, levando Maduro, o presidente da época, e Cilia Flores, a primeira-dama.
Segundo uma fonte próxima ao governo americano, Cabello é uma das poucas pessoas leais a Maduro em quem Donald Trump confiou para manter a estabilidade como líderes interinos durante o período de transição. A reportagem também menciona Vladimir Padrino López, Ministro da Defesa e outra figura da ala mais radical do chavismo. Tanto Cabello quanto Padrino são acusados de tráfico de drogas pelos Estados Unidos. Há uma recompensa de US$ 25 milhões pela captura da Ministra do Interior e de US$ 15 milhões pela do Ministro da Defesa.
Nesse contexto, os Estados Unidos forneceram essa informação a Cabello. Não se trata de ameaçar qualquer pessoa. O comandante Hugo Chávez o tinha em alta estima e, até o fim, enquanto agonizava com um câncer incurável em 2013, hesitou entre escolhê-lo ou Maduro. No fim, optou por Maduro, e especulou-se na época que a rivalidade entre os dois poderia comprometer o projeto revolucionário. Contudo, a convivência entre eles tem sido muito bem-sucedida, segundo pessoas familiarizadas com o funcionamento interno do governo, e ambos conseguiram cooperar para manter o poder durante esses anos difíceis, nos quais o chavismo enfrentou problemas de legitimidade, uma deriva autoritária e acusações de violações dos direitos humanos.
Há muitos erros de direito internacional, minha área de expertise, no artigo do meu colega de Folha Joel Pinheiro @JoelPinheiro85. Não dedicarei um texto para rebater, mas seria interessante destacar alguns deles:
— Thiago Amparo (@thiamparo) January 6, 2026
1. o texto pergunta no 1o primeiro parágrafo “será que o Direito…
A aliança agora se desfez, e não foi Cabello quem sucedeu Maduro, apesar de ser o número dois, mas sim Delcy Rodríguez. Segundo a Reuters, o histórico de rivalidade entre ele e ela, bem como com seu irmão, Jorge — presidente da Assembleia Nacional — é longo. Dado o desfecho da crise e o início da era pós-Maduro, os Rodríguez prevaleceram sobre Cabello. A reação deles está causando preocupação em Washington.
Neste momento, é difícil saber que tipo de supervisão Trump imporá aos líderes venezuelanos. Por ora, o presidente dos EUA afirma que entregará entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo a preço de mercado e que esse dinheiro será administrado pelo próprio presidente "em benefício do povo da Venezuela e dos Estados Unidos".
Leia mais
- Razões para não se desesperar em relação à Doutrina 'Donroe'. Artigo de Andy Robinson
- As grandes petrolíferas dos EUA, diante de um negócio bilionário na Venezuela patrocinado por Trump
- Não se trata apenas de petróleo: desdolarização e China, após o golpe de Trump na Venezuela. Artigo de Yago Álvarez Barba
- O inimigo do meu inimigo? Artigo de Jorge Alemán
- Após o sequestro de Maduro, Trump toma medidas para confiscar o petróleo venezuelano
- E se a Venezuela for apenas o começo? Artigo de Francisco Peregil
- O "golpe" de Trump na Venezuela. Artigo de José Luis Ferrando
- A Celac não chega a um consenso sobre a Venezuela
- Forças Especiais dos EUA desempoeiram o drone "Besta de Kandahar" em incursão na Venezuela
- Uma transição estranha na Venezuela. Artigo de Sergio Ramírez
- As grandes petrolíferas dos EUA, diante de um negócio bilionário na Venezuela patrocinado por Trump
- Não se trata apenas de petróleo: desdolarização e China, após o golpe de Trump na Venezuela. Artigo de Yago Álvarez Barba
- EUA elaboraram três cenários para a queda de Maduro, e nenhum deles terminou bem para a Venezuela
- Trump redobra o cerco à Venezuela e ordena impedir a entrada e saída do país de “petroleiros sancionados” pelos EUA
- O governo Trump, após apreender um petroleiro na costa da Venezuela: "Estamos focados em fazer muitas coisas em nosso quintal"
- Exército americano apreende um petroleiro em frente à costa da Venezuela: “Vamos ficar com ele, suponho”
- 5 razões que revelam por que o conflito entre EUA e Venezuela entrou na fase crítica e mais perigosa. Artigo de Boris Muñoz
- Trump ameaça a Venezuela: ‘Vamos exterminar aqueles filhos da p*’
- Trump deu ultimato a Maduro e exigiu renúncia, diz jornal
- Maduro ordena que a força aérea esteja “em alerta e pronta” para defender a Venezuela
- "Gallo Pinto", o ex-espião de Chávez que incriminou Maduro
- Petro propõe um governo de transição e uma anistia geral na Venezuela diante de uma possível agressão dos EUA
- Petro e Trump, à beira do desastre: “Atacar nossa soberania é declarar guerra”
- Trump suspende ajuda à Colômbia e acusa Petro de ser um "líder do narcotráfico"