01 Novembro 2025
Interioridade, unidade, amor e alegria. Esses foram os pontos cardeais da missão que o Papa indicou aos professores em relação a seus alunos, durante o encontro que manteve com todos eles na Praça São Pedro, dentro do Jubileu do Mundo Educativo.
A informação é de José Lorenzo, publicada por Religión Digital, 31-10-2025.
“Eu também fui docente em instituições educativas da Ordem de Santo Agostinho. Por isso eu gostaria de compartilhar com vocês minha experiência”, disse o Papa no início de seu discurso, no qual foi detalhando um a um esses quatro pontos, “princípios que gostaria que se tornassem os pilares de um caminho a percorrer juntos”. Ele também agradeceu “a luminosa constelação de carismas, metodologias, pedagogias e experiências que vocês representam” e com as quais “garantem a milhões de jovens uma formação adequada”.
“É um erro pensar que para ensinar bastam palavras bonitas ou salas de aula bem equipadas, laboratórios ou bibliotecas”, ressaltou o Papa agostiniano, advertindo que vivemos em um mundo dominado por telas e filtros tecnológicos, “muitas vezes superficiais, em que os estudantes, para entrar em contato com sua própria interioridade, precisam de ajuda. E não apenas eles. Também os educadores”.
“Compartilhar o conhecimento não basta para ensinar; é preciso amor. Só assim o conhecimento será proveitoso para quem o recebe, em si mesmo e, sobretudo, pela caridade que transmite”, afirmou Leão XIV, lamentando que “uma das dificuldades atuais de nossas sociedades é não saber valorizar suficientemente a grande contribuição que os mestres e educadores oferecem à comunidade nesse sentido”.
“Tenhamos cuidado”, acrescentou o Papa. “Prejudicar o papel social e cultural dos formadores é hipotecar o próprio futuro, e uma crise na transmissão do saber acarreta uma crise de esperança.” Ele expressou também preocupação com “o crescimento dos sintomas de uma fragilidade interior generalizada, em todas as idades”, nos contextos educativos em que a Igreja está inserida.
“Não podemos fechar os olhos diante desses clamores silenciosos de socorro; ao contrário, devemos nos esforçar por identificar suas causas profundas. A inteligência artificial, em particular, com seu conhecimento técnico, frio e padronizado, pode isolar ainda mais estudantes já isolados, dando-lhes a ilusão de não precisar dos outros ou, pior ainda, a sensação de não serem dignos deles.”
Leia mais
- Leão XIV retorna aos agostinianos: ele abre o capítulo geral na basílica no centro de Roma
- Leão XIV e o desafio pendente da Igreja: profecia ou diplomacia? Artigo de José Carlos Enriquez Diaz
- Leão XIV: calma no Vaticano, silêncio diante da dor do mundo. Artigo de Juan Antonio Mateos Pérez
- Fraterna e desconcertante: a linguagem de Leão XIV. Artigo de Pierangelo Sequeri
- "O desafio de Leão XIV é manter viva a voz profética da Igreja sem cair na neutralidade morna ou em alianças instrumentais". Entrevista com Antonio Spadaro
- "Francisco era um irmão, sentíamos uma forte conexão. Leão XIV segue seus passos e juntos continuaremos o caminho." Entrevista com Bartolomeu I de Constantinopla
- Ser católicos e LGBTQ+ no Peru: as esperanças (e os medos) para Leão XIV
- "Espero que Leão XIV não reverta as reformas feitas por Francisco", afirma Padre Franz Harant, diretor da Rainbow Pastoral Áustria
- Leão XIV começa a mostrar (um pouco) as cartas do seu pontificado
- Ao corpo diplomático. Discurso de Papa Leão XIV
- Papa pacificador? Leão XIV se oferece para mediar disputas em guerras globais
- Primeiro discurso de Prevost, Papa Leão XIV: "O mal não prevalecerá, construamos pontes de paz"
- Papa Leão XIV, a hora de decidir
- Vozes de Emaús: O papa Prevost e a busca de um novo equilíbrio eclesial. Artigo de Faustino Teixeira
- Agostinho e a paz. Artigo de Roberto Cutaia
- Inquietação, o fio condutor entre Francisco e Leão. Artigo de Antonio Spadaro
- Cem dias de Leão XIV: a sóbria continuidade da primavera sinodal
- Cem dias depois de Leão XIV, o Papa normal que reformará a Igreja. Entrevista com Giovanni Maria Vian
- Como o Papa Leão liderará a Igreja? Pistas dos seus primeiros 100 dias
- 100 dias de Leão XIV: um Papa entre a expectativa e a contenção
- Escolhas e surpresas: os primeiros 100 dias do Papa Leão XIV. Artigo de Iacopo Scaramuzzi
- Papa convoca fiéis para dia de oração e jejum pela paz a 22 de agosto
- Leão XIV: diretrizes semelhantes às de Francisco e um estilo diferente
- O Papa blinda o Sínodo: "A sinodalidade é um estilo, uma atitude que nos ajuda a ser Igreja"