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O Papa no Jubileu das Equipes Sinodais: "Ser uma Igreja sinodal significa reconhecer que a verdade não se possui, mas se busca em conjunto"

Foto: Lola Gomez | CNS

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28 Outubro 2025

"A regra suprema na Igreja é o amor. Ninguém é chamado para comandar, todos são chamados para servir; ninguém deve impor suas próprias ideias; todos devem ouvir uns aos outros".

A reportagem é de José Manuel Vidal, publicada por Religión Digital, 26-10-2025.

"As equipes sinodais e os organismos participativos são uma imagem daquela Igreja que vive em comunhão." Este poderia ser o resumo de uma homilia profunda (e, mais uma vez, com um toque franciscano) proferida hoje por Leão XIV no Jubileu das equipes sinodais, "estruturas que expressam o que acontece na Igreja, onde as relações não respondem à lógica do poder, mas à do amor".

Por isso, Prevost insiste mais uma vez que na Igreja, "ninguém é chamado a mandar, todos são chamados a servir; ninguém deve impor suas próprias ideias; todos devem ouvir uns aos outros". Porque "a pretensão de ser melhor que os outros, como o fariseu faz com o publicano, cria divisão e transforma a comunidade em um lugar crítico e exclusivo".

O Papa concluiu sua homilia citando algumas frases belas e clarividentes de Tonino Bello, bispo católico italiano, poeta e pacifista, conhecido por sua defesa dos mais pobres e seu compromisso social, que foi declarado "Venerável" pelo Papa Francisco em 2021: "Santa Maria, mulher afável, alimenta em nossas Igrejas o anseio de comunhão. […] Ajuda-a a superar as divisões internas. Intervém quando o demônio da discórdia serpenteia dentro dela. Apaga os lampejos de facção. Reconcilia as disputas mútuas. Atenua suas rivalidades. Detém-nas quando decidem agir por conta própria, negligenciando a convergência em projetos comuns" (Maria, Donna dei nostri giorni, Cinisello Balsamo 1993, p. 99).

Texto completo da homilia do Papa

Ao celebrarmos o Jubileu das equipes sinodais e dos organismos participantes, somos convidados a contemplar e redescobrir o mistério da Igreja, que não é uma simples instituição religiosa, nem se identifica com hierarquias ou suas estruturas. A Igreja, por outro lado, como nos recordou o Concílio Vaticano II, é o sinal visível da união entre Deus e a humanidade, do seu desígnio de nos reunir a todos numa única família de irmãos e irmãs e de fazer de nós o seu povo, um povo de filhos amados, todos unidos no abraço único do seu amor.

Olhando para o mistério da comunhão eclesial, gerada e salvaguardada pelo Espírito Santo, podemos também compreender a importância das equipes sinodais e dos organismos participativos. Essas estruturas expressam o que acontece na Igreja, onde as relações não respondem à lógica do poder, mas à do amor. As primeiras — para recordar uma advertência constante do Papa Francisco — são lógicas "mundanas", enquanto na comunidade cristã a primazia diz respeito à vida espiritual, que nos permite descobrir que somos todos filhos de Deus, irmãos e irmãs, chamados a servir uns aos outros.

A regra suprema na Igreja é o amor. Ninguém é chamado a comandar, todos são chamados a servir; ninguém deve impor suas próprias ideias, todos devem ouvir uns aos outros; sem excluir ninguém, todos somos chamados a participar; ninguém possui toda a verdade, todos devem buscá-la com humildade e juntos.

A própria palavra “juntos” expressa o chamado à comunhão na Igreja. O Papa Francisco também nos lembrou disso em sua última Mensagem Quaresmal: “A vocação da Igreja é caminhar juntos, ser sinodal. Os cristãos são chamados a caminhar juntos, nunca como viajantes solitários. O Espírito Santo nos impele a sair de nós mesmos para ir em direção a Deus e aos irmãos, e nunca a nos fecharmos em nós mesmos. Caminhar juntos significa ser artesãos da unidade, partindo da dignidade comum de sermos filhos de Deus” (Mensagem Quaresmal, 25-02-2025).

Caminhem juntos.

Aparentemente, é isso que os dois personagens da parábola que acabamos de ouvir no Evangelho fazem. O fariseu e o publicano sobem ao templo para orar. Poderíamos dizer que "sobem juntos", ou, em todo caso, encontram-se no lugar sagrado. No entanto, estão divididos e não há comunicação entre eles. Ambos percorrem o mesmo caminho, mas sua jornada não é uma jornada conjunta. Ambos se encontram no templo, mas um ocupa o primeiro lugar e o outro, o último. Ambos oram ao Pai, mas sem serem irmãos e sem compartilhar nada.

Isso depende sobretudo da atitude do fariseu. Sua oração, aparentemente dirigida a Deus, é apenas um espelho no qual ele se olha, se justifica e se louva. Ele "subiu para rezar, mas não orou a Deus, mas sim louvou a si mesmo" (Santo Agostinho, Sermão 115, 2), sentindo-se melhor do que os outros, julgando-os com desprezo e menosprezando-os. Ele é obcecado pelo seu ego e, dessa forma, acaba girando em torno de si mesmo, sem ter um relacionamento nem com Deus nem com os outros.

Irmãos e irmãs, isso também pode acontecer na comunidade cristã. Acontece quando o "eu" prevalece sobre o "nós", gerando personalismos que impedem relacionamentos autênticos e fraternos; quando o desejo de ser melhor que os outros, como o fariseu faz com o publicano, cria divisão e transforma a comunidade em um lugar crítico e excludente; quando alguém se aproveita da própria posição para exercer poder e ocupar espaços.

É para o publicano, por outro lado, que devemos olhar. Com a mesma humildade dele, nós, na Igreja, também devemos reconhecer nossa necessidade de Deus e uns dos outros, praticando o amor mútuo, a escuta mútua e a alegria de caminhar juntos, sabendo que "Cristo está com os humildes de coração, não com os que se exaltam acima do rebanho" (São Clemente Romano, Carta aos Coríntios, c. XVI).

As equipes sinodais e os organismos participativos são imagem daquela Igreja que vive em comunhão. E hoje gostaria de convidá-los, na escuta do Espírito, no diálogo, na fraternidade e na parresia, a nos ajudar a compreender que, na Igreja, antes de qualquer diferença de gênero ou de papel, somos chamados a caminhar juntos em busca de Deus, despojando-nos do clericalismo e da vanglória, para nos revestirmos dos sentimentos de Cristo. Ajudem-nos a ampliar o espaço eclesial para que seja colegial e acolhedor.

Isso nos ajudará a enfrentar com confiança e espírito renovado as tensões que permeiam a vida da Igreja — entre unidade e diversidade, tradição e novidade, autoridade e participação —, permitindo que o Espírito as transforme, para que não se tornem oposições ideológicas e polarizações nocivas. Não se trata de resolvê-las reduzindo uma à outra, mas sim de permitir que sejam fecundadas pelo Espírito, para que se harmonizem e se direcionem para um discernimento comum.

Como equipes sinodais e membros de organismos participativos, eles certamente sabem que o discernimento eclesial requer "liberdade interior, humildade, oração, confiança mútua, abertura à novidade e abandono à vontade de Deus. Nunca se trata da afirmação de um ponto de vista pessoal ou de grupo, nem se resume à simples soma de opiniões individuais" (Documento Final, 26-10-2024, n.º 82). Ser uma Igreja sinodal significa reconhecer que a verdade não se possui, mas se busca em conjunto, deixando-nos guiar por um coração inquieto e apaixonado pelo Amor.

Caros irmãos e irmãs, devemos sonhar e construir uma Igreja humilde. Uma Igreja que não se mantém ereta como o fariseu, triunfante e introspectiva, mas se humilha para lavar os pés da humanidade; uma Igreja que não julga como o fariseu julga o publicano, mas se torna um lugar acolhedor para todos e para cada pessoa; uma Igreja que não se fecha em si mesma, mas permanece aberta à escuta de Deus para que possa, ao mesmo tempo, escutar a todos. Comprometamo-nos a construir uma Igreja plenamente sinodal, plenamente ministerial, plenamente atraída por Cristo e, portanto, dedicada ao serviço do mundo.

Sobre vós, sobre todos nós, sobre a Igreja espalhada pelo mundo, invoco a intercessão da Virgem Maria com as palavras do Servo de Deus, Dom Tonino Bello: “Santa Maria, mulher afável, alimentai em nossas Igrejas o anseio de comunhão. […] Ajudai-a a superar as divisões internas. Intervide quando o demônio da discórdia se contorcer dentro dela. Apagai as faíscas da facção. Reconciliai as disputas mútuas. Atenuai suas rivalidades. Impedi-a quando ela decidir agir por conta própria, negligenciando a união em torno de projetos comuns” (Maria, Donna dei nostri giorni, Cinisello Balsamo 1993, p. 99).

Que o Senhor nos conceda a graça de permanecermos enraizados no amor de Deus, para que possamos viver em comunhão uns com os outros. Que possamos, como Igreja, ser testemunhas da unidade e do amor.

Leia mais

  • Itália. A virada do Sínodo sobre homossexuais. "Bispos devem aderir às jornadas anti-homofobia". Artigo de Iacopo Scaramuzzi
  • Agora sabemos o que Leão XIV pensa sobre a sinodalidade – e ele concorda principalmente com Francisco. Artigo de Sebastian Gomes
  • O Papa blinda o Sínodo: "A sinodalidade é um estilo, uma atitude que nos ajuda a ser Igreja"
  • A abordagem de Leão XIV à sinodalidade é promissora. Entrevista com Andreas Batlogg
  • Cem dias de Leão XIV: a sóbria continuidade da primavera sinodal
  • Primeira entrevista do Papa Leão revela um cuidadoso canonista. Artigo de Thomas J. Reese
  • Leitura do pontificado de Leão: 5 conclusões da longa entrevista do papa. Artigo de Justin McLellan
  • Polarização e sinodalidade. À margem da recente entrevista com Leão XIV. Artigo de Linda Pocher
  • Primeira entrevista de Leão XIV: "Seguirei Francisco em questões femininas e LGBTQ, mas não mudarei a doutrina"
  • Diálogo, proximidade e espiritualidade: as chaves para ler a revolução silenciosa de Leão XIV para garantir o espírito profético de Francisco. Artigo de José Manuel Vidal
  • "Leão XIV continuará o caminho de Francisco, mas não em questões LGBT ou femininas." Entrevista com Elise Ann Allen
  • Dois novos livros sobre o Papa Leão olham em 2 direções diferentes. Artigo de Kat Armas
  • As razões por trás da restrição da missa em latim. Artigo de Mike Lewis
  • Tradicionalistas: febre episcopal. Artigo de Lorenzo Prezzi
  • Papa visitará Turquia e Líbano no fim de novembro/início de dezembro

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