• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

MPF recomenda que Ibama não autorize Petrobras a explorar Foz do Amazonas

Foto: Edu Schäfer | Studio Brazil

Mais Lidos

  • “Dilexi te”: o prólogo do Papa Leão. Artigo de Lorenzo Prezzi

    LER MAIS
  • Líderes autoritários ocupam brechas deixadas pelo pensamento crítico, razão e autonomia dos sujeitos, operando como seus superegos, que falarão e agirão em seu nome. Neofascismo brasileiro cresce no solo da escravidão e da colonização exploratória

    O processo global neofascista e o veneno automático e infinito do ódio. Entrevista especial com Tales Ab’saber

    LER MAIS
  • ‘Dilexi te’: Leão surpreende com puro evangelho. Artigo de Alberto Roseli

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Festa de Nossa Sra. Aparecida – Maria, presença solidária que antecipa a hora da alegria messiânica

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

10 Outubro 2025

Licença para exploração na Foz do Amazonas só deve ser dada quando a empresa comprovar real capacidade de conter vazamento de óleo.

A informação é publicada por ClimaInfo, 09-10-2025.

Apesar de validar o simulado de vazamento de petróleo e atendimento à fauna (Avaliação Pré-Operacional, ou APO) feita pela Petrobras no bloco FZA-M-59, na Foz do Amazonas, o Ibama reprovou algumas ações da empresa e exigiu ajustes em seu Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF). O órgão informou que não seria necessário fazer uma nova APO para conceder a licença. Mas o Ministério Público Federal (MPF) discorda.

O MPF recomendou ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, que não libere a autorização para o poço que a Petrobras quer perfurar para explorar combustíveis fósseis no bloco 59 até que a empresa demonstre real capacidade de resposta a um vazamento de óleo, informam Veja, eixos, Carta Capital, Poder 360 e Brasil 247. E isso só pode ser verificado em um novo simulado.

O parecer técnico do Ibama listou diversos problemas na APO e indicou que o PPAF previa recursos e estratégias não executáveis na prática, cita o MPF. Mesmo assim, a Diretoria de Licenciamento Ambiental aprovou o simulado e recomendou a concessão da licença. A autorização está condicionada à incorporação das observações dos técnicos ao PPAF e à realização de um novo simulado, que pode ser feito após a liberação da licença.

Para o MPF, porém, a decisão é contraditória e viola normas do licenciamento, já que oferece riscos ao meio ambiente, divide de forma ilegal as etapas do processo e contraria, inclusive, norma do próprio Ibama. Por isso também recomenda que o órgão reconsidere e revogue a aprovação da APO, com base nas inconsistências detalhadas pela própria equipe técnica da autarquia.

O prazo para o Ibama se manifestar é de 72 horas após o recebimento – o documento foi divulgado na 4ª feira (8/10). Caso a recomendação não seja acatada, o MPF poderá adotar as medidas judiciais cabíveis a fim de corrigir as ilegalidades constatadas no procedimento de licenciamento.

A manifestação do MPF ocorreu um dia após o lançamento de um relatório da rede “Parlamentares por um futuro livre de combustíveis fósseis” no qual reivindicam tornar a Amazônia uma região livre da exploração de petróleo e gás fóssil, informam ((o))eco, Mongabay, eixos e IHU. O documento denuncia prejuízos socioambientais da atividade petrolífera, com impactos diretos sobre comunidades e Povos Indígenas amazônidas, e propõe caminhos para uma transição energética justa e sustentável, especialmente para populações locais.

“A Amazônia não pode continuar sendo uma zona de sacrifício. Torná-la livre de petróleo e gás é um passo indispensável para proteger sua biodiversidade, sua população e o futuro do planeta. O chamado é claro: precisamos escolher entre a expansão de uma indústria que ameaça a vida e a construção de um modelo que respeite os limites da Natureza e as vozes daqueles que sempre cuidaram da floresta. Como membros desta rede, vemos a COP30 como uma oportunidade inestimável para exigir que os governos cumpram essas exigências, necessárias para alcançar um futuro além do uso já obsoleto de combustíveis fósseis”, reforçam no El País os deputados federais Célia Xakriabá (PSOL-MG) e Ivan Valente (PSOL-SP), que integram a rede.

Em tempo

A crescente presença de lobistas da indústria de combustíveis fósseis nas conferências do clima ligou um sinal de alerta para representantes da sociedade civil, informa O Globo. Um relatório da “Kick the Big Polluters Out (KPBO)”, que reúne mais de 450 organizações da sociedade civil, mostrou que mais de 1.700 lobistas dos setores de carvão e petróleo e gás estavam na COP29, em Baku. A “delegação fóssil” só foi menor que as do país anfitrião, o Azerbaijão, do Brasil e da Turquia, que quer sediar a COP31. Na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, um outro petroestado, houve ainda mais lobistas do setor: 2.450. Diante disso, a ONU publicou novas diretrizes para dar mais transparência ao credenciamento de observadores. As regras, porém, foram consideradas insuficientes por várias instituições, que cobram uma atuação também do governo brasileiro para evitar o problema.

Leia mais

  • Parlamentares de sete países querem barrar novas explorações de petróleo na Amazônia
  • Derrame de petróleo na Foz do Amazonas seria pior do que desastre no Golfo do México
  • Exploração de petróleo na Foz do Amazonas é uma “bomba” na biodiversidade
  • Vazamento de óleo na Foz do Amazonas pode atingir países vizinhos, diz expedição
  • Vazamento de petróleo no Equador já atinge meio milhão de pessoas
  • Alto lá, esta terra tem dono: atrocidades do país da COP30. Artigo de Gabriel Vilardi 
  • Os desastres ambientais desmascaram o capitalismo. Artigo de Sandoval Alves Rocha
  • BR-319: uma rodovia para o caos climático no coração da Amazônia
  • Petrobras é reprovada em plano de resgate de animais na Foz do Amazonas
  • MPF recomenda negar licença para a Petrobras explorar na Foz do Amazonas
  • Vazamento de petróleo na foz do Amazonas contaminaria Amapá e países vizinhos
  • Rio em fluxo: o impacto das mudanças do clima na Amazônia
  • Petróleo é veneno para a Amazônia, do Amapá ao Equador
  • CNPE adia decisão sobre retomada das obras de Angra 3
  • Gás fóssil: Uruguai propõe gasoduto para ligar Vaca Muerta ao Brasil
  • O impacto para o clima do petróleo na Foz do Amazonas
  • Pescadores de Marajó protestam contra exploração de petróleo na Foz do Amazonas
  • Petroleiras estrangeiras na Foz do Amazonas podem ser favorecidas com PL do Licenciamento
  • Ibama aprova plano da Petrobras sobre fauna na Foz do Amazonas e exploração de petróleo na área fica mais próxima
  • Explorar petróleo na Amazônia é “fazer guerra para ter paz”, compara ex-presidente do Ibama

Notícias relacionadas

  • Desenvolvimento: Amazônia não é uma tábula rasa. Entrevista especial com Daniela Alarcon

    LER MAIS
  • Quinto vazamento de petróleo do ano pinta de preto a Amazônia peruana

    Horas depois do Dia Internacional dos Povos Indígenas, as imagens de fontes de água da Amazônia tingidas de petróleo volta[...]

    LER MAIS
  • Arena da Amazônia é um elefante branco (e dos grandes) na floresta brasileira

    Nossa história tem raízes no começo dos anos 1880 e nos delírios dos barões da borracha. Sentados à beira do vasto Rio Amazo[...]

    LER MAIS
  • Incêndios na Amazônia ameaçam dizimar indígenas isolados

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados