• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

"O diálogo inter-religioso deve ser a chave para o plano de Trump para Gaza", afirma Rabino Rosen

Foto: Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • O título e o conteúdo da primeira encíclica do Papa Leão XIV

    LER MAIS
  • "Luzes para Gaza", a procissão digital de tochas começa em Nápoles. Em um dia, foi assistida por milhões de pessoas do mundo todo

    LER MAIS
  • Figura-chave do ambientalismo e pensador-chave do decrescimento, Jason Hickel visitou Madri para defender a necessidade de retirar o poder da classe capitalista no Congresso como a única maneira possível de salvar o planeta da crise climática

    “A crise climática não pode ser resolvida dentro do capitalismo”. Entrevista com Jason Hickel

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    26º domingo do tempo comum – Ano C – Um convite: superar a indiferença com a solidariedade concreta

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

03 Outubro 2025

  • Para o líder religioso judeu, figura de destaque nas relações com cristãos e muçulmanos, a "Casa da Família Abraâmica" em Abu Dhabi é um "local ideal" para implementar o ponto 18 do plano dos EUA para acabar com a guerra na Faixa de Gaza. "Essa cláusula já está incluída nos Acordos de Abraão, mas não foi implementada."

  • O rabino destaca a importância de um "patriarca latino tão sábio e profundamente espiritual como Pizzaballa, que entende os medos e as aspirações das várias partes".

A reportagem é publicada por AsiaNews e reproduzida por Religión Digital, 03-10-2025.

O ponto 18 do plano de paz de Trump, que se refere ao diálogo inter-religioso, é "potencialmente muito importante" porque "já existe tal cláusula nos Acordos de Abraão, mas ela não foi implementada", disse David Rosen, um rabino britânico que se naturalizou israelense e filho do rabino e educador inglês Kopul, à AsiaNews nesta entrevista algumas horas antes do início do Yom Kippur, o solene feriado judaico de expiação.

"Tenho a impressão de que os Emirados Árabes Unidos, em particular", continua a figura intelectual e religiosa, "entendem a importância desse aspecto muito melhor do que os líderes políticos israelenses. A participação de líderes e figuras religiosas em reuniões públicas baseadas no respeito pode ter um enorme impacto na educação das pessoas sobre o fato de que somos todos membros de uma única Família Abraâmica e no aprendizado de como nos conhecer e respeitar uns aos outros."

O ponto 18 do plano de paz desenvolvido pelos EUA e apresentado pelo presidente Donald Trump, que já foi aprovado pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e aguarda resposta do Hamas, afirma: "Um processo de diálogo inter-religioso baseado nos valores de tolerância e coexistência pacífica será iniciado para tentar mudar a mentalidade e a narrativa de palestinos e israelenses, enfatizando os benefícios que podem ser derivados da paz." Nesse sentido, o rabino Rosen lembra que "estruturas" para o diálogo já existem. "O Rabinato Chefe de Israel", continua, "tem uma comissão para o diálogo oficial com a Comissão da Santa Sé para as Relações Religiosas com o Judaísmo. O Fórum de Paz de Abu Dhabi seria um parceiro natural para esse propósito e poderia reunir líderes religiosos palestinos nesse compromisso."

Os Emirados Árabes Unidos também abrigam a "Casa da Família Abraâmica", que o Vigário Apostólico da Arábia do Sul, Bispo Paolo Martinelli, descreveu repetidamente como um "modelo positivo", mesmo para uma Terra Santa em guerra. "A Casa da Família Abraâmica", continua o Rabino Rosen, "é um exemplo extraordinário do conhecimento e da contribuição positiva dos Emirados Árabes Unidos para a compreensão inter-religiosa. Sua presença é um testemunho impressionante, e todos que visitam o complexo se sentem comovidos e inspirados. Localmente, possui muitos programas bem-sucedidos. No entanto, na minha opinião, deveria ser mais proativa em termos de impacto global e seria um local ideal para desenvolver as atividades previstas no ponto 18 do plano Trump."

David Rosen foi um dos promotores das relações diplomáticas entre o Vaticano e Israel, estabelecidas em 1994, e membro da Comissão bilateral. Nos últimos anos, tem se dedicado ao diálogo e ao debate aberto entre as partes, mesmo em tempos de crise, sem poupar críticas aos líderes de seu próprio país, como quando descreveu a atitude do Estado judeu em relação à Santa Sé como "ultrajante". Nascido na Grã-Bretanha, estudou em uma yeshivá em Jerusalém e alistou-se no exército israelense. Posteriormente, serviu como rabino na Cidade do Cabo, África do Sul, de 1975 a 1979. Antes de retornar a Israel, serviu como Rabino-Chefe na Irlanda.

Seus cargos anteriores incluem Diretor do Departamento de Assuntos Inter-religiosos do Comitê Judaico Americano (AJC) e Conselheiro Honorário para Relações Inter-religiosas do Rabinato Chefe de Israel. Em novembro de 2005, foi nomeado Cavaleiro da Pontifícia Ordem de São Gregório Magno por sua contribuição à promoção da reconciliação entre católicos e judeus. O Rabino Rosen é um dos signatários de um apelo publicado em agosto passado por dezenas de rabinos e líderes religiosos judeus ortodoxos — do movimento "Ortodoxo Moderno", liderado pelo Rabino Yosef Blau — contra a violência dos colonos e a crise humanitária em Gaza.

Por fim, o líder judeu reconhece o papel do Cardeal Pierbattista Pizzaballa nestes dois anos de conflito, com dezenas de milhares de mortos e a devastação da Faixa de Gaza, sem esquecer a difícil situação das famílias dos reféns que aguardam o retorno de seus entes queridos sequestrados pelo Hamas: "Na Terra Santa, somos todos abençoados pela presença de um patriarca latino tão sábio e profundamente espiritual, que entende os medos e as aspirações das diferentes partes. O papel que ele desempenha - afirma o Rabino Rosen - é muito importante e tem grande potencial para o futuro na promoção da reconciliação, se e quando o conflito terminar." "A presença cristã é importante para a saúde da sociedade israelense e palestina, por razões históricas e morais. O status de um grupo religioso minoritário - conclui - é sempre o reflexo mais profundo da saúde social e moral de uma sociedade, especialmente em sua terra de origem [o cristianismo]."

Leia mais

  • O necessário diálogo inter-religioso. Artigo de Leonardo Boff
  • “A espada na pedra”: a teologia e o diálogo inter-religioso nos nossos dias. Entrevista com Faustino Teixeira
  • "Não haverá paz no mundo sem teologia do pluralismo religioso". Entrevista especial com José María Vigil 
  • Religiões pela paz. Artigo de Paolo Benanti
  • Pizzaballa: "O que está acontecendo na Faixa é injustificável, a guerra contra civis"
  • 80 rabinos ortodoxos se manifestam contra a violência dos colonos e a crise humanitária em Gaza
  • Todos os pontos-chave do plano de Trump. E o que ele pode fazer com o sonho de um Estado palestino
  • Pela primeira vez, duas ONG israelenses acusam Israel de genocídio na Faixa de Gaza
  • O que diz o relatório encomendado pela ONU sobre o genocídio de Gaza, quais são suas implicações e por que ele é importante
  • Estudiosos acusam Israel de cometer genocídio em Gaza
  • Contra o genocídio palestino, o sumud como força inabalável de resistência. Entrevista especial com Ashjan Sadique Adi

Notícias relacionadas

  • EUA. Luteranos ratificam documento inter-religioso católico

    Um documento inter-religioso que afirma que católicos e luteranos não mais estão divididos em muitas questões centrais relacio[...]

    LER MAIS
  • Cinquenta anos de diálogo católico-luterano

    Em 2017, ocorrerá não só o quinto centenário do início da Reforma Protestante: ocorrerão também os 50 anos desde que a Igre[...]

    LER MAIS
  • Católicos estadunidenses, Trump e a autobiografia de uma nação. Artigo de Massimo Faggioli

    "Os católicos italianos aprenderam a ver Berlusconi como um problema italiano criado por italianos (incluindo os católicos); ess[...]

    LER MAIS
  • Israel começa doutrina de punições e prêmios coletivos na Cisjordânia

    Dez meses depois do estouro da maior onda de violência em uma década, e a apenas 50 dias das eleições municipais palestinas [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados