• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Tarifas atingem montadoras americanas: GM perde US$ 1,1 bilhão

Mais Lidos

  • Gaza: sob os escombros de 125 mil toneladas de bombas, palestinos tentam resistir à fome e à sede. Entrevista especial com Arlene Clemesha

    LER MAIS
  • Uma oração e fé em tempos angustiantes. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Por que Trump teme o Pix. Artigo de Paul Krugman

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Maria Madalena e o nome de quem Ele conhece

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

23 Julho 2025

Uma tarifa uniforme de 25% causa um aumento de custos de 41,9 mil milhões de dólares para os três grandes grupos do setor de Detroit.

A reportagem é de Diego Longhin, publicada por La Repubblica, 23-07-2025. 

As primeiras a sofrer o impacto negativo das tarifas de Trump são as montadoras americanas, as mesmas que, segundo a Casa Branca, devem se beneficiar da nova política protecionista. Os últimos números são da General Motors, que fechou o segundo trimestre com prejuízo de 35,4%, de US$ 1,9 bilhão, enquanto a receita caiu 1,8%, para US$ 47,1 bilhões, com as taxas alfandegárias americanas sobre o setor desferindo um duro golpe, chegando a US$ 1,1 bilhão. E as projeções da GM para o ano indicam um impacto negativo das tarifas entre US$ 4 e US$ 5 bilhões. Isso é mais do que o esperado pela ítalo-franco-americana Stellantis, que estima um impacto negativo entre US$ 1 e US$ 1,5 bilhão. A Ford Motor também considera um possível impacto de até US$ 1,5 bilhão em seu lucro operacional devido às tarifas para 2025.

Geopolítica

Por outro lado, é importante entender que o setor automobilístico norte-americano é um sistema único e amplo, composto por diversas fábricas nos Estados Unidos, Canadá e México, de onde saem componentes e peças. E grande parte da montagem está localizada fora dos Estados Unidos. A tarifa de 25% atualmente só está causando prejuízos para as montadoras, pelo menos até que a produção seja transferida do México e Canadá para os EUA, como Trump deseja. Mas as fabricantes temem que as perdas de participação de mercado, devido aos preços mais altos e à perda de vendas, nunca sejam recuperadas.

A previsão da GM para um segundo semestre de 2025 mais fraco reflete volumes "sazonalmente menores", aumento nos gastos com lançamentos de novos veículos e dois trimestres impactados por tarifas. O grupo com sede em Detroit espera um lucro operacional anual entre US$ 10 bilhões e US$ 12,5 bilhões, após reportar um lucro de US$ 6,5 bilhões no primeiro semestre do ano. A CEO Mary Barra enfatiza que a empresa está reorganizando algumas operações em vista das tarifas, reiterando seu investimento de US$ 4 bilhões em fábricas nos EUA.

O Centro de Pesquisa Automotiva afirma que uma tarifa uniforme de 25% sobre todos os parceiros comerciais resultaria em um aumento de US$ 107,7 bilhões nos custos para todas as montadoras dos EUA e um aumento de US$ 41,9 bilhões nos custos para as Três Grandes: Stellantis, General Motors e Ford. Muito depende da participação das fabricantes na montagem dos EUA. Ford e Tesla, por exemplo, sofrerão um impacto menor porque sua participação na produção nos EUA é alta, enquanto para a General Motors os riscos são maiores, como mostram as previsões do CEO Barra.

Leia mais

  • Trump anuncia tarifas de 25% sobre "todos" os carros não fabricados nos EUA
  • Guerra tarifária de Trump: trunfo flexível ou risco global?
  • Tarifaço de Donald Trump derruba bolsas, empobrece americanos e começa a preocupar republicanos
  • Tarifas de Trump. “É como uma guerra em que todos perderão”. Entrevista com Jeffrey Sachs
  • EUA: tribunal declara que as tarifas de Trump são ilegais
  • Como as tarifas de Trump impactam a América Latina
  • Soberania, o agro e o golpismo antipatriótico. Artigo de Gabriel Vilardi

Notícias relacionadas

  • Católicos estadunidenses, Trump e a autobiografia de uma nação. Artigo de Massimo Faggioli

    "Os católicos italianos aprenderam a ver Berlusconi como um problema italiano criado por italianos (incluindo os católicos); ess[...]

    LER MAIS
  • Suprema Corte argentina barra tarifaço de 1000% e impõe derrota a Macri

    LER MAIS
  • Uber se alia à Volvo para ter uma frota de carros sem motorista

    A decisão mais temida pelos motoristas do Uber começa a se tornar realidade. A empresa firmou um acordo com a montadora sueca Vo[...]

    LER MAIS
  • Trabalhadores da Mercedes sob tensão. O temor de receber telegrama com anúncio de demissão

    Ouvir o som da campainha ou a chamada do carteiro no portão de casa tornou-se um trauma para trabalhadores da Mercedes-Benz, em S[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados