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13 Junho 2025

 "O cenário futuro é incerto. Essa transição religiosa deve ser longa, até se estabilizar e acabarmos com esse proselitismo religioso e mercantil que domina a sociedade brasileira em nossos dias."

O artigo é Roberto Malvezzi (Gogó), publicado por Outras Palavras, 11-06-2025. 

Roberto Malvezzi (Gogó) é músico e escritor católico. graduado em Estudos Sociais e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena e em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo. Foi coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) por seis anos. Reside em Juazeiro-BA e atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco.

Eis o artigo.

Catolicismo sangra ao não apostar na renovação e nas Comunidades Eclesiais de Base. Evangélicos, fortes na periferia, frustram muitos com a mercantilização da fé, gerando desigrejados. A transição religiosa é incerta – e requer atenção para não fortalecer a ultradireita

Alguns pontos:

1. Transição religiosa

O que os números indicam não é apenas o abandono de um Igreja Cristã por outra, ou a saída do catolicismo para o protestantismo neopentecostal, mas uma verdadeira transição religiosa: crescem os evangélicos percentualmente, mas não na proporção esperada e agora representam (26,9%) da população brasileira; diminuem os católicos, mas não na proporção esperada (56,7%); crescem os adeptos do candomblé (1%); diminuem os espíritas (1,8); crescem os sem religião (9,4%). Se olharmos com mais cuidado para os números, vamos perceber que a transição religiosa é ampla e aponta caminhos futuros, talvez como o que aconteceu na Europa. Primeiro a transição do catolicismo para o protestantismo. Agora, o esvaziamento tanto do catolicismo como do protestantismo para os indiferentes às religiões, o que não significa ateísmo.

2. Os empobrecidos nas igrejas

criou-se o mito que os empobrecidos e pretos estavam todos indo para o neopentecostalismo protestante. Entretanto, os números questionam esse mito. A região mais católica do Brasil é o Nordeste (63,9%). O estado mais católico do Brasil é o Piauí (77,43%). Entretanto, o Piauí é o 25º estado no ranking do PIB brasileiro. Mesmo no Norte, a região mais evangélica do Brasil, a maioria continua católica, ainda que estejamos falando de um catolicismo nominal. Mas, também há hoje os evangélicos nominais, que não frequentam nenhuma igreja. O IBGE não capta essa nuance. Mas, muitos pastores críticos das posturas neopentecostais hoje falam no crescimento dos “desigrejados”, isto é, pessoas que se identificam como evangélicas, mas não estão em nenhuma Igreja.

3. O que explica o Nordeste

 a região tem lastro na piedade popular, em figuras como Ibiapina, Pe. Cícero, Frei Damião, Ir. Dulce, Dom Hélder Câmara, Canudos, Caldeirão, Pau-de-Colher e tantos outros e outras que deitaram raízes no meio do povo. A piedade popular é devota, acolhedora, servidora, sabe colocar Deus e as pessoas na mira do Evangelho. Além do mais, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) continuam enraizadas, e elas tem uma fé mais adulta, mais madura, que não se permite qualquer tipo de ilusão ou proselitismo religioso.

4. As periferias das grandes cidades

Aí é que os evangélicos penetraram com mais fecundidade, já que a Igreja Católica sempre teve dificuldade com essa transição do rural para o urbano. As CEBs foram durante muito tempo a “base” do catolicismo nas periferias. Entretanto, a vontade da cúpula eclesial de desmantelar as CEBs – até nos documentos oficiais da Igreja o termo desapareceu por razões claras -, o vazio deixado por elas tornou a Igreja quase que ausente das periferias.

5. Movimentos midiáticos de massa

Fica claro também que esses movimentos midiáticos de massa não alteram a qualidade e a quantidade de pessoas fiéis às Igrejas. É a presença real, o trabalho miúdo, que pode ser reforçado pelo uso de mídias, que gera discípulos e seguidores. Vale aqui registrar o velho debate: “devoções geram devotos, mas só o seguimento gera discípulos”. O desafio de um conteúdo mais maduro na fé, principalmente entre os católicos, é o que pode desacelerar o esvaziamento da Igreja Católica.

6. Perspectivas católicas

Não há mágica, tudo depende do trabalho a ser feito. A Igreja Católica, se não quiser continuar sangrando, terá que recuperar o espírito das CEBs, terá que cultivar suas lideranças, enraizar a formação bíblica e catequética, terá que cultivar a essência das CEBs que é a união evangélica de “fé e vida”. Terá que rever os ministérios, inclusive na linha do Sínodo para Amazônia, que solicitou a ordenação de homens casados para o sacerdócio e diaconato para as mulheres que lideram as comunidades. A estrutura pesada da Igreja Católica, ao estilo do exército romano, não tem mobilidade para acompanhar a transição religiosa. A figura do Papa Francisco também trouxe muita gente de volta à Igreja, por sua postura acolhedora, misericordiosa, justa e proponente da fraternidade universal e o esforço por uma ecologia integral.

7. Perspectivas evangélicas

Minha convicção é que – baseada na opinião de vários pastores e pastoras que acompanho –, a mercantilização da fé, a busca frenética por dinheiro, por fama, por sucesso, às custas do suor do povo simples das periferias urbanas, está descaracterizando a proposta original dos evangélicos. Por isso, o grande número de 'desigrejados'. Então, esse arrefecimento da expansão evangélica pode se tornar até uma regressão, pela percepção que o próprio povo tem da vulgaridade de algumas dessas lideranças.

8. Enfim

O cenário futuro é incerto. Essa transição religiosa deve ser longa, até se estabilizar e acabarmos com esse proselitismo religioso e mercantil que domina a sociedade brasileira em nossos dias.

9. Meu único medo

É que essa base social que está transitando religiosamente, continue sendo e expandindo a base ideológica da “extrema direita brasileira no meio dos empobrecidos”. Há aí também os grupos católicos ultraconservadores, mas eles tendem a ser predominantemente da classe média e extratos de cima da sociedade.

Leia mais

  • A transição religiosa no Brasil: 1872-2049. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Por que o avanço evangélico estagnou e não deve voltar? Artigo de Fabio Miessi e Raphael Corbi
  • A nova fotografia da religião no Brasil segundo o Censo de 2022. Artigo de Jeferson Batista
  • O acelerado crescimento dos templos evangélicos e a transição religiosa no Brasil. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • A expansão evangélica no Estado: do Executivo ao Judiciário. Entrevista especial com Ronaldo Almeida
  • Quem são? Por que eles crescem? No que eles creem? Pentecostalismo e política na América Latina
  • Os evangélicos e o poder na América Latina
  • Cidades de São Paulo onde os evangélicos ultrapassaram os católicos
  • A transição religiosa nas grandes regiões do Brasil
  • A transição religiosa em ritmo acelerado no Brasil
  • Uma projeção linear da transição religiosa no Brasil: 1991-2040
  • A aceleração da transição religiosa no Brasil: 1872-2032. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • “É fundamental tirar a dimensão religiosa da disputa política”, afirma cientista político
  • A encruzilhada do catolicismo brasileiro
  • Transição Religiosa – Católicos abaixo de 50% até 2022 e abaixo do percentual de evangélicos até 2032
  • Catolicismo no Brasil em Declínio: os dados do Censo de 2010
  • América Latina. Catolicismo em queda livre?
  • Nem só católico, nem só evangélico: o Brasil das múltiplas religiões e religiosidades revelado pelos jovens. Entrevista especial com Regina Novaes

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