24 Mai 2025
O cardeal Pablo Virgilio David se encontrou com um líder visitante da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na quarta-feira, o primeiro dia do prelado filipino de volta a Manila após uma viagem de quase um mês a Roma.
A reportagem é de Joseph San Mateo, publicada por Crux, 23-05-2025.
David, um dos cardeais asiáticos mais reconhecidos durante o recente conclave, recebeu o élder Patrick Kearon, dos Santos dos Últimos Dias, na cúria diocesana da Diocese de Kalookan, no norte da região metropolitana de Manila.
David, de 66 anos, bispo de Kalookan desde 2016, também é presidente da Conferência Episcopal Católica das Filipinas e vice-presidente da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas.
O encontro de David com Kearon, nascido na Inglaterra, na manhã de quarta-feira foi seu primeiro compromisso de alto escalão depois que ele desembarcou em Manila na noite de terça-feira.
“Foi maravilhoso rever o Cardeal David”, disse Kearon, segundo um comunicado à imprensa da Igreja de Jesus Cristo nas Filipinas. “Ele está constantemente cuidando daqueles que podem ser esquecidos. Lembrei-me do ensinamento do Salvador em Mateus 25,40: ‘Quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes’”.
Anteriormente chamada de Igreja Mórmon, a Igreja de Jesus Cristo é uma pequena minoria nas Filipinas, composta por cerca de 900 mil membros neste país de 86 milhões de católicos romanos. No entanto, esta igreja, com sede em Salt Lake City, Utah, tem estado na vanguarda de muitos esforços ecumênicos em diferentes partes do mundo.
David, biblista da Universidade Católica de Louvain, frequentemente enfatiza a necessidade de se envolver em diálogo ecumênico e inter-religioso. Em entrevista ao Vatican News em 05-10-2024, o prelado falou que envolver diferentes religiões é importante, especialmente na Ásia, onde "o cristianismo é uma pequena minoria", com exceção das Filipinas, de maioria católica.
Nesta entrevista, realizada durante o Sínodo sobre a Sinodalidade, David disse que os católicos asiáticos trouxeram suas vozes ao sínodo "para garantir que permaneçamos abertos ao diálogo intercultural e inter-religioso".
“Acredito que estamos encontrando espaços para poder colaborar, para poder caminhar com pessoas de outras crenças, outras religiões, outras denominações dentro do cristianismo — para podermos trabalhar juntos pela justiça social, pelos mais pobres entre os pobres, pelos direitos humanos, pela integridade da criação. Essas são preocupações prioritárias entre os povos asiáticos”, disse David.
A defesa de David pelos pobres e negligenciados foi, de fato, um dos pontos focais de seu encontro com Kearon na quarta-feira.
Kearon, de 63 anos, “expressou admiração pelos esforços contínuos do cardeal para elevar os pobres e ministrar aos marginalizados”, disse a Igreja de Jesus Cristo, referindo-se às visitas de David a pessoas privadas de liberdade.
Os dois líderes religiosos “também discutiram esforços para ajudar indivíduos a superar o vício, particularmente a dependência de drogas”.
Foi a polêmica guerra às drogas travada pelo ex-presidente Rodrigo Duterte que trouxe David à proeminência nacional. O cardeal, formado por jesuítas, estava entre os maiores críticos da guerra às drogas de Duterte, que, segundo grupos de direitos humanos, matou cerca de 30 mil suspeitos de tráfico de drogas.
A diocese de David, lar de algumas das comunidades mais pobres da região metropolitana de Manila, foi um dos locais que testemunhou os piores assassinatos da guerra às drogas. O falecido Papa Francisco notou a defesa de David às vítimas da guerra às drogas, ao abençoar o bispo filipino em uma visita ad limina.
Um dos esforços da diocese de David foi o programa comunitário de reabilitação de drogas chamado Kaagapay.
David e Kearon, após o encontro no escritório do cardeal, juntaram-se a um grupo de cerca de 250 presos em liberdade condicional e ex-detentos que se beneficiaram do ministério Kaagapay.
Kearon doou 30 conjuntos do manual Encontrando Força no Senhor: Resiliência Emocional, da Igreja de Jesus Cristo. Este "foi criado para ajudar indivíduos a fortalecer o bem-estar emocional enquanto aplicam os ensinamentos de Jesus Cristo e aprendem habilidades práticas para a vida".
A Igreja de Jesus Cristo também doou 250 kits de alimentos e 250 kits de higiene para os beneficiários do ministério Kaagapay.
Além de discutir suas defesas compartilhadas, a Igreja de Jesus Cristo disse que David, no encontro com Kearon, “ofereceu uma reflexão rara e pessoal sobre o processo que levou à eleição do Papa Leão XIV”.
Em uma postagem no Facebook, David lembrou que, durante as sessões pré-conclave, “vários cardeais ofereceram palavras de segurança em suas intervenções, ecoando o 'Não tenham medo' de Jesus”.
Ele disse que suas discussões foram repletas de mensagens como: “Acreditamos que o Espírito Santo já escolheu o próximo papa. Ele está aqui entre nós, mas ainda não o identificamos. Caro irmão, seja você quem for, se a sorte cair sobre você quando votarmos, por favor, aceite. Asseguramos nossa lealdade e fidelidade”.
“Não sei por que essas palavras me comoveram profundamente, até as lágrimas”, disse o cardeal.
David continuou falando sobre o conclave em uma missa na quinta-feira, na Declaração do Vínculo Espiritual Especial de Afinidade entre a Basílica de Santa Maria Maior em Roma e o Santuário Diocesano e Paróquia da Imaculada Conceição em Malabon.
Durante a missa de quinta-feira, David lembrou a eleição de Leão como “uma grande bênção pela qual somos verdadeiramente gratos a Nosso Senhor”.