08 Mai 2025
O novo Pontífice da loggia da bênção: “Gostaria que esta saudação entrasse nos vossos corações, chegasse às vossas famílias e a todos os povos da Terra”
A informação é publicada por La Repubblica, 08-05-2025.
“A paz esteja com todos vocês. Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo ressuscitado, o Bom Pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse em seus corações, alcançasse suas famílias e todos os povos da Terra. A paz esteja com vocês.” Estas são as primeiras palavras do Papa Leão XIV, que se apresentou ao mundo aparecendo na sacada da bênção na Praça de São Pedro. O Pontífice falou de paz, da “paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante” de um “Deus que nos ama a todos incondicionalmente”.
Então o pensamento de Prevost foi para o Papa Francisco: "Ainda guardamos em nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa de Francisco, que abençoou Roma." Um Pontífice, Francisco, que deu sua última “bênção ao mundo inteiro na manhã de Páscoa”. "Deus nos ama", continuou o Papa Leão, "Ele nos ama a todos. O mal não prevalecerá, estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus e entre nós, sigamos em frente, somos discípulos de Cristo, Cristo nos precede. O mundo precisa da sua luz."
"Ajude-nos a construir pontes com o diálogo, com os encontros, para nos unir a todos, para sermos um só povo", disse Prevost, que se apresentou como agostiniano, à multidão na Praça de São Pedro. Obrigado, Papa Francisco. Mas também quero agradecer a todos os meus irmãos cardeais que me escolheram como sucessor de Pedro. Sempre buscando a paz e a justiça, sempre trabalhando como homens e mulheres fiéis a Cristo, para proclamar o Evangelho e ser missionários.
O novo Papa espera “uma Igreja sinodal, que busque a paz, a caridade, que tente estar sempre próxima de quem sofre”. Em seguida, a oração à Nossa Senhora, antes de recitar a Ave-Maria: "Hoje é o dia da súplica à Nossa Senhora de Pompeia. Nossa mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar perto de nós e nos ajudar com sua misericórdia." Em seguida, a saudação à Igreja Romana: "À Igreja de Roma, uma saudação especial. Devemos tentar ser uma Igreja missionária, para construir pontes". Por fim, o Pontífice dirigiu-se aos fiéis em espanhol, recordando o seu papel como missionário no Peru, saudando a diocese de Chiclayo.