• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Como os 'lockdowns' afetaram a saúde mental dos adolescentes

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Março 2025

Confinamento durante a pandemia de covid-19 gerou impactos psicológicos profundos em muitos jovens, que ainda hoje sofrem de ansiedade, problemas de concentração e depressão.

A reportagem é de Alexander Freund, publicado por DW, 11-03-2025.

Lena (nome fictício) reluta em falar sobre os lockdowns. Como muitos outros, a universitária de 21 anos não quer ser lembrada da pandemia de covid-19. Aqueles anos fizeram a boa aluna que gostava de ir à escola abandonar o sonho de ser professora, conta à DW.

Com raiva, ela diz que a pandemia "roubou completamente as nossas vidas. Não podíamos mais encontrar os amigos, todos estavam apenas mexendo em seus telefones". Em vez de jogar vôlei no clube como de costume, só lhe restou maratonar séries de TV. As aulas digitais funcionaram após um certo tempo, mas eram muito estressantes. "Além disso, a escola não é só para aprender", reclama Lena. "Ninguém mais estava interessado em nós. Estávamos completamente perdidos".

Ela diz que conseguiu superar esse período irritante da pandemia. Contudo, algumas pessoas de sua antiga turma ou de seu círculo de amizades ficaram um pouco "estranhas ou 'cringes'" desde então, avalia ela.

Isolamento, solidão e impotência

A maioria dos jovens vivenciou o confinamento de forma semelhante à de Lena. Isso também é confirmado por estudos de longo prazo nos quais a presidente da Associação Alemã de Proteção à Criança, Sabine Andresen, desempenhou um papel de liderança.

Muitos jovens reclamaram que suas preocupações foram ignoradas: "Não somos vistos, não somos ouvidos. Nossos interesses, direitos e necessidades recebem prioridade secundária quando se trata de decisões difíceis", resume a pesquisadora sobre as reações mais comuns entre os jovens.

"Isso é sobre o sentimento de solidão, de impotência, a experiência de ser completamente expulso de sua vida cotidiana regular de um dia para o outro e não saber de nada: 'O que está sendo tirado de mim? Como posso moldar meu futuro?'. Planos para o futuro também são importantes para os jovens", argumenta Andresen.

Ansiedade, depressão e dificuldades cognitivas

Professora assistente do Departamento de Antropologia da Universidade Comenius, na Eslováquia, Darina Falbová conduziu um estudo sobre os sintomas mais comuns dos lockdowns de longo prazo entre adolescentes. A conclusão dela é que o fechamento de escolas, as restrições de contato e os toques de recolher contribuíram significativamente para o aumento de problemas de saúde mental entre os jovens.

"Os sintomas mais comuns a longo prazo incluem perda de memória, dificuldade de concentração, dificuldade para resolver problemas e para encontrar as palavras certas", lista Falbová. Esses sintomas, segundo ela, ocorrem com frequência muito maior em mulheres. "Sintomas físicos, como redução da capacidade física e dores de cabeça, também foram mencionados com frequência", acrescenta.

Outros estudos mostram que, cinco anos após os confinamentos, muitos jovens sofrem de transtornos alimentares e de ansiedade e depressão.

As mudanças no estilo de vida associadas ao confinamento – mais tempo de tela, menos atividade física e distúrbios do sono – também trazem impactos negativos à saúde mental e física. As mulheres relataram ainda irregularidades no ciclo menstrual, o que pode estar relacionado ao estresse e às alterações hormonais após a covid-19, segundo a antropóloga.

Fardo adicional para faixa etária já estressada

Mesmo antes de 2020, problemas de saúde mental já eram comuns nessa faixa etária, quando a pressão escolar, as mídias sociais, a ansiedade climática e a incerteza econômica levaram ao aumento das taxas de depressão e ansiedade, explica Falbová.

A pandemia agravou as doenças existentes e trouxe consigo novos sintomas. Segundo a antropóloga, a ansiedade, a depressão e as dificuldades cognitivas aumentaram significativamente entre os jovens.

Falbová diz que, durante e depois da pandemia, as preocupações e os problemas dos jovens muitas vezes não foram levados suficientemente a sério. Eles receberam menos atenção porque estavam "em menor risco de doença grave por covid-19". Essa postura, porém, ignorou "o impacto mais amplo [da pandemia] em sua saúde mental, educação e desenvolvimento a longo prazo".

Lições para a próxima pandemia

Na ciência, na sociedade e na política, avaliações das regras adotadas na pandemia ainda estão longe de serem concluídas. Ainda assim, vistas da perspectiva de hoje, muitas medidas de confinamento soam exageradas.

"A pandemia de covid-19 nos mostrou que, embora proteger a saúde pública seja crucial, as consequências de longo prazo para a geração mais jovem têm sido frequentemente negligenciadas. Uma das lições mais importantes é que a saúde mental deve ser tão importante quanto a saúde física", disse Falbová.

Caso alguma zoonose perigosa ou gripe aviária venha causar outra pandemia, "a sociedade e os políticos devem adotar uma abordagem mais equilibrada e prudente em relação às crianças e aos jovens", aconselha a especialista.

"Em futuras crises de saúde, os gestores públicos devem encontrar maneiras de permitir o contato social seguro, seja por meio de atividades ao ar livre, grupos de apoio ou programas comunitários cuidadosamente estruturados."

Leia mais

  • A pandemia traz problemas emocionais a todos, mas nem todos têm acesso a diagnóstico. Entrevista especial com Celia Szwarcwald
  • Pandemia e qualidade de vida: estudo aponta tristeza, ansiedade e solidão como sentimentos frequentes
  • O que é o ‘corona blues’ e como afeta a saúde mental da população, segundo Byung-Chul Han
  • COVID-19 está afetando a saúde mental das pessoas
  • Pandemia e saúde mental: o que sabemos sobre impactos e medidas mitigadoras? Artigo de Monika Dowbor, Marilia Veronese, Lídia Ten Cate e Brenda Thamires Comandulli
  • Ensaio sobre o tempo des-esperado. A saúde mental em tempos de Covid-19
  • Pesquisador fala sobre como a Covid-19 tem impactado a saúde mental da população brasileira
  • O risco agora é a pandemia da mente
  • Pandemia, saúde e psique
  • Procura por atendimento psicológico nas periferias aumenta durante a pandemia
  • “Covid-19 não é uma pandemia, mas uma sindemia”: o vírus afeta também a psique
  • Como a arte ajuda a superar os efeitos emocionais da pandemia 
  • Pesquisa constata que a pandemia de covid-19 deixou um terço dos jovens sentindo que a vida está fora de controle
  • Apesar do protagonismo, juventude pagará a conta da pandemia. Entrevista especial com Tauá Lourenço Pires
  • Pandemia eleva número de jovens nem-nem pela falta de trabalho e condições de estudo. Entrevista especial com Denise Guichard Freire
  • Coronavírus, primeiro estudo de Harvard sobre a Itália: “De emergência sanitária se passará para emergência psicológica”
  • “É um trauma que permanecerá conosco por muito tempo. Na fase 2 aumenta o risco de depressão”. Entrevista com Stefano Bolognini, psicanalista
  • Os motivos por trás da grande onda de depressão adolescente

Notícias relacionadas

  • Participação de jovens no mercado de trabalho passa de 41,78% para 34,31% em 10 anos

    34,31% dos trabalhadores do mercado formal do Vale do Sinos possuem de 15 a 29 anos. No entanto, a participação destes trabalhad[...]

    LER MAIS
  • As periferias de Porto Alegre: Suas pertenças, redes e astúcias. Bases para compreender seus saberes e dinâmicas éticas. Entrevista especial com Leandro Pinheiro

    LER MAIS
  • Esticadores de horizontes: Força da Cufa para salvar juventude da dependência (IHU/Adital)

    LER MAIS
  • Pesquisa revela opinião dos jovens sobre as Olimpíadas

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados