08 Janeiro 2025
A reportagem é de José Lorenzo, publicado por Religón Digital, 07-01-2025.
“Agradecemos ao Papa pelo dom dos Reis que ele deu a toda a Igreja. Como mulher e religiosa, estou muito feliz por estas duas nomeações”, disse Lourdes Perramon, OSR, vice-presidente da CONFER, em declarações ao Religión Digital sobre a nomeação da nova prefeita e pró-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica nas pessoas da missionária da Consolata, Simona Brambilla, e do salesiano Ángel Fernández Artime.
“Destaco vários aspectos de Simona Brambilla: por um lado, ela foi secretária geral do Dicastério e conhece bem a equipe e o funcionamento interno; além disso, foi superiora geral de sua Congregação, os Missionários da Consolata, e neste serviço também teve relação com o Dicastério; por outro lado, destaco a sua experiência como missionária em Moçambique”, diz a este portal a superiora geral das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.
"Ela possui um amplo conhecimento sobre o funcionamento dos Institutos de Vida Consagrada e traz valor e impulso ao Dicastério, para que continue sendo um auxílio na fidelidade à nossa vocação. Além disso, como missionária, teve a oportunidade de vivenciar o sofrimento das pessoas e experimentar ainda mais a universalidade da Igreja", acrescente.
"Também nos enche de satisfação a nomeação do salesiano espanhol Ángel Fernández Artime como pró-prefeito. Creio que juntos abrirão uma nova forma de governar. Com certeza, essa liderança compartilhada ajudou no avanço do modo sinoda que estamos", afirma Perramón.
Para o vice-presidente dos religiosos e religiosas espanhóis, a nomeação de Simona “é o resultado de um processo que começou há muitos anos com a incorporação das mulheres nos lugares da Igreja onde as decisões são tomadas”.
“A Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, reorganizando a Cúria, já abriu a porta para as mulheres dirigirem dicastérios. Então neste momento é mais um passo e de forma compartilhada podemos fazer a vida caminhando juntas para melhor servir a Igreja”, destaca a freira.