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O Cardeal Kasper acredita que a ordenação como diácona é possível e sensata

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01 Novembro 2024

As mulheres podem tornar-se diáconas? O Sínodo Mundial, com a aprovação do Papa, marcou a questão como aberta. Depois de uma longa luta consigo mesmo, o cardeal Walter Kasper formou uma opinião.

A informação é publicada por Katholisch, 31-10-2024.

O Cardeal Walter Kasper vê a ordenação de mulheres como diáconas como teologicamente possível e pastoralmente sensata. O ex-líder do Vaticano para o ecumenismo disse numa entrevista à revista “Communio” (online, quinta-feira) que há muito que lutava para responder a esta pergunta. “Cada igreja local seria livre para decidir se queria fazer uso desta opção ou não”, continuou Kasper. O cardeal enfatizou que estava falando de diáconos permanentes, e não de ordenação diaconal como uma etapa de transição para a ordenação sacerdotal.

Segundo Kasper, o argumento tradicional a favor da ordenação de mulheres como diáconas é que as Igrejas ocidentais e orientais conheceram este ofício nos primeiros séculos. Não se pode dizer que a ordenação de diáconos não era um sacramento naquela época, uma vez que estes termos teológicos só se desenvolveram mais tarde. Não é apropriado ver as ordenações naquela época apenas como sacramentais, ou seja, apenas como bênçãos simbólicas: “O fato de que – até onde eu sei – as formas de ordenação para diáconos e diaconisas também fala contra isso”.

A unidade do sacramento da ordem não é um argumento para Kasper

Kasper também não se convenceu com o argumento de que as mulheres não podem ser ordenadas diáconas porque as ordenações como diáconos, sacerdotes e bispos são um sacramento inseparável do "Ordo". Papa Bento XVI (2005-2013) deixou claro que os diáconos, ao contrário dos padres e bispos, não representam Jesus Cristo como o cabeça da igreja. Além disso, a ordenação episcopal só foi finalmente reconhecida como sacramento pelo Concílio Vaticano II (1962-1965). “Houve e não há diferenças insignificantes dentro do único sacramento do Ordo, bem como desenvolvimentos históricos que foram orientados para as necessidades pastorais”, enfatizou Kasper.

A questão de saber se as mulheres podem ser ordenadas como diáconas tem sido uma questão controversa dentro da Igreja Católica há anos. Várias comissões nomeadas pelos papas já analisaram esta questão sem chegar a uma conclusão clara. Uma decisão do Papa também está pendente. Em 1994, o Papa João Paulo II (1978-2005) declarou simplesmente que a Igreja não tinha autoridade para ordenar mulheres como sacerdotes. O documento não continha nenhuma declaração sobre diáconas. O Sínodo Mundial, que terminou no domingo passado, descreveu a questão da ordenação de diáconos como aberta no seu documento final.

Sinodalidade como meio contra abusos

Kasper vê os resultados do Sínodo Mundial como pontos de partida para lidar com os abusos na Igreja. O cardeal disse que a breve menção ao tema no relatório final “certamente” não era suficiente. Mas foi bom ter um lembrete. “Como o Sínodo enfatizou a escuta, a interação atenta, apreciativa e respeitosa, especialmente com as pessoas vulneráveis, ele indiretamente deu uma contribuição fundamental para a questão do abuso”, continuou Kasper. Ele vê a sinodalidade como “quase um ataque frontal” contra o clericalismo. A obrigação dos bispos de prestarem contas regularmente, conforme previsto pelo Sínodo, é também uma medida preventiva fundamental contra encobrimentos.

“A construção de um estilo sinodal e de instituições sinodais e o processamento e prevenção de abusos andam de mãos dadas. Como a confiança é rapidamente destruída, mas a confiança perdida só pode ser reconstruída a longo prazo, o processamento de abusos e a construção de um estilo sinodal nos manterá ocupados por muito tempo”, enfatizou o cardeal. No geral, Kasper ficou satisfeito com o Sínodo Mundial. O tipo de consulta foi uma “alternativa benéfica aos argumentos agressivos e a toda a falta de cultura que prevalece hoje nos debates políticos e, infelizmente, também nos debates eclesiais”. No final, restaram “só supostos vencedores e humilhados, feridos vencidos”. As coisas foram diferentes nas deliberações em Roma: “No Sínodo, conseguimos avançar sinodalmente, isto é, juntos, com uma maioria esmagadora”.

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