• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Para irmãs em regiões remotas, um tipo de diaconato faz parte do ministério

Mais Lidos

  • A nova fotografia da religião no Brasil segundo o Censo de 2022. Artigo de Jeferson Batista

    LER MAIS
  • Dom Ivo Lorscheiter e sua abertura ao diálogo ecumênico. Artigo de Thiago Alves Torres

    LER MAIS
  • Primeiros sinais sobre para onde o Papa Leão liderará a Igreja. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Solenidade de Pentecostes – O sopro do Espírito impulsiona para a missão. Comentário de Virma Barion

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

11 Outubro 2024

Alguém na plateia parecia surpreso quando a irmã Mercy Elizabeth Young mencionou, durante uma apresentação em painel sobre ecologia, sinodalidade e mulheres em 4 de outubro em Roma: "Apenas na semana passada, tive que conduzir três funerais".

A reportagem é de Rhina Guidos, publicada por National Catholic Reporter, 09-10-2024.

"Por que isso é possível... como é possível e não possível para outras mulheres?" alguém na plateia perguntou.

"Já existem lugares, dentro do ensinamento da Igreja, que permitem — em circunstâncias excepcionais, de maneiras muito limitadas e temporárias às vezes — que isso aconteça", explicou Young.

Como coordenadora da vida paroquial e catequista em Wilcannia, na Austrália rural, com uma população de 745 habitantes, Young participa do acompanhamento pastoral e espiritual, conduz liturgias, incluindo celebrações dominicais, batismos e funerais — tudo com a autorização do bispo local — porque não há diáconos nem padres para atender à população.

"Estou ministrando em lugares onde ninguém mais está, então ninguém fica surpreso. Todos estão muito felizes que alguém esteja lá representando a Igreja", disse ela.

A única surpresa vem, na maioria das vezes, de fora.

"Estou ministrando em lugares onde ninguém mais está, então ninguém fica surpreso. Todos estão muito felizes que alguém esteja lá representando a Igreja." — Irmã Mercy Elizabeth Young

"Então, ouvi essa reação de pessoas em outros lugares, mas nunca tive essa reação [das pessoas para quem ministro] porque acho que, se você vai onde há lacunas, onde não há ninguém já presente, as pessoas ficam muito gratas por ter alguém para ministrar com elas, ao lado delas", disse ela ao Global Sisters Report. "É muito importante dar credibilidade, para as pessoas que servimos, especialmente para que saibam que isso é autorizado".

É uma situação familiar também para a irmã franciscana catequista Laura Vicuña Pereira Manso, que atende comunidades indígenas em Porto Velho, Brasil, parte da região amazônica. Juntamente com Young, ela compartilhou suas experiências em um evento promovido pelo grupo Discerning Deacons e pela Conferência Eclesial da Amazônia, da qual é vice-presidente.

Ambos os grupos organizaram orações e outros eventos educacionais e diálogos focados nas mulheres no ministério durante o Sínodo sobre a Sinodalidade de 2 a 27 de outubro, que alguns dos delegados do encontro participaram.

À medida que o tema das mulheres no diaconato gerou debate no início do Sínodo, as irmãs se juntaram a outras mulheres em discussões sobre como algumas delas já desempenham funções diaconais, tanto como leigos quanto como religiosas.

"Eu vivo isso na minha vida diária," disse Pereira Manso ao Global Sisters Report, sobre um ministério que também envolve deveres que um diácono pode desempenhar.

Parte disso é inspirado no que ela observou sua mãe fazer ao cuidar espiritualmente dos outros em Rondônia, Brasil, uma região remota da Amazônia onde não havia mulheres religiosas, padres ou diáconos na época.

"Minha mãe era diácona, mesmo não tendo sido ordenada", disse Pereira Manso. "Ela dava formação para comunidades onde não havia comunidade católica. Ela chegava e começava a formação para a comunidade. Quando as pessoas estavam prontas, ela ia para outra comunidade. Essa é a vocação de serviço, levar a Palavra onde não existe".

Agora, Pereira Manso deu um passo além, defendendo o diaconato feminino.

"A nossa luta que estamos travando hoje é para as futuras gerações", disse ela ao Global Sisters Report. "Não acho que vou conseguir colher os frutos dessa colheita. Acho que meu papel é plantar as sementes".

Ela não tem, de qualquer forma, uma vocação para o diaconato, disse ela. "Muitas pessoas pensam: 'Você quer virar uma diácona?' Não. Mas eu sei que há mulheres, muitas mulheres que têm essa vocação. Nós falamos por elas".

Young, a irmã da Misericórdia australiana, no entanto, disse que há algo no diaconato que a chama. "Ser uma irmã é um grande privilégio, e eu represento algo maior do que eu mesma. Eu pertenço a uma comunidade", disse ela. "Acho que o chamado à vida consagrada e o chamado ao ministério ordenado podem coincidir". Ministrar a famílias em batismos e funerais "é um grande privilégio", falou.

"Esse é um dos destaques do meu ministério, porque você está se conectando com pessoas com as quais pode ter se conectado pastoralmente, mas agora em um espaço litúrgico. Você está trazendo todo o peso do alimento da história, ministério, ritual, que está além de qualquer pessoa. O espírito está presente de uma maneira que é tão diferente de outras formas," disse ela.

Para Pereira Manso, defender as mulheres no diaconato também é pessoal.

"Eu tenho uma irmã, um parente de sangue, que tem uma vocação. Mas para viver sua vocação, ela teve que ir para outra igreja, já que a Igreja Católica ainda não tem a ordenação de mulheres diáconos," disse ela. "Portanto, sinto-me chamada a amplificar a voz das mulheres que têm essa vocação. É por isso que digo que meu papel é semear, plantar".

Para Young, seu vislumbre sobre os sacramentos abriu uma nova janela espiritual. "O Espírito está presente de uma maneira que é tão diferente de outras formas," disse ela.

No ministério prisional, por exemplo, "era uma coisa ter um papel de cuidado pastoral, mas quando você levava as pessoas para aquele espaço de ritual, novas coisas se abriam. As pessoas eram capazes de perdoar os outros; antes não conseguiam perdoar. Elas conseguiam encontrar cura para a dor e a perda em suas vidas. É realmente especial".

"A tangibilidade dos nossos sacramentos," continuou, "toca as pessoas de uma maneira que palavras não tocam, porque há a sacramentalidade da nossa vida ritual. Poder compartilhar isso com as pessoas é extremamente especial".

Cuidar de famílias em um funeral, por exemplo, tem sido especial porque se encontra "as riquezas da vida da pessoa e poder compartilhar isso, e compartilhar isso de uma maneira que reúne a oração, o ritual, a singularidade das pessoas e a solidariedade que temos como comunidade," disse Young.

Às vezes, sua atração por esse ministério é inexplicável, disse ela — algo que era aparente desde jovem. Como sua mãe se lembrou, quando Young lhe contou que sentia o chamado aos 7 anos, o mesmo ano em que se tornou católica, sua mãe perguntou por que ela queria fazer isso, pensando que poderia estar relacionado a vestidos bonitos.

"Eu disse: 'Não sei. Eu só quero,'" ela se lembrou. "É assim que soube que era um chamado. ... Mas é algo que, assim como o chamado posterior à vida religiosa, simplesmente continua vindo. Não vai embora. É algo do Espírito Santo. É muito difícil de explicar".

É um anseio que continua até hoje, disse ela.

"Mesmo quando você tenta ir em direções diferentes, isso continua voltando. Mesmo as coisas diferentes que fiz profissionalmente, como irmã, acabei voltando para papéis que se parecem muito mais com o que o diaconato pode parecer", acrescentou.

Para aqueles com esse anseio, Pereira Manso disse que continuará lutando para manter a porta e a discussão abertas. Mesmo que o Papa Francisco e outros oficiais do Vaticano tenham recentemente descartado a ideia de diáconas mulheres neste momento, Pereira Manso afirmou que acredita que a melhor esperança vem de mulheres nas periferias, onde a igreja não tem outra escolha a não ser permitir que elas participem.

"Não vamos perder a esperança", disse ela ao público que ouvia as mulheres no painel. "A porta não está fechada".

Leia mais

  • As mulheres, o diaconato e o Sínodo. Artigo de Phyllis Zagano
  • Phyllis Zagano apresenta livro definitivo sobre mulheres e sinodalidade
  • Mulheres diáconas? Parte II. Artigo de Phyllis Zagano
  • Mulheres diáconas? Parte I. Artigo de Phyllis Zagano
  • Há espaço na tenda? Artigo de Phyllis Zagano
  • O Sínodo poderá introduzir novos processos de exercício da autoridade e reconhecer novos sujeitos. Entrevista especial com Andrea Grillo
  • O sexo feminino impede que se receba a Ordem? Um comentário sobre o novo livro de Andrea Grillo
  • A diferença de Deus e a diferença da ordem social. Artigo de Andrea Grillo
  • A ordem sagrada e a imunidade do ministério: em diálogo com G. Lorizio. Artigo de Andrea Grillo
  • A solução fracassada: as mulheres e o ministério eclesial. Artigo de Andrea Grillo
  • Imaginar e fazer sínodo. Artigo de Andrea Grillo
  • Rumo a uma teologia do ministério ordenado feminino. Artigo de Andrea Grillo
  • Do “dispositivo Ratzinger” à “Opção Francisco”: rupturas e continuidades na Igreja do século XXI. Artigo de Andrea Grillo
  • Uma vocação universal ao ministério ordenado? Diálogo entre Andrea Grillo e Maria Cristina Bartolomei
  • "Ministeria propter homines et ministeria per homines." Artigo de Andrea Grillo
  • A reserva masculina, as mulheres que votam no Sínodo e um texto de São Paulo. Artigo de Andrea Grillo
  • A sombra do Código de Direito Canônico sobre o caso Lintner: a teologia como capacho? Artigo de Andrea Grillo
  • As duas imoralidades. Sobre as tarefas do Dicastério para a Doutrina da Fé. Artigo de Andrea Grillo
  • Sínodo e mulher: o espaço do diaconato entre autoridade feminina e magistério sobre a reserva masculina. Artigo de Andrea Grillo
  • Pré-história do Sínodo: em relação à mulher e ao rito, toda reforma é suspeita? Artigo de Andrea Grillo
  • Sínodo e sacramentos: entre a sociedade de honra e a sociedade da dignidade. Artigo de Andrea Grillo
  • Tríplice jubileu de Tomás de Aquino, um santo acessível a todos
  • De foeminae potestate: Tertuliano, Tomás de Aquino e João XXIII. Artigo de Andrea Grillo
  • “Quaestio de mulierum similitudine”: Tomás de Aquino, a mulher e o escravo. Artigo de Andrea Grillo
  • Debate sobre o diaconato feminino: o método de São Tomás de Aquino. Artigo de Andrea Grillo
  • Uma igreja de muitos ministérios: mulheres e ministérios instituídos
  • De mulieribus ordinandis: percursos nas fontes teológicas medievais (1). Boaventura e o simbolismo da mediação
  • De mulieribus ordinandis: percursos nas fontes teológicas medievais (2). A mulher "sócia" / "imagem de Deus" e "uma nova episteme"
  • De mulieribus ordinandis: caminhos em fontes teológicas medievais. Uma fonte rabínica da teologia cristã sobre a mulher?
  • Uma ministerialidade no feminino. Exortação e nota pastoral de Dom Antonio Staglianò, bispo de Noto
  • Mulheres ordenadas na Igreja Católica: “É apenas uma questão de tempo”, diz bispo alemão

Notícias relacionadas

  • Hija de Berta Cáceres exige mayor celeridad de la justicia

    LER MAIS
  • As "intenções do Vaticano II" e o diaconato feminino: Menke e a paralisia da tradição. Artigo de Andrea Grillo

    "Poderíamos resumir a tese de Menke assim: a elaboração da ‘unidade triádica’ do ministério ordenado – episcopado, pres[...]

    LER MAIS
  • Diaconisas e subsidiariedade em uma Igreja fragmentada

    Quase três semanas após o anúncio da comissão vaticana sobre diaconisas, ainda não temos muita informação sobre a sua pauta[...]

    LER MAIS
  • Contaminação por agrotóxicos tem afetado comunidades indígenas, diz antropóloga

    O uso de agrotóxicos tem contaminado o solo e a água usada por comunidades indígenas em todo o país, segundo a antropóloga L[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados