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Da Bíblia às notícias: ida e volta. Artigo de Severino Dianich

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24 Setembro 2024

"Acontecimentos sangrentos acontecem hoje, diante dos nossos olhos, naqueles mesmos lugares onde a nossa imaginação nos leva quando lemos a Bíblia, não menos impressionantes do que aqueles que preenchem tantas páginas da Sagrada Escritura. E, em grande parte, pelos mesmos motivos: a conquista da terra", escreve Severino Dianich, teólogo italiano, em artigo publicado por Settimana News, 21-09-2024.

Eis o artigo.

Viemos de uma tradição espiritual secular que nos ensinou e nos acostumou a anestesiar a Bíblia.

No fim do século XVI, Alessandro Allori pintou uma tela representando Santa Catarina de Ricci. A santa é representada com uma expressão devota no rosto, ao levantar os braços num gesto de violência sem precedente: agarrando uma criança pelas pernas, ela a bate contra uma pedra. Na pedra está escrito: "Beatos qui allidit parvulos tuos ad petram Salmo CXXXVI" (Bem-aventurado aquele que lança sobre a pedra os vossos pequeninos).

É o salmo, conhecido pelo seu famoso início - “Ao longo dos rios da Babilônia, ali nos sentamos e choramos, lembrando-nos de Sião” -, em que o salmista passa em poucos versos da pungente nostalgia da pátria distante até a mais irada de todas as injúrias possíveis: "Filha de Babilônia, bem-aventurado aquele que agarra os teus pequeninos e os atira contra a pedra".

Requer uma operação mental difícil

Raramente a raiva e a sede de vingança foram expressas com tanta violência, mas os devotos de Santa Catarina de' Ricci tomaram suas palavras, com total indiferença, para referi-las à força de espírito com que a santa conduziu sua batalha insone contra os vícios.

Quem reza o salmo, portanto, é obrigado a realizar uma ousada operação mental, a realizar num instante, para passar da imagem da cena que as palavras produziram na sua alma à ideia de um compromisso espiritual. de natureza radicalmente oposta. Isto é para nos salvar da violência das palavras e das paixões que elas acendem.

Graças a uma formação comprovada na oração litúrgica, estamos habituados a anestesiar os textos bíblicos, quer empurrando-os para o seu passado, como se fossem documentos de arquivo, quer destilando os seus significados espirituais. Onde então ressoa a palavra de Deus – é inevitável perguntar. Dos espaços rarefeitos da nossa leitura espiritual ou dos contextos ásperos das coisas que aconteceram, tal como são narradas?

Hoje, apesar de os processos de espiritualização das coisas contadas na Sagrada Escritura terem se tornado um costume consolidado na vida espiritual do cristão, diante do conflito atroz que ensanguenta a “terra santa”, o que é intelectualmente possível, sentimentalmente está se tornando extremamente difícil, para não dizer impossível.

Acontecimentos sangrentos acontecem hoje, diante dos nossos olhos, naqueles mesmos lugares onde a nossa imaginação nos leva quando lemos a Bíblia, não menos impressionantes do que aqueles que preenchem tantas páginas da Sagrada Escritura. E, em grande parte, pelos mesmos motivos: a conquista da terra.

A conexão entre os eventos que estão acontecendo e aqueles que ocorreram em tempos distantes é muito chocante e envolvente para escaparmos do poder dos sentimentos e não ficarmos chocados com eles.

Talvez nunca antes, na busca da escuta constante da palavra de Deus, o cristão se tenha encontrado em dificuldades na leitura das histórias antigas, cheias de violência, que são contadas na Bíblia.

A chegada simultânea de notícias da guerra e dos massacres que hoje ocorrem naquela mesma terra, inspirando-se e legitimando-se nas narrativas das Escrituras, choca-o e deixa-o confuso. Mesmo que estejamos habituados a anestesiar os textos bíblicos, passar da escuta da crítica de imprensa à Liturgia das Horas da manhã, ao canto dos salmos e à leitura do livro de Josué com uma participação interior calma e devota parece uma tarefa impossível.

Palavras e sentimentos

Entre muitas das palavras que somos chamados a pronunciar ou a ouvir e os sentimentos de fé que estão destinadas a suscitar na alma, destaca-se, assustadoramente, a barreira dos 41 mil palestinos que morreram na Faixa de Gaza devido à guerra em curso. O motivo da guerra? Ainda hoje, como então, a conquista da terra. A legitimação de travar a guerra? Deus disse a Israel: "Todo lugar onde repousarão as plantas dos teus pés, eu te designei, como prometi a Moisés... Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo: nunca te deixarei, nem te desampararei" (Jos 1,3-5).

Uma coisa é ler sobre a conquista da terra designada por Deus ao povo de Israel e discuti-la na sala de uma faculdade de teologia, outra coisa é orar com a Bíblia nas mãos. Quem estuda história e lê sem perturbação sobre os israelitas que “tomaram e mataram à espada a cidade, o seu rei, todas as suas aldeias e todos os seres viventes que nela havia” (Jos 10.37), como se lê na história de Tácito na Conquista romana da Grã-Bretanha.

Estudando o livro dos Salmos do ponto de vista literário, poderei admirar a poderosa invenção expressiva do salmista que deseja a justa vitória sobre os seus inimigos, dizendo: "Que o teu pé seja banhado em sangue e a língua dos teus cães receber a sua parte entre os inimigos" (Sl 68,24). Mas não posso orar pronunciando tais palavras. A oração, de fato, envolve você e o emerge naquilo que você lê.

A investigação científica dos textos é feita marginalizando as emoções, mas não se pode orar sem emoção. A oração é um ato apaixonado. Sem a paixão de buscar a Deus (“Teu rosto, Senhor, eu procuro” Sl 27,8) não é possível orar.

Na verdade, quando rezamos ouvindo uma leitura bíblica ou com as palavras dos salmos, a imaginação acompanha as palavras e as imagens despertam os sentimentos. Os suscitados pelo acontecimento encontram-se inevitavelmente e chocam-se com aqueles que o cristão, na fidelidade ao Evangelho, procura cultivar e manter na sua alma.

Se eu bendisse ao Senhor "minha rocha, que treina as minhas mãos para a guerra, os meus dedos para a batalha" (Sl 144,1), a alma cristã tudo fará para não tornar suas as palavras que a boca pronuncia. O salmista me chamará à alegria porque o Senhor fará chover “brasas, fogo e enxofre sobre os ímpios” (Salmos 11,6), mas não poderei fazê-lo, porque Jesus me disse: “Faça o bem àqueles que te odeio" (Lucas 6.27). Eu deveria então me alegrar porque o Senhor “feriu na mandíbula todos os meus inimigos” (Sl 3,8), mas não o farei, pois me foi dito: “Quem te bater no rosto, ofereça o outro também " (Lucas 6.29).

Embora, na liturgia, aqueles que redigiram os textos para serem recitados, cantados ou simplesmente ouvidos tivessem o cuidado de evitar algumas passagens particularmente violentas, hoje parece necessário reabrir e manter aberto o problema do impacto que as palavras têm sobre o almas dos participantes. Ao orar sozinho, porém, com o Antigo Testamento e os salmos em mãos, a oração se tornará espontaneamente uma interação das antigas palavras dos santos de Israel com os versículos evangélicos seguintes: “Mas eu vos digo...” (Mt. 5,22), pronunciada por Aquele que não “veio abolir a Lei ou os Profetas”, mas antes dar-lhes “pleno cumprimento” (Mt 5,17).

Só assim, se Deus nos der a graça, poderemos passar da escuta da crítica da imprensa à oração com a Bíblia nas mãos.

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