13 Mai 2024
Os acontecimentos recentes mostram como o Sul global ganha proeminência à medida que a dinâmica católica muda, desafiando o domínio europeu e remodelando a perspectiva e as políticas globais da Igreja.
A opinião é de Isabelle de Gaulmyn, editora-sênior do La Croix e ex-vaticanista. O artigo foi publicado por La Croix International, 09-05-2024.
Eis o artigo.
As controvérsias sobre a bênção dos casais homossexuais na África e a diplomacia do Papa Francisco em relação à Ucrânia são provas de uma mudança que está a acontecer no mundo católico, que favorece o Sul global. Os católicos do Velho Continente devem ter isto em conta numa Igreja que tem sido, durante séculos, liderada pela Europa.
Nos últimos meses, pelo menos dois acontecimentos demonstraram a extensão da divisão que agora emerge entre o Norte e o Sul globais do catolicismo: primeiro foi o documento do Dicastério para a Doutrina da Fé que permite bênçãos para casais homossexuais (Fiducia supplicans), uma texto muito mal recebido no continente africano . Depois houve o posicionamento do próprio Papa Francisco, em resposta à invasão russa de parte da Ucrânia.
Neste segundo ponto, é um eufemismo dizer que as declarações do papa argentino, recusando-se a ficar claramente do lado da Ucrânia e a apoiar a sua resistência militar, abalaram os católicos europeus. Certamente, este “pacifismo” absoluto é consistente com a doutrina dos papas: Bento XV, que tinha defendido uma trégua durante a Primeira Guerra Mundial de 1914-1918, foi criticado tanto pelos franceses (“o Papa alemão”) como pelos Alemães (vice-versa!). Além disso, a doutrina católica continuou a evoluir, passando de uma definição de “guerra justa”, isto é, moralmente aceitável, para uma refutação de todas as guerras, incluindo a resistência armada. Paulo VI exclamou perante as Nações Unidas: “Chega de guerra”. O Papa Francisco continuou, considerando que não existe “guerra justa” e que toda guerra é desnecessária.
Mas, na verdade, o ponto de vista do papa também é explicado porque ele vem do Sul global. Ou mais precisamente porque ele é papa de uma Igreja onde o Sul global é agora a maioria. Ele carrega uma visão na qual a maioria dos católicos se encontraria agora: é um conflito onde o Ocidente é muito rápido a intervir, para defender os seus interesses vitais, embora não mostre a mesma determinação noutras partes do globo. Esta é a famosa acusação de “duplos pesos e duas medidas”, uma censura intensificada desde os terríveis bombardeamentos de Israel sobre a população de Gaza. O conflito Rússia-Ucrânia aparece, para parte do mundo, como uma questão do Ocidente.
Devemos agora considerar estes novos equilíbrios do catolicismo. Nós, europeus, somos minorias, não apenas como católicos no mundo ocidental, mas como ocidentais no mundo católico. A observação, com a crescente influência de África e o dinamismo da América do Sul, está bem documentada. Mas estamos conscientes das implicações profundas deste fato? Estamos, há séculos, pelo menos desde o fim de Constantinopla, numa Igreja muito “romana” onde o impulso veio da Europa Ocidental, seja para as missões, modeladas nas políticas de colonização, para a cultura artística, para a teologia, etc. centro de gravidade mudou. Em 1963, para a eleição do Papa João XXIII, 68% dos cardeais eleitores vieram da Europa. Para Francisco, eram apenas 38%.
O peso da Igreja está agora no Sul global. É um novo paradigma para os católicos europeus. Eles terão que aceitar estar em minoria. Afinal, os católicos de outros países já o fazem há muito tempo. Terão que compreender o mundo do outro lado, ouvir e aprender com essas Igrejas, mesmo que não pensem como elas. Nesta perspectiva, ousemos dizer que o catolicismo pode ser profético, se conseguir manter a unidade, estando predominantemente centrado na parte sul do planeta.
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Mudança global no catolicismo. Artigo de Isabelle de Gaulmyn - Instituto Humanitas Unisinos - IHU